Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paola Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castrogiovanni, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219979
Resumo: Nesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A educação ao ar livre (outdoor education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no brasil. uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a educação ao ar livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a educação ao ar livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a complexidade, a educação ao ar livre, o ensino de geografia, a paisagem e o lugar. Realizamos uma análise da base nacional comum curricular do Brasil, considerando os anos finais do ensino fundamental, na área das ciências humanas no componente curricular de geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas.
id UFRGS-2_92d0f67799a411776f97f5ce95490f1d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219979
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Paola GomesCastrogiovanni, Antonio Carlos2021-04-15T04:23:28Z20202358-4467http://hdl.handle.net/10183/219979001124323Nesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A educação ao ar livre (outdoor education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no brasil. uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a educação ao ar livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a educação ao ar livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a complexidade, a educação ao ar livre, o ensino de geografia, a paisagem e o lugar. Realizamos uma análise da base nacional comum curricular do Brasil, considerando os anos finais do ensino fundamental, na área das ciências humanas no componente curricular de geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas.In this work we approach new teaching and learning methodologies and reflect on the possible results that might emerge from these practices. Outdoor education (outdoor education) as a study area is largely present in European countries, especially countries of Anglo-Saxon and German origins. In Brazil, non-governmental institutes and organizations sometimes incorporate outdoor education, but this subject is still little or even no explored in regular school education. In this paper we consider the paths that this area might allow to be developed in Brazil. One of the main questions that emerge is: what differentiates outdoor education from a pedagogical field trip carried out outside the classroom? This is one of the questions that will guide our reflections on this work. In this research we seek to approach outdoor education focused on the concept of place, in which the discovery of the local community and the living space are present in the teaching and learning activities that seek the exercise of citizenship. In this way, an education that instigates the involvement with the local community, the understanding of the natural characteristics of a place and a feeling of co-responsibility for the space, can contribute to citizen formation and care with the living space. The research is still in its initial stages and the methodology that has been developed consisted in the building of a theoretical framework that allows us to reflect on concepts related to topics such as complexity, outdoor education, geography teaching, landscape and place. we conducted an analysis of the da base nacional comum curricular (brazilian common national curricular base), considering the final years of elementary education, in the area of human sciences in the curricular component of geography, in order to identify the possibilities of applying outdoor educational practices for the development of specific abilities and skills. We reflect on how outdoor education allows the building of geographical skills and personal transformations, and we present those reflections through activities that can be potential practices.application/pdfporGiramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n.14 (jul./dez. 2020), p. 77-86CurrículoGeografiaCoutdoor educationGeography teachingCurriculumGeographical skillsEducação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiroOutdoor education and geography : possibilities in the Brazilian school curriculuminfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124323.pdf.txt001124323.pdf.txtExtracted Texttext/plain40448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219979/2/001124323.pdf.txtf3a4a69ef4d63a1672efdd87395892a0MD52ORIGINAL001124323.pdfTexto completoapplication/pdf164305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219979/1/001124323.pdfa092d45d8f68957c7fe0445680f42c85MD5110183/2199792021-05-07 05:09:20.782358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219979Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:09:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Outdoor education and geography : possibilities in the Brazilian school curriculum
title Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
spellingShingle Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
Pereira, Paola Gomes
Currículo
Geografia
Coutdoor education
Geography teaching
Curriculum
Geographical skills
title_short Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
title_full Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
title_fullStr Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
title_full_unstemmed Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
title_sort Educação ao ar livre e geografia : caminhos possíveis no currículo brasileiro
author Pereira, Paola Gomes
author_facet Pereira, Paola Gomes
Castrogiovanni, Antonio Carlos
author_role author
author2 Castrogiovanni, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paola Gomes
Castrogiovanni, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Geografia
topic Currículo
Geografia
Coutdoor education
Geography teaching
Curriculum
Geographical skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Coutdoor education
Geography teaching
Curriculum
Geographical skills
description Nesse trabalho abordamos novas metodologias de ensino e aprendizagem e refletimos sobre resultados possíveis que possam emergir através dessas práticas. A educação ao ar livre (outdoor education) é uma área de ensino bastante presente em países europeus, em especial, países de origem anglo-saxônica e germânica. No Brasil, a educação ao ar livre em alguns momentos é incorporada por institutos e organizações não governamentais, mas ainda é pouco explorada no ensino escolar. Pensamos sobre os caminhos possíveis que possam ser construídos através do diálogo com essa área no brasil. uma das nossas dúvidas é: o que diferencia a educação ao ar livre de uma prática pedagógica realizada fora da sala de aula? Essa é uma das perguntas que orientará nossas reflexões nesse trabalho. Buscamos nessa pesquisa pensar a educação ao ar livre voltada para o lugar, na qual o descobrimento da comunidade local e do espaço vivido está presente nas práticas de ensino e aprendizagem que buscam o exercício da cidadania. Dessa forma, uma educação que instigue o envolvimento com a comunidade local, a compreensão das características naturais do lugar e uma sensação de corresponsabilidade pelo espaço, pode contribuir para a formação cidadã e o cuidado com o espaço vivido. A pesquisa ainda se encontra em suas etapas iniciais e a metodologia desenvolvida até então foi constituída da construção de referencial teórico que permita refletir sobre os conceitos relacionados a temas como a complexidade, a educação ao ar livre, o ensino de geografia, a paisagem e o lugar. Realizamos uma análise da base nacional comum curricular do Brasil, considerando os anos finais do ensino fundamental, na área das ciências humanas no componente curricular de geografia, para a partir das competências pensadas para o componente, identificar as possibilidades de aplicação de práticas de educação ao ar livre para o desenvolvimento destas. Refletimos sobre a forma como a educação ao ar livre permite a construção de competências geográficas e transformações pessoais, e apresentamos através de atividades as potencialidades dessas práticas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T04:23:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219979
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2358-4467
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124323
identifier_str_mv 2358-4467
001124323
url http://hdl.handle.net/10183/219979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 7, n.14 (jul./dez. 2020), p. 77-86
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219979/2/001124323.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219979/1/001124323.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3a4a69ef4d63a1672efdd87395892a0
a092d45d8f68957c7fe0445680f42c85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225014067855360