A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo discutir e suscitar algumas reflexões acerca da (im) possibilidade da Educação não presencial para crianças pequenas durante a pandemia do Covid-19 e o isolamento social decorrente. Diante dos debates sobre atividades remotas ou on line para crianças de zero a/ seis anos durante o isolamento social, nos perguntamos: a Educação Infantil comporta uma educação à distância? Como estabelecer o vínculo entre a escola e as crianças em tempos de esvaziamento do espaço escolar? Qual o papel da escola nesses tempos? Nossa intenção neste artigo e iniciar um debate utilizando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) como principal subsídio e o parecer nº 05/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), como um provocador. Para embasamento teórico, dialogaremos, principalmente, com Sarmento (2009), Freire (2011, 2018) e Benjamin (2009). |
id |
CP2-1_e945a8763a28e8caf411184e1265aafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2916 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA?isolamento socialatividades remotasEducação Infantil.O presente artigo tem como objetivo discutir e suscitar algumas reflexões acerca da (im) possibilidade da Educação não presencial para crianças pequenas durante a pandemia do Covid-19 e o isolamento social decorrente. Diante dos debates sobre atividades remotas ou on line para crianças de zero a/ seis anos durante o isolamento social, nos perguntamos: a Educação Infantil comporta uma educação à distância? Como estabelecer o vínculo entre a escola e as crianças em tempos de esvaziamento do espaço escolar? Qual o papel da escola nesses tempos? Nossa intenção neste artigo e iniciar um debate utilizando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) como principal subsídio e o parecer nº 05/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), como um provocador. Para embasamento teórico, dialogaremos, principalmente, com Sarmento (2009), Freire (2011, 2018) e Benjamin (2009).Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916/1837Monsores, Luciana Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2916Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA? |
title |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA? |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA? Monsores, Luciana Helena isolamento social atividades remotas Educação Infantil. |
title_short |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA? |
title_full |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA? |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA? |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA? |
title_sort |
A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL: É POSSÍVEL UMA EDUCAÇÃO (INFANTIL) À DISTÂNCIA? |
author |
Monsores, Luciana Helena |
author_facet |
Monsores, Luciana Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monsores, Luciana Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
isolamento social atividades remotas Educação Infantil. |
topic |
isolamento social atividades remotas Educação Infantil. |
description |
O presente artigo tem como objetivo discutir e suscitar algumas reflexões acerca da (im) possibilidade da Educação não presencial para crianças pequenas durante a pandemia do Covid-19 e o isolamento social decorrente. Diante dos debates sobre atividades remotas ou on line para crianças de zero a/ seis anos durante o isolamento social, nos perguntamos: a Educação Infantil comporta uma educação à distância? Como estabelecer o vínculo entre a escola e as crianças em tempos de esvaziamento do espaço escolar? Qual o papel da escola nesses tempos? Nossa intenção neste artigo e iniciar um debate utilizando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) como principal subsídio e o parecer nº 05/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), como um provocador. Para embasamento teórico, dialogaremos, principalmente, com Sarmento (2009), Freire (2011, 2018) e Benjamin (2009). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2916/1837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178025357312 |