Geografia, política educacional e desigualdade: o caso do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girotto, Eduardo Donizeti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira, João Victor Pavesi, Graton, Bruna Bardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2758
Resumo: Neste artigo, apresentamos os resultados do projeto Atlas da Rede Estadual de Educação de São Paulo, discutindo a importância das análises socioespaciais no planejamento das políticas educacionais. Analisamos aqui o Programa Ensino Integral (PEI) implementado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP) a partir de 2012. Para tanto, elaboramos mapas correlacionados a diferentes variáveis, demonstrando como tal política pública tem contribuído para ampliar as desigualdades socioespaciais e educacionais, privilegiando unidades escolares localizadas em áreas com as melhores condições estruturais da cidade. Além disso, realizamos entrevistas com ex-alunos e gestores de escolas PEI com o intuito de entender como tais sujeitos compreendem e se apropriam da lógica de funcionamento do Programa, baseado em modelo de gestão focado na responsabilização docente e discente – que culpabilizam os indivíduos que compõem a escola pelo fracasso escolar.
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