INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729 |
Resumo: | O lúdico e as brincadeiras desempenham um importante papel no processo educacional por trabalhar conceitos de maneira informal. Sabe-se que a interdisciplinaridade entre Educação Física e Matemática resulta em um aprendizado mais prazeroso por inserir a matemática em coisas que os alunos se interessam, como o jogo, por exemplo. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica e descritiva, e as fontes pesquisadas estavam em língua portuguesa no Google Acadêmico, além de relatos de situações vivenciadas em que a interdisciplinaridade foi utilizada com alunos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é trazer diferentes possibilidades para um ensino da matemática através da Educação Física. Foi possível perceber que existem artigos acadêmicos que relatam experiências positivas na junção dessas duas disciplinas e através da prática docente, verificou-se que os alunos gostam e absorvem melhor os conteúdos são expostos a situações contextualizadas e conseguem efetivar o aprendizado através do lúdico e da experimentação. |
id |
CP2-1_dea52bc728469f1413fb85e88d8e5117 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2729 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICAMatemáticaEducação FísicaJogosEnsino MédioO lúdico e as brincadeiras desempenham um importante papel no processo educacional por trabalhar conceitos de maneira informal. Sabe-se que a interdisciplinaridade entre Educação Física e Matemática resulta em um aprendizado mais prazeroso por inserir a matemática em coisas que os alunos se interessam, como o jogo, por exemplo. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica e descritiva, e as fontes pesquisadas estavam em língua portuguesa no Google Acadêmico, além de relatos de situações vivenciadas em que a interdisciplinaridade foi utilizada com alunos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é trazer diferentes possibilidades para um ensino da matemática através da Educação Física. Foi possível perceber que existem artigos acadêmicos que relatam experiências positivas na junção dessas duas disciplinas e através da prática docente, verificou-se que os alunos gostam e absorvem melhor os conteúdos são expostos a situações contextualizadas e conseguem efetivar o aprendizado através do lúdico e da experimentação.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 155-1722525-591610.33025/tefe.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729/pdf_32Bravalheri, Rubens de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T15:39:25Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2729Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-10T15:39:25Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA Bravalheri, Rubens de Sousa Matemática Educação Física Jogos Ensino Médio |
title_short |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO ESCOLAR: O ENSINO DA MATEMÁTICA COM AUXÍLIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Bravalheri, Rubens de Sousa |
author_facet |
Bravalheri, Rubens de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bravalheri, Rubens de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Educação Física Jogos Ensino Médio |
topic |
Matemática Educação Física Jogos Ensino Médio |
description |
O lúdico e as brincadeiras desempenham um importante papel no processo educacional por trabalhar conceitos de maneira informal. Sabe-se que a interdisciplinaridade entre Educação Física e Matemática resulta em um aprendizado mais prazeroso por inserir a matemática em coisas que os alunos se interessam, como o jogo, por exemplo. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica e descritiva, e as fontes pesquisadas estavam em língua portuguesa no Google Acadêmico, além de relatos de situações vivenciadas em que a interdisciplinaridade foi utilizada com alunos do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é trazer diferentes possibilidades para um ensino da matemática através da Educação Física. Foi possível perceber que existem artigos acadêmicos que relatam experiências positivas na junção dessas duas disciplinas e através da prática docente, verificou-se que os alunos gostam e absorvem melhor os conteúdos são expostos a situações contextualizadas e conseguem efetivar o aprendizado através do lúdico e da experimentação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/2729/pdf_32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 1 (2021): JAN/JUN 2021; 155-172 2525-5916 10.33025/tefe.v6i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178522382337 |