A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monsores, Luciana Helena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir e suscitar algumas reflexões acerca da (im) possibilidade da Educação não presencial para crianças pequenas durante a pandemia do Covid-19 e o isolamento social decorrente. Diante dos debates sobre atividades remotas ou on line para crianças de zero a/ seis anos durante o isolamento social, nos perguntamos: a Educação Infantil comporta uma educação à distância? Como estabelecer o vínculo entre a escola e as crianças em tempos de esvaziamento do espaço escolar? Qual o papel da escola nesses tempos? Nossa intenção neste artigo e iniciar um debate utilizando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) como principal subsídio e o parecer nº 05/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), como um provocador. Para embasamento teórico, dialogaremos, principalmente, com Sarmento (2009), Freire (2011, 2018) e Benjamin (2009).
id CP2-1_e945a8763a28e8caf411184e1265aafd
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2916
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?isolamento socialatividades remotasEducação Infantil.O presente artigo tem como objetivo discutir e suscitar algumas reflexões acerca da (im) possibilidade da Educação não presencial para crianças pequenas durante a pandemia do Covid-19 e o isolamento social decorrente. Diante dos debates sobre atividades remotas ou on line para crianças de zero a/ seis anos durante o isolamento social, nos perguntamos: a Educação Infantil comporta uma educação à distância? Como estabelecer o vínculo entre a escola e as crianças em tempos de esvaziamento do espaço escolar? Qual o papel da escola nesses tempos? Nossa intenção neste artigo e iniciar um debate utilizando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) como principal subsídio e o parecer nº 05/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), como um provocador. Para embasamento teórico, dialogaremos, principalmente, com Sarmento (2009), Freire (2011, 2018) e Benjamin (2009).Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916/1837Monsores, Luciana Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2916Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
title A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
spellingShingle A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
Monsores, Luciana Helena
isolamento social
atividades remotas
Educação Infantil.
title_short A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
title_full A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
title_fullStr A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
title_sort A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
author Monsores, Luciana Helena
author_facet Monsores, Luciana Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monsores, Luciana Helena
dc.subject.por.fl_str_mv isolamento social
atividades remotas
Educação Infantil.
topic isolamento social
atividades remotas
Educação Infantil.
description O presente artigo tem como objetivo discutir e suscitar algumas reflexões acerca da (im) possibilidade da Educação não presencial para crianças pequenas durante a pandemia do Covid-19 e o isolamento social decorrente. Diante dos debates sobre atividades remotas ou on line para crianças de zero a/ seis anos durante o isolamento social, nos perguntamos: a Educação Infantil comporta uma educação à distância? Como estabelecer o vínculo entre a escola e as crianças em tempos de esvaziamento do espaço escolar? Qual o papel da escola nesses tempos? Nossa intenção neste artigo e iniciar um debate utilizando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) como principal subsídio e o parecer nº 05/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), como um provocador. Para embasamento teórico, dialogaremos, principalmente, com Sarmento (2009), Freire (2011, 2018) e Benjamin (2009).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916/1837
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178025357312