Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paola Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986
Resumo: Nesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A Educação ao Ar Livre (Outdoor Education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no Brasil. Uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a Educação ao Ar Livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a Educação ao Ar Livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a Complexidade, a Educação ao Ar Livre, o ensino de Geografia, a Paisagem e o Lugar. Realizamos uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental, na área das Ciências Humanas no componente curricular de Geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas.
id CP2-1_dac0b13a1ec227f063df36040ac93615
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2986
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiroEducação ao Ar LivreEnsino de GeografiaCurrículoCompetências Geográficas.Ensino de GeografiaNesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A Educação ao Ar Livre (Outdoor Education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no Brasil. Uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a Educação ao Ar Livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a Educação ao Ar Livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a Complexidade, a Educação ao Ar Livre, o ensino de Geografia, a Paisagem e o Lugar. Realizamos uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental, na área das Ciências Humanas no componente curricular de Geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 77-862358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986/1988Pereira, Paola GomesCastrogiovanni, Antonio Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2986Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
title Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
spellingShingle Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
Pereira, Paola Gomes
Educação ao Ar Livre
Ensino de Geografia
Currículo
Competências Geográficas.
Ensino de Geografia
title_short Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
title_full Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
title_fullStr Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
title_full_unstemmed Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
title_sort Educação ao ar livre e Geografia: caminhos possíveis no currículo brasileiro
author Pereira, Paola Gomes
author_facet Pereira, Paola Gomes
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paola Gomes
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ao Ar Livre
Ensino de Geografia
Currículo
Competências Geográficas.
Ensino de Geografia
topic Educação ao Ar Livre
Ensino de Geografia
Currículo
Competências Geográficas.
Ensino de Geografia
description Nesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A Educação ao Ar Livre (Outdoor Education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no Brasil. Uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a Educação ao Ar Livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a Educação ao Ar Livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a Complexidade, a Educação ao Ar Livre, o ensino de Geografia, a Paisagem e o Lugar. Realizamos uma análise da Base Nacional Comum Curricular do Brasil, considerando os anos finais do Ensino Fundamental, na área das Ciências Humanas no componente curricular de Geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2986/1988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 77-86
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i14
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177483243520