Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da visão de uma docente, supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de quatro bolsistas que atuaram nesse programade forma remota durante o ano letivo de 2020, as problemáticas da Educação Infantil no modelo de ensino remoto, imposto pelo cenário pandêmico que se estabeleceu no mundo desde o final de 2019, com o surgimento do Coronavirus Disease (Covid-19). Com fundamentação teórica selecionamos autores como Andrade (2010), Lévy (2010), Oliveira (2012), Kramer (2003), Freire (2002), entre outros. Adotamos como procedimento metodológico os pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011) por meio da análise dos depoimentos de cinco sujeitos: uma professora e quatro pibidiano. Os resultados evidenciam que a Educação Infantil provocou na pandemia discussões significativas que corroboraram para tencionar um novo pensar sobre os desafios e as qualificações que as novas formas de ensinar e de aprender com as tecnologias oportunizaram na pandemia. |
id |
UNEAL_f70531adcd18d4b9eda822adf9cbc2a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2243 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemiaEducação infantilEnsino remotoTecnologiasO presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da visão de uma docente, supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de quatro bolsistas que atuaram nesse programade forma remota durante o ano letivo de 2020, as problemáticas da Educação Infantil no modelo de ensino remoto, imposto pelo cenário pandêmico que se estabeleceu no mundo desde o final de 2019, com o surgimento do Coronavirus Disease (Covid-19). Com fundamentação teórica selecionamos autores como Andrade (2010), Lévy (2010), Oliveira (2012), Kramer (2003), Freire (2002), entre outros. Adotamos como procedimento metodológico os pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011) por meio da análise dos depoimentos de cinco sujeitos: uma professora e quatro pibidiano. Os resultados evidenciam que a Educação Infantil provocou na pandemia discussões significativas que corroboraram para tencionar um novo pensar sobre os desafios e as qualificações que as novas formas de ensinar e de aprender com as tecnologias oportunizaram na pandemia.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/224310.48017/dj.v7i3.2243Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243/1739Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Gomes, Ribeiro, Santos, Siqueirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva Sobral, Denson AndréGomes, Maria ElizabeteNunes Ribeiro dos Santos, Jáfia Xavier dos Santos, Khadija dos Santos Siqueira, Ana Júlia 2022-07-02T17:54:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2243Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.273277Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia |
title |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia Pereira da Silva Sobral, Denson André Educação infantil Ensino remoto Tecnologias |
title_short |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia |
title_full |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia |
title_sort |
Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia |
author |
Pereira da Silva Sobral, Denson André |
author_facet |
Pereira da Silva Sobral, Denson André Gomes, Maria Elizabete Nunes Ribeiro dos Santos, Jáfia Xavier dos Santos, Khadija dos Santos Siqueira, Ana Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Elizabete Nunes Ribeiro dos Santos, Jáfia Xavier dos Santos, Khadija dos Santos Siqueira, Ana Júlia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira da Silva Sobral, Denson André Gomes, Maria Elizabete Nunes Ribeiro dos Santos, Jáfia Xavier dos Santos, Khadija dos Santos Siqueira, Ana Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Ensino remoto Tecnologias |
topic |
Educação infantil Ensino remoto Tecnologias |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da visão de uma docente, supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de quatro bolsistas que atuaram nesse programade forma remota durante o ano letivo de 2020, as problemáticas da Educação Infantil no modelo de ensino remoto, imposto pelo cenário pandêmico que se estabeleceu no mundo desde o final de 2019, com o surgimento do Coronavirus Disease (Covid-19). Com fundamentação teórica selecionamos autores como Andrade (2010), Lévy (2010), Oliveira (2012), Kramer (2003), Freire (2002), entre outros. Adotamos como procedimento metodológico os pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011) por meio da análise dos depoimentos de cinco sujeitos: uma professora e quatro pibidiano. Os resultados evidenciam que a Educação Infantil provocou na pandemia discussões significativas que corroboraram para tencionar um novo pensar sobre os desafios e as qualificações que as novas formas de ensinar e de aprender com as tecnologias oportunizaram na pandemia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243 10.48017/dj.v7i3.2243 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i3.2243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243/1739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Gomes, Ribeiro, Santos, Siqueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Gomes, Ribeiro, Santos, Siqueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade 2525-5215 10.48017/dj.v7i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279691743232 |