A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farah, Heliana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196
Resumo: Da categorização da música por sua função social, assim como ilustrada por Matthew Gelbart (2007), o presente trabalho propõe a ideia de valorizar com mais atenção a “função individual” da música dentro da pedagogia musical, de acordo com a legislação que rege o ensino da disciplina nas escolas brasileiras. O papel da disciplina música para cada aluno poderia ser moldado por interesse, aptidão, vocação ou esforço, entendendo como a mesma pode ser abordada e desenvolvida também em relação as múltiplas realidades que ela representa na sociedade contemporânea. Tudo isso sem deixar de considerar a posição da música dento da grade escolar
id CP2-1_dccbdc6862417b24e415b932e06859e2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3196
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musicalPedagogia musicalFunção da músicaMúsica na grade escolar.Da categorização da música por sua função social, assim como ilustrada por Matthew Gelbart (2007), o presente trabalho propõe a ideia de valorizar com mais atenção a “função individual” da música dentro da pedagogia musical, de acordo com a legislação que rege o ensino da disciplina nas escolas brasileiras. O papel da disciplina música para cada aluno poderia ser moldado por interesse, aptidão, vocação ou esforço, entendendo como a mesma pode ser abordada e desenvolvida também em relação as múltiplas realidades que ela representa na sociedade contemporânea. Tudo isso sem deixar de considerar a posição da música dento da grade escolarColégio Pedro II2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 9 n. 15 (2021): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 1-112594407X2236121910.33025/irdemcp2.v9i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196/1990Farah, Helianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T22:38:53Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3196Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-08T22:38:53Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
title A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
spellingShingle A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
Farah, Heliana
Pedagogia musical
Função da música
Música na grade escolar.
title_short A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
title_full A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
title_fullStr A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
title_full_unstemmed A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
title_sort A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
author Farah, Heliana
author_facet Farah, Heliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farah, Heliana
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia musical
Função da música
Música na grade escolar.
topic Pedagogia musical
Função da música
Música na grade escolar.
description Da categorização da música por sua função social, assim como ilustrada por Matthew Gelbart (2007), o presente trabalho propõe a ideia de valorizar com mais atenção a “função individual” da música dentro da pedagogia musical, de acordo com a legislação que rege o ensino da disciplina nas escolas brasileiras. O papel da disciplina música para cada aluno poderia ser moldado por interesse, aptidão, vocação ou esforço, entendendo como a mesma pode ser abordada e desenvolvida também em relação as múltiplas realidades que ela representa na sociedade contemporânea. Tudo isso sem deixar de considerar a posição da música dento da grade escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196/1990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 9 n. 15 (2021): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 1-11
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v9i15
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181477269504