A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196 |
Resumo: | Da categorização da música por sua função social, assim como ilustrada por Matthew Gelbart (2007), o presente trabalho propõe a ideia de valorizar com mais atenção a “função individual” da música dentro da pedagogia musical, de acordo com a legislação que rege o ensino da disciplina nas escolas brasileiras. O papel da disciplina música para cada aluno poderia ser moldado por interesse, aptidão, vocação ou esforço, entendendo como a mesma pode ser abordada e desenvolvida também em relação as múltiplas realidades que ela representa na sociedade contemporânea. Tudo isso sem deixar de considerar a posição da música dento da grade escolar |
id |
CP2-1_dccbdc6862417b24e415b932e06859e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3196 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musicalPedagogia musicalFunção da músicaMúsica na grade escolar.Da categorização da música por sua função social, assim como ilustrada por Matthew Gelbart (2007), o presente trabalho propõe a ideia de valorizar com mais atenção a “função individual” da música dentro da pedagogia musical, de acordo com a legislação que rege o ensino da disciplina nas escolas brasileiras. O papel da disciplina música para cada aluno poderia ser moldado por interesse, aptidão, vocação ou esforço, entendendo como a mesma pode ser abordada e desenvolvida também em relação as múltiplas realidades que ela representa na sociedade contemporânea. Tudo isso sem deixar de considerar a posição da música dento da grade escolarColégio Pedro II2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 9 n. 15 (2021): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 1-112594407X2236121910.33025/irdemcp2.v9i15reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196/1990Farah, Helianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T22:38:53Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3196Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-08T22:38:53Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical |
title |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical |
spellingShingle |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical Farah, Heliana Pedagogia musical Função da música Música na grade escolar. |
title_short |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical |
title_full |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical |
title_fullStr |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical |
title_full_unstemmed |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical |
title_sort |
A “função individual” da música como elemento propulsor da pedagogia musical |
author |
Farah, Heliana |
author_facet |
Farah, Heliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farah, Heliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia musical Função da música Música na grade escolar. |
topic |
Pedagogia musical Função da música Música na grade escolar. |
description |
Da categorização da música por sua função social, assim como ilustrada por Matthew Gelbart (2007), o presente trabalho propõe a ideia de valorizar com mais atenção a “função individual” da música dentro da pedagogia musical, de acordo com a legislação que rege o ensino da disciplina nas escolas brasileiras. O papel da disciplina música para cada aluno poderia ser moldado por interesse, aptidão, vocação ou esforço, entendendo como a mesma pode ser abordada e desenvolvida também em relação as múltiplas realidades que ela representa na sociedade contemporânea. Tudo isso sem deixar de considerar a posição da música dento da grade escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/3196/1990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 9 n. 15 (2021): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 1-11 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v9i15 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181477269504 |