Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986 |
Resumo: | Nesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A Educação ao Ar Livre (Outdoor Education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no Brasil. Uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a Educação ao Ar Livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a Educação ao Ar Livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a Complexidade, a Educação ao Ar Livre, o ensino de Geografia, a Paisagem e o Lugar. Realizamos uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental, na área das Ciências Humanas no componente curricular de Geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas. |
id |
CP2-1_dac0b13a1ec227f063df36040ac93615 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2986 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiroEducação ao Ar LivreEnsino de GeografiaCurrículoCompetências Geográficas.Ensino de GeografiaNesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A Educação ao Ar Livre (Outdoor Education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no Brasil. Uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a Educação ao Ar Livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a Educação ao Ar Livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a Complexidade, a Educação ao Ar Livre, o ensino de Geografia, a Paisagem e o Lugar. Realizamos uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental, na área das Ciências Humanas no componente curricular de Geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 77-862358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986/1988Pereira, Paola GomesCastrogiovanni, Antonio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2986Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro |
title |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro |
spellingShingle |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro Pereira, Paola Gomes Educação ao Ar Livre Ensino de Geografia Currículo Competências Geográficas. Ensino de Geografia |
title_short |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro |
title_full |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro |
title_fullStr |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro |
title_full_unstemmed |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro |
title_sort |
Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro |
author |
Pereira, Paola Gomes |
author_facet |
Pereira, Paola Gomes Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Castrogiovanni, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Paola Gomes Castrogiovanni, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ao Ar Livre Ensino de Geografia Currículo Competências Geográficas. Ensino de Geografia |
topic |
Educação ao Ar Livre Ensino de Geografia Currículo Competências Geográficas. Ensino de Geografia |
description |
Nesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A Educação ao Ar Livre (Outdoor Education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no Brasil. Uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a Educação ao Ar Livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a Educação ao Ar Livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a Complexidade, a Educação ao Ar Livre, o ensino de Geografia, a Paisagem e o Lugar. Realizamos uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental, na área das Ciências Humanas no componente curricular de Geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986/1988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 77-86 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i14 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177483243520 |