O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823 |
Resumo: | Este trabalho desenvolvido junto a estudantes da educação básica se debruça sob a potencialidade do ensino por investigação frente ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Aqui foram reunidas experiências e interpretações, visando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática de ensino, a partir de situações geográficas voltadas à construção de interpretações da espacialidade do fenômeno. A análise dos dados se deu em diálogo com a perspectiva de raciocínio geográfico preconizado por Roque Ascenção e Valadão (2014, 2017, 2018) e Silva (2021), e ensino por investigação por De Morais (2022). Percebeu-se que a utilização do ensino por investigação favoreceu o estudo exploratório da situação geográfica selecionada para a execução da sequência didática junto aos sujeitos de pesquisa, que por sua vez, elaboraram sistematizações potentes por meio do raciocínio geográfico. |
id |
CP2-1_e2d64b1c2312bddeebea245ec7ac5a0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3823 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigaçãoRaciocínio geográficoEnsino por investigaçãoEspacialidade do fenômenoSequência DidáticaEste trabalho desenvolvido junto a estudantes da educação básica se debruça sob a potencialidade do ensino por investigação frente ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Aqui foram reunidas experiências e interpretações, visando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática de ensino, a partir de situações geográficas voltadas à construção de interpretações da espacialidade do fenômeno. A análise dos dados se deu em diálogo com a perspectiva de raciocínio geográfico preconizado por Roque Ascenção e Valadão (2014, 2017, 2018) e Silva (2021), e ensino por investigação por De Morais (2022). Percebeu-se que a utilização do ensino por investigação favoreceu o estudo exploratório da situação geográfica selecionada para a execução da sequência didática junto aos sujeitos de pesquisa, que por sua vez, elaboraram sistematizações potentes por meio do raciocínio geográfico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 139-1532358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823/2510Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Morais, Jackson Junio Paulino2023-12-31T21:15:42Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3823Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:42Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação |
title |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação |
spellingShingle |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação de Morais, Jackson Junio Paulino Raciocínio geográfico Ensino por investigação Espacialidade do fenômeno Sequência Didática |
title_short |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação |
title_full |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação |
title_fullStr |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação |
title_sort |
O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação |
author |
de Morais, Jackson Junio Paulino |
author_facet |
de Morais, Jackson Junio Paulino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Morais, Jackson Junio Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio geográfico Ensino por investigação Espacialidade do fenômeno Sequência Didática |
topic |
Raciocínio geográfico Ensino por investigação Espacialidade do fenômeno Sequência Didática |
description |
Este trabalho desenvolvido junto a estudantes da educação básica se debruça sob a potencialidade do ensino por investigação frente ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Aqui foram reunidas experiências e interpretações, visando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática de ensino, a partir de situações geográficas voltadas à construção de interpretações da espacialidade do fenômeno. A análise dos dados se deu em diálogo com a perspectiva de raciocínio geográfico preconizado por Roque Ascenção e Valadão (2014, 2017, 2018) e Silva (2021), e ensino por investigação por De Morais (2022). Percebeu-se que a utilização do ensino por investigação favoreceu o estudo exploratório da situação geográfica selecionada para a execução da sequência didática junto aos sujeitos de pesquisa, que por sua vez, elaboraram sistematizações potentes por meio do raciocínio geográfico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823/2510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 139-153 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177556643840 |