O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Morais, Jackson Junio Paulino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823
Resumo: Este trabalho desenvolvido junto a estudantes da educação básica se debruça sob a potencialidade do ensino por investigação frente ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Aqui foram reunidas experiências e interpretações, visando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática de ensino, a partir de situações geográficas voltadas à construção de interpretações da espacialidade do fenômeno. A análise dos dados se deu em diálogo com a perspectiva de raciocínio geográfico preconizado por Roque Ascenção e Valadão (2014, 2017, 2018) e Silva (2021), e ensino por investigação por De Morais (2022).  Percebeu-se que a utilização do ensino por investigação favoreceu o estudo exploratório da situação geográfica selecionada para a execução da sequência didática junto aos sujeitos de pesquisa, que por sua vez, elaboraram sistematizações potentes por meio do raciocínio geográfico.
id CP2-1_e2d64b1c2312bddeebea245ec7ac5a0c
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3823
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigaçãoRaciocínio geográficoEnsino por investigaçãoEspacialidade do fenômenoSequência DidáticaEste trabalho desenvolvido junto a estudantes da educação básica se debruça sob a potencialidade do ensino por investigação frente ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Aqui foram reunidas experiências e interpretações, visando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática de ensino, a partir de situações geográficas voltadas à construção de interpretações da espacialidade do fenômeno. A análise dos dados se deu em diálogo com a perspectiva de raciocínio geográfico preconizado por Roque Ascenção e Valadão (2014, 2017, 2018) e Silva (2021), e ensino por investigação por De Morais (2022).  Percebeu-se que a utilização do ensino por investigação favoreceu o estudo exploratório da situação geográfica selecionada para a execução da sequência didática junto aos sujeitos de pesquisa, que por sua vez, elaboraram sistematizações potentes por meio do raciocínio geográfico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 139-1532358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823/2510Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Morais, Jackson Junio Paulino2023-12-31T21:15:42Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3823Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:42Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
title O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
spellingShingle O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
de Morais, Jackson Junio Paulino
Raciocínio geográfico
Ensino por investigação
Espacialidade do fenômeno
Sequência Didática
title_short O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
title_full O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
title_fullStr O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
title_full_unstemmed O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
title_sort O desenvolvimento do raciocínio geográfico por meio do ensino por investigação
author de Morais, Jackson Junio Paulino
author_facet de Morais, Jackson Junio Paulino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Morais, Jackson Junio Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio geográfico
Ensino por investigação
Espacialidade do fenômeno
Sequência Didática
topic Raciocínio geográfico
Ensino por investigação
Espacialidade do fenômeno
Sequência Didática
description Este trabalho desenvolvido junto a estudantes da educação básica se debruça sob a potencialidade do ensino por investigação frente ao desenvolvimento do raciocínio geográfico. Aqui foram reunidas experiências e interpretações, visando contribuir para a reflexão sobre a estruturação da prática de ensino, a partir de situações geográficas voltadas à construção de interpretações da espacialidade do fenômeno. A análise dos dados se deu em diálogo com a perspectiva de raciocínio geográfico preconizado por Roque Ascenção e Valadão (2014, 2017, 2018) e Silva (2021), e ensino por investigação por De Morais (2022).  Percebeu-se que a utilização do ensino por investigação favoreceu o estudo exploratório da situação geográfica selecionada para a execução da sequência didática junto aos sujeitos de pesquisa, que por sua vez, elaboraram sistematizações potentes por meio do raciocínio geográfico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3823/2510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 139-153
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i18
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177556643840