Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2456 |
Resumo: | Ensinar Geografia com o auxílio da cartografia e de ferramentas digitais tem se tornado uma prática importante no processo de ensino-aprendizagem nos tempos atuais. A partir do mapa, os alunos, videntes ou deficientes visuais, podem compreender o conteúdo de forma mais dinâmica e, ao mesmo tempo, realizar comparações entre o espaço vivido e o seu cotidiano com o conteúdo abordado. Nesse aspecto, propõe-se o uso de Sistemas de Informação Geográfica para realização de mapas táteis de maneira que possam suprir a carência de materiais que atendam a necessidade escolar de alunos cegos ou com baixa visão. Dessa forma, realizou-se a testagem destes procedimentos metodológicos e dos materiais com as devidas correções necessárias para que o ensino de Geografia de pessoas com deficiência visual possa ser mais eficiente e que atenda as necessidades e demandas dos alunos não só do Instituto Benjamin Constant (instituição especializada no ensino de pessoas cegas e com baixa visão), mas também de outras instituições de ensino. Por fim, a partir da metodologia adotada e dos resultados atingidos, foi percebido um melhor aprendizado por parte do corpo discente através de questionários, avaliações e exercícios práticos realizados. |
id |
CP2-1_ee98d7c45bc9ded3df4cd0cfff3c72c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2456 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visualEnsinoGeografiaDeficiência VisualMapas Táteis.Ensino de GeografiaEducação GeográficaEnsinar Geografia com o auxílio da cartografia e de ferramentas digitais tem se tornado uma prática importante no processo de ensino-aprendizagem nos tempos atuais. A partir do mapa, os alunos, videntes ou deficientes visuais, podem compreender o conteúdo de forma mais dinâmica e, ao mesmo tempo, realizar comparações entre o espaço vivido e o seu cotidiano com o conteúdo abordado. Nesse aspecto, propõe-se o uso de Sistemas de Informação Geográfica para realização de mapas táteis de maneira que possam suprir a carência de materiais que atendam a necessidade escolar de alunos cegos ou com baixa visão. Dessa forma, realizou-se a testagem destes procedimentos metodológicos e dos materiais com as devidas correções necessárias para que o ensino de Geografia de pessoas com deficiência visual possa ser mais eficiente e que atenda as necessidades e demandas dos alunos não só do Instituto Benjamin Constant (instituição especializada no ensino de pessoas cegas e com baixa visão), mas também de outras instituições de ensino. Por fim, a partir da metodologia adotada e dos resultados atingidos, foi percebido um melhor aprendizado por parte do corpo discente através de questionários, avaliações e exercícios práticos realizados. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2456Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 29-392358-446710.33025/grgcp2.v5i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2456/1684Freitas Junior, Robson Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T14:41:50Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2456Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-14T14:41:50Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual |
title |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual |
spellingShingle |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual Freitas Junior, Robson Lopes de Ensino Geografia Deficiência Visual Mapas Táteis. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
title_short |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual |
title_full |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual |
title_fullStr |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual |
title_sort |
Cartografia tátil como subsídio ao processo de ensino e aprendizagem em geografia para pessoas com deficiência visual |
author |
Freitas Junior, Robson Lopes de |
author_facet |
Freitas Junior, Robson Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas Junior, Robson Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Geografia Deficiência Visual Mapas Táteis. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
topic |
Ensino Geografia Deficiência Visual Mapas Táteis. Ensino de Geografia Educação Geográfica |
description |
Ensinar Geografia com o auxílio da cartografia e de ferramentas digitais tem se tornado uma prática importante no processo de ensino-aprendizagem nos tempos atuais. A partir do mapa, os alunos, videntes ou deficientes visuais, podem compreender o conteúdo de forma mais dinâmica e, ao mesmo tempo, realizar comparações entre o espaço vivido e o seu cotidiano com o conteúdo abordado. Nesse aspecto, propõe-se o uso de Sistemas de Informação Geográfica para realização de mapas táteis de maneira que possam suprir a carência de materiais que atendam a necessidade escolar de alunos cegos ou com baixa visão. Dessa forma, realizou-se a testagem destes procedimentos metodológicos e dos materiais com as devidas correções necessárias para que o ensino de Geografia de pessoas com deficiência visual possa ser mais eficiente e que atenda as necessidades e demandas dos alunos não só do Instituto Benjamin Constant (instituição especializada no ensino de pessoas cegas e com baixa visão), mas também de outras instituições de ensino. Por fim, a partir da metodologia adotada e dos resultados atingidos, foi percebido um melhor aprendizado por parte do corpo discente através de questionários, avaliações e exercícios práticos realizados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2456 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2456/1684 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 9 (2018): GIRAMUNDO, NONA EDIÇÃO; 29-39 2358-4467 10.33025/grgcp2.v5i9 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177014530048 |