LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499 |
Resumo: | Este artigo, que versa sobre livros infantis informativos na Educação Física, tem por objetivo principal discutir a relevância das obras informativas, que contemplam o movimento humano, para a Educação Física na escola. Para tanto, um primeiro critério adotado foi o panorama de não exaustividade na identificação das obras informativas. Para auxiliar a análise das obras, foram empregadas as técnicas de análise de assunto e análise de conteúdo. Os livros informativos apresentam objetivos e características específicos, que os distinguem das obras infantis de ficção. Seus propósitos são transformar informação em conhecimento e estimular, na criança, a aprendizagem de um determinado assunto. Neste artigo foram analisados quatro livros informativos com assuntos relacionados à Educação Física. Para a pergunta “Por que livros informativos para a Educação Física?”, foram deslindados dois argumentos: 1º) os livros informativos podem estimular a imaginação; e 2º) os livros informativos podem estimular o conhecimento sobre assuntos relacionados à Educação Física. Em substância, está claro que os livros informativos analisados podem sim ser inseridos nas atividades escolares da Educação Física. |
id |
CP2-1_d97fbdd9b95126901d65bedfe70ca3bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2499 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOSLiteratura infantilLivros informativosEducação FísicaEste artigo, que versa sobre livros infantis informativos na Educação Física, tem por objetivo principal discutir a relevância das obras informativas, que contemplam o movimento humano, para a Educação Física na escola. Para tanto, um primeiro critério adotado foi o panorama de não exaustividade na identificação das obras informativas. Para auxiliar a análise das obras, foram empregadas as técnicas de análise de assunto e análise de conteúdo. Os livros informativos apresentam objetivos e características específicos, que os distinguem das obras infantis de ficção. Seus propósitos são transformar informação em conhecimento e estimular, na criança, a aprendizagem de um determinado assunto. Neste artigo foram analisados quatro livros informativos com assuntos relacionados à Educação Física. Para a pergunta “Por que livros informativos para a Educação Física?”, foram deslindados dois argumentos: 1º) os livros informativos podem estimular a imaginação; e 2º) os livros informativos podem estimular o conhecimento sobre assuntos relacionados à Educação Física. Em substância, está claro que os livros informativos analisados podem sim ser inseridos nas atividades escolares da Educação Física.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 252-2662525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499/2146Botelho, Rafael Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:27Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2499Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:27Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS |
title |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS |
spellingShingle |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS Botelho, Rafael Guimarães Literatura infantil Livros informativos Educação Física |
title_short |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS |
title_full |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS |
title_fullStr |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS |
title_full_unstemmed |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS |
title_sort |
LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS |
author |
Botelho, Rafael Guimarães |
author_facet |
Botelho, Rafael Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho, Rafael Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Livros informativos Educação Física |
topic |
Literatura infantil Livros informativos Educação Física |
description |
Este artigo, que versa sobre livros infantis informativos na Educação Física, tem por objetivo principal discutir a relevância das obras informativas, que contemplam o movimento humano, para a Educação Física na escola. Para tanto, um primeiro critério adotado foi o panorama de não exaustividade na identificação das obras informativas. Para auxiliar a análise das obras, foram empregadas as técnicas de análise de assunto e análise de conteúdo. Os livros informativos apresentam objetivos e características específicos, que os distinguem das obras infantis de ficção. Seus propósitos são transformar informação em conhecimento e estimular, na criança, a aprendizagem de um determinado assunto. Neste artigo foram analisados quatro livros informativos com assuntos relacionados à Educação Física. Para a pergunta “Por que livros informativos para a Educação Física?”, foram deslindados dois argumentos: 1º) os livros informativos podem estimular a imaginação; e 2º) os livros informativos podem estimular o conhecimento sobre assuntos relacionados à Educação Física. Em substância, está claro que os livros informativos analisados podem sim ser inseridos nas atividades escolares da Educação Física. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499/2146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 252-266 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v6i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180515725312 |