INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bravalheri, Rubens de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729
Resumo: O lúdico e as brincadeiras desempenham um importante papel no processo educacional por trabalhar conceitos de maneira informal. Sabe-se que a interdisciplinaridade entre Educação Física e Matemática resulta em um aprendizado mais prazeroso por inserir a matemática em coisas que os alunos se interessam, como o jogo, por exemplo. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica e descritiva, e as fontes pesquisadas estavam em língua portuguesa no Google Acadêmico, além de relatos de situações vivenciadas em que a interdisciplinaridade foi utilizada com alunos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é trazer diferentes possibilidades para um ensino da matemática através da Educação Física. Foi possível perceber que existem artigos acadêmicos que relatam experiências positivas na junção dessas duas disciplinas e através da prática docente, verificou-se que os alunos gostam e absorvem melhor os conteúdos são expostos a situações contextualizadas e conseguem efetivar o aprendizado através do lúdico e da experimentação.
id CP2-1_dea52bc728469f1413fb85e88d8e5117
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2729
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICAMatemáticaEducação FísicaJogosEnsino MédioO lúdico e as brincadeiras desempenham um importante papel no processo educacional por trabalhar conceitos de maneira informal. Sabe-se que a interdisciplinaridade entre Educação Física e Matemática resulta em um aprendizado mais prazeroso por inserir a matemática em coisas que os alunos se interessam, como o jogo, por exemplo. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica e descritiva, e as fontes pesquisadas estavam em língua portuguesa no Google Acadêmico, além de relatos de situações vivenciadas em que a interdisciplinaridade foi utilizada com alunos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é trazer diferentes possibilidades para um ensino da matemática através da Educação Física. Foi possível perceber que existem artigos acadêmicos que relatam experiências positivas na junção dessas duas disciplinas e através da prática docente, verificou-se que os alunos gostam e absorvem melhor os conteúdos são expostos a situações contextualizadas e conseguem efetivar o aprendizado através do lúdico e da experimentação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 155-1722525-591610.33025/tefe.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729/pdf_32Bravalheri, Rubens de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T15:39:25Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2729Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-10T15:39:25Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Bravalheri, Rubens de Sousa
Matemática
Educação Física
Jogos
Ensino Médio
title_short INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Bravalheri, Rubens de Sousa
author_facet Bravalheri, Rubens de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bravalheri, Rubens de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação Física
Jogos
Ensino Médio
topic Matemática
Educação Física
Jogos
Ensino Médio
description O lúdico e as brincadeiras desempenham um importante papel no processo educacional por trabalhar conceitos de maneira informal. Sabe-se que a interdisciplinaridade entre Educação Física e Matemática resulta em um aprendizado mais prazeroso por inserir a matemática em coisas que os alunos se interessam, como o jogo, por exemplo. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica e descritiva, e as fontes pesquisadas estavam em língua portuguesa no Google Acadêmico, além de relatos de situações vivenciadas em que a interdisciplinaridade foi utilizada com alunos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é trazer diferentes possibilidades para um ensino da matemática através da Educação Física. Foi possível perceber que existem artigos acadêmicos que relatam experiências positivas na junção dessas duas disciplinas e através da prática docente, verificou-se que os alunos gostam e absorvem melhor os conteúdos são expostos a situações contextualizadas e conseguem efetivar o aprendizado através do lúdico e da experimentação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729/pdf_32
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 155-172
2525-5916
10.33025/tefe.v6i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178522382337