LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Rafael Guimarães
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499
Resumo: Este artigo, que versa sobre livros infantis informativos na Educação Física, tem por objetivo principal discutir a relevância das obras informativas, que contemplam o movimento humano, para a Educação Física na escola. Para tanto, um primeiro critério adotado foi o panorama de não exaustividade na identificação das obras informativas. Para auxiliar a análise das obras, foram empregadas as técnicas de análise de assunto e análise de conteúdo. Os livros informativos apresentam objetivos e características específicos, que os distinguem das obras infantis de ficção. Seus propósitos são transformar informação em conhecimento e estimular, na criança, a aprendizagem de um determinado assunto. Neste artigo foram analisados quatro livros informativos com assuntos relacionados à Educação Física. Para a pergunta “Por que livros informativos para a Educação Física?”, foram deslindados dois argumentos: 1º) os livros informativos podem estimular a imaginação; e 2º) os livros informativos podem estimular o conhecimento sobre assuntos relacionados à Educação Física. Em substância, está claro que os livros informativos analisados podem sim ser inseridos nas atividades escolares da Educação Física.
id CP2-1_d97fbdd9b95126901d65bedfe70ca3bd
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2499
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOSLiteratura infantilLivros informativosEducação FísicaEste artigo, que versa sobre livros infantis informativos na Educação Física, tem por objetivo principal discutir a relevância das obras informativas, que contemplam o movimento humano, para a Educação Física na escola. Para tanto, um primeiro critério adotado foi o panorama de não exaustividade na identificação das obras informativas. Para auxiliar a análise das obras, foram empregadas as técnicas de análise de assunto e análise de conteúdo. Os livros informativos apresentam objetivos e características específicos, que os distinguem das obras infantis de ficção. Seus propósitos são transformar informação em conhecimento e estimular, na criança, a aprendizagem de um determinado assunto. Neste artigo foram analisados quatro livros informativos com assuntos relacionados à Educação Física. Para a pergunta “Por que livros informativos para a Educação Física?”, foram deslindados dois argumentos: 1º) os livros informativos podem estimular a imaginação; e 2º) os livros informativos podem estimular o conhecimento sobre assuntos relacionados à Educação Física. Em substância, está claro que os livros informativos analisados podem sim ser inseridos nas atividades escolares da Educação Física.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 252-2662525-28792525-287910.33025/ceb.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499/2146Botelho, Rafael Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-20T12:21:27Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2499Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-20T12:21:27Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
title LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
spellingShingle LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
Botelho, Rafael Guimarães
Literatura infantil
Livros informativos
Educação Física
title_short LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
title_full LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
title_fullStr LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
title_full_unstemmed LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
title_sort LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR PARA OS LIVROS INFORMATIVOS
author Botelho, Rafael Guimarães
author_facet Botelho, Rafael Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Rafael Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Livros informativos
Educação Física
topic Literatura infantil
Livros informativos
Educação Física
description Este artigo, que versa sobre livros infantis informativos na Educação Física, tem por objetivo principal discutir a relevância das obras informativas, que contemplam o movimento humano, para a Educação Física na escola. Para tanto, um primeiro critério adotado foi o panorama de não exaustividade na identificação das obras informativas. Para auxiliar a análise das obras, foram empregadas as técnicas de análise de assunto e análise de conteúdo. Os livros informativos apresentam objetivos e características específicos, que os distinguem das obras infantis de ficção. Seus propósitos são transformar informação em conhecimento e estimular, na criança, a aprendizagem de um determinado assunto. Neste artigo foram analisados quatro livros informativos com assuntos relacionados à Educação Física. Para a pergunta “Por que livros informativos para a Educação Física?”, foram deslindados dois argumentos: 1º) os livros informativos podem estimular a imaginação; e 2º) os livros informativos podem estimular o conhecimento sobre assuntos relacionados à Educação Física. Em substância, está claro que os livros informativos analisados podem sim ser inseridos nas atividades escolares da Educação Física.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2499/2146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 3 (2021); 252-266
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180515725312