Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira da Silva Sobral, Denson André
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Maria Elizabete, Nunes Ribeiro dos Santos, Jáfia, Xavier dos Santos, Khadija, dos Santos Siqueira, Ana Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da visão de uma docente, supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de quatro bolsistas que atuaram nesse programade forma remota durante o ano letivo de 2020, as problemáticas da Educação Infantil no modelo de ensino remoto, imposto pelo cenário pandêmico que se estabeleceu no mundo desde o final de 2019, com o surgimento do Coronavirus Disease (Covid-19). Com fundamentação teórica selecionamos autores como Andrade (2010), Lévy (2010), Oliveira (2012), Kramer (2003), Freire (2002),  entre outros. Adotamos como procedimento metodológico os pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011) por meio da análise dos depoimentos de cinco sujeitos: uma professora e quatro pibidiano. Os resultados evidenciam que a Educação Infantil provocou na pandemia discussões significativas que corroboraram para tencionar um novo pensar sobre os desafios e as qualificações que as novas formas de ensinar e de aprender com as tecnologias oportunizaram na pandemia.
id UNEAL_f70531adcd18d4b9eda822adf9cbc2a2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2243
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemiaEducação infantilEnsino remotoTecnologiasO presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da visão de uma docente, supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de quatro bolsistas que atuaram nesse programade forma remota durante o ano letivo de 2020, as problemáticas da Educação Infantil no modelo de ensino remoto, imposto pelo cenário pandêmico que se estabeleceu no mundo desde o final de 2019, com o surgimento do Coronavirus Disease (Covid-19). Com fundamentação teórica selecionamos autores como Andrade (2010), Lévy (2010), Oliveira (2012), Kramer (2003), Freire (2002),  entre outros. Adotamos como procedimento metodológico os pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011) por meio da análise dos depoimentos de cinco sujeitos: uma professora e quatro pibidiano. Os resultados evidenciam que a Educação Infantil provocou na pandemia discussões significativas que corroboraram para tencionar um novo pensar sobre os desafios e as qualificações que as novas formas de ensinar e de aprender com as tecnologias oportunizaram na pandemia.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/224310.48017/dj.v7i3.2243Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade2525-521510.48017/dj.v7i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243/1739Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Gomes, Ribeiro, Santos, Siqueirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira da Silva Sobral, Denson AndréGomes, Maria ElizabeteNunes Ribeiro dos Santos, Jáfia Xavier dos Santos, Khadija dos Santos Siqueira, Ana Júlia 2022-07-02T17:54:14Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2243Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.273277Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
title Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
spellingShingle Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
Pereira da Silva Sobral, Denson André
Educação infantil
Ensino remoto
Tecnologias
title_short Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
title_full Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
title_fullStr Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
title_sort Ressignificando a Educação Infantil e o Pibid em tempos de pandemia
author Pereira da Silva Sobral, Denson André
author_facet Pereira da Silva Sobral, Denson André
Gomes, Maria Elizabete
Nunes Ribeiro dos Santos, Jáfia
Xavier dos Santos, Khadija
dos Santos Siqueira, Ana Júlia
author_role author
author2 Gomes, Maria Elizabete
Nunes Ribeiro dos Santos, Jáfia
Xavier dos Santos, Khadija
dos Santos Siqueira, Ana Júlia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira da Silva Sobral, Denson André
Gomes, Maria Elizabete
Nunes Ribeiro dos Santos, Jáfia
Xavier dos Santos, Khadija
dos Santos Siqueira, Ana Júlia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ensino remoto
Tecnologias
topic Educação infantil
Ensino remoto
Tecnologias
description O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da visão de uma docente, supervisora do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e de quatro bolsistas que atuaram nesse programade forma remota durante o ano letivo de 2020, as problemáticas da Educação Infantil no modelo de ensino remoto, imposto pelo cenário pandêmico que se estabeleceu no mundo desde o final de 2019, com o surgimento do Coronavirus Disease (Covid-19). Com fundamentação teórica selecionamos autores como Andrade (2010), Lévy (2010), Oliveira (2012), Kramer (2003), Freire (2002),  entre outros. Adotamos como procedimento metodológico os pressupostos da pesquisa narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2011) por meio da análise dos depoimentos de cinco sujeitos: uma professora e quatro pibidiano. Os resultados evidenciam que a Educação Infantil provocou na pandemia discussões significativas que corroboraram para tencionar um novo pensar sobre os desafios e as qualificações que as novas formas de ensinar e de aprender com as tecnologias oportunizaram na pandemia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243
10.48017/dj.v7i3.2243
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i3.2243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2243/1739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Gomes, Ribeiro, Santos, Siqueira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Denson André Pereira da Silva Sobral, Gomes, Ribeiro, Santos, Siqueira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 3 (2022): Contribuições das ciências e das tecnologias para a sociedade
2525-5215
10.48017/dj.v7i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279691743232