Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Valadão, Roberto Célio, Silva, Patrícia Assis da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Paulista de Geografia
Texto Completo: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465
Resumo: Neste artigo abordamos a relação entre a linguagem cartográfica, a formação inicial do professor de Geografia e a produção de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Inicialmente discorremos sobre o entendimento acerca de um Raciocínio Geográfico que vise favorecer a compreensão da espacialidade do fenômeno e das Práticas Espaciais. Posteriormente, são apresentados indícios sobre a apropriação do mapa durante as aulas de Geografia no Ensino Básico. Os dados apresentados foram obtidos por meio de registros de Estágios Supervisionados, nos anos de 2016 e 2017, por alunos dos 6 ° e 7° períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. As análises desses registros tiveram como objetivo identificar se e como os mapas são utilizados nas práticas pedagógicas de Geografia em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, buscamos apontar algumas considerações acerca do trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial de professores de Geografia. Destacamos que o trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial do professor não tem contribuído efetivamente para a construção de um Raciocínio Geográfico junto aos futuros docentes, uma vez que tal raciocínio não se faz apenas através das representações cartográficas, embora essas enverguem linguagem importante para a expressão de interpretações das espacialidades dos fenômenos.
id AGB-SP1_16c24f9404f9d15dfa5067a2bf0012ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1465
network_acronym_str AGB-SP1
network_name_str Boletim Paulista de Geografia
repository_id_str
spelling Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio GeográficoEspacialidade do Fenômenoraciocínio geográficopensamento espacialrepresentações cartográficas.Neste artigo abordamos a relação entre a linguagem cartográfica, a formação inicial do professor de Geografia e a produção de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Inicialmente discorremos sobre o entendimento acerca de um Raciocínio Geográfico que vise favorecer a compreensão da espacialidade do fenômeno e das Práticas Espaciais. Posteriormente, são apresentados indícios sobre a apropriação do mapa durante as aulas de Geografia no Ensino Básico. Os dados apresentados foram obtidos por meio de registros de Estágios Supervisionados, nos anos de 2016 e 2017, por alunos dos 6 ° e 7° períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. As análises desses registros tiveram como objetivo identificar se e como os mapas são utilizados nas práticas pedagógicas de Geografia em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, buscamos apontar algumas considerações acerca do trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial de professores de Geografia. Destacamos que o trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial do professor não tem contribuído efetivamente para a construção de um Raciocínio Geográfico junto aos futuros docentes, uma vez que tal raciocínio não se faz apenas através das representações cartográficas, embora essas enverguem linguagem importante para a expressão de interpretações das espacialidades dos fenômenos.Boletim Paulista de Geografia2018-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 34-512447-09450006-6079reponame:Boletim Paulista de Geografiainstname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Pauloinstacron:AGB-SPporhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465/1378https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465/1667Copyright (c) 2018 Valéria de Oliveira Roque Ascençãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAscenção, Valéria de Oliveira RoqueValadão, Roberto CélioSilva, Patrícia Assis da2018-10-24T17:08:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1465Revistahttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulistaPUBhttps://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/oaiegirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com2447-09450006-6079opendoar:2018-10-24T17:08:57Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
title Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
spellingShingle Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
Espacialidade do Fenômeno
raciocínio geográfico
pensamento espacial
representações cartográficas.
title_short Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
title_full Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
title_fullStr Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
title_full_unstemmed Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
title_sort Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico
author Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
author_facet Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
Valadão, Roberto Célio
Silva, Patrícia Assis da
author_role author
author2 Valadão, Roberto Célio
Silva, Patrícia Assis da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ascenção, Valéria de Oliveira Roque
Valadão, Roberto Célio
Silva, Patrícia Assis da
dc.subject.por.fl_str_mv Espacialidade do Fenômeno
raciocínio geográfico
pensamento espacial
representações cartográficas.
topic Espacialidade do Fenômeno
raciocínio geográfico
pensamento espacial
representações cartográficas.
description Neste artigo abordamos a relação entre a linguagem cartográfica, a formação inicial do professor de Geografia e a produção de práticas pedagógicas na Geografia Escolar. Inicialmente discorremos sobre o entendimento acerca de um Raciocínio Geográfico que vise favorecer a compreensão da espacialidade do fenômeno e das Práticas Espaciais. Posteriormente, são apresentados indícios sobre a apropriação do mapa durante as aulas de Geografia no Ensino Básico. Os dados apresentados foram obtidos por meio de registros de Estágios Supervisionados, nos anos de 2016 e 2017, por alunos dos 6 ° e 7° períodos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais. As análises desses registros tiveram como objetivo identificar se e como os mapas são utilizados nas práticas pedagógicas de Geografia em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por fim, buscamos apontar algumas considerações acerca do trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial de professores de Geografia. Destacamos que o trabalho com os conhecimentos cartográficos na formação inicial do professor não tem contribuído efetivamente para a construção de um Raciocínio Geográfico junto aos futuros docentes, uma vez que tal raciocínio não se faz apenas através das representações cartográficas, embora essas enverguem linguagem importante para a expressão de interpretações das espacialidades dos fenômenos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465
url https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465/1378
https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1465/1667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Valéria de Oliveira Roque Ascenção
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Valéria de Oliveira Roque Ascenção
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia; v. 99 (2018): Edição especial: I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial; 34-51
2447-0945
0006-6079
reponame:Boletim Paulista de Geografia
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron:AGB-SP
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
instacron_str AGB-SP
institution AGB-SP
reponame_str Boletim Paulista de Geografia
collection Boletim Paulista de Geografia
repository.name.fl_str_mv Boletim Paulista de Geografia - Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo
repository.mail.fl_str_mv egirotto@usp.br || boletimpaulistageografia@gmail.com
_version_ 1798046017075019776