Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807 |
Resumo: | Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio raciocínio e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges. |
id |
CP2-1_f4e03a3ce5ca3ce49069652b9d22ecd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3807 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de chargesConhecimento geográficoEnsino-aprendizagem de GeografiaChargesMovimentos de MassaÁreas de RiscoEnsino de GeografiaEntende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio raciocínio e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 121-1282358-446710.33025/grgcp2.v9i18reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807/2506Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessThomas, Bruna LetíciaRodrigues, Aline de Lima2023-12-31T21:15:55Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3807Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T21:15:55Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges |
title |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges |
spellingShingle |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges Thomas, Bruna Letícia Conhecimento geográfico Ensino-aprendizagem de Geografia Charges Movimentos de Massa Áreas de Risco Ensino de Geografia |
title_short |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges |
title_full |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges |
title_fullStr |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges |
title_full_unstemmed |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges |
title_sort |
Construindo o conhecimento geográfico: uma proposta de ensino-aprendizagem a partir de charges |
author |
Thomas, Bruna Letícia |
author_facet |
Thomas, Bruna Letícia Rodrigues, Aline de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Aline de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomas, Bruna Letícia Rodrigues, Aline de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento geográfico Ensino-aprendizagem de Geografia Charges Movimentos de Massa Áreas de Risco Ensino de Geografia |
topic |
Conhecimento geográfico Ensino-aprendizagem de Geografia Charges Movimentos de Massa Áreas de Risco Ensino de Geografia |
description |
Entende-se que se faz necessário tornar a Geografia mais significativa na vida dos alunos, de forma a evidenciar que a disciplina está presente nas suas vidas e que contribui para sua formação como cidadão do mundo. Juntamente a isso, compreende-se que o aluno deve ser visto como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, de forma a desenvolver autonomia, senso crítico e que consiga construir o seu próprio raciocínio e conhecimento geográfico. Deste modo, esta pesquisa visou elaborar uma proposta de ensino sobre movimentos de massa e áreas de risco de forma a promover a construção do conhecimento geográfico para alunos do ensino médio a partir de uma linguagem diversificada, a das charges. Para isso, foi elaborada uma sequência didática que foi aplicada em duas turmas de 1º ano do ensino médio, a qual culminou com os alunos criando suas próprias charges. Considerando os resultados obtidos, acredita-se que a utilização deste recurso didático foi relevante para a construção do saber geográfico pelos alunos, uma vez que suas criações apresentam a relação de fatores geográficos, naturais e sociais, e a presença da criticidade, humor e ironia tão comuns na linguagem das charges. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3807/2506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 18 (2022): DOSSIÊ RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR; 121-128 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i18 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177543012352 |