Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2538 |
Resumo: | Em meio a uma conjuntura de descrédito e de perda de investimentos científicos e de espaço no contexto escolar, nos marcos da BNCC, este texto apresenta-se como um convite à reflexão e a um importante resgate da essência que marcou a identidade disciplinar da Geografia – a tradição de uma visão integrada da “sociedade e natureza”. Visando revitalizar um diálogo intradisciplinar, afim de contribuir com a formação de uma visão espacial e de mundo menos sectária e mais abrangente, compreendendo as interconexões e imbricações, propomos a problematização de temas de caráter híbrido. Entendemos a discussão sobre o “ambiente” e sua desnaturalização (indo além de uma agenda que tem como cor-símbolo o verde), concomitante a uma problematização da genérica e superficial “ação antrópica” (destrinchando agentes sociais como se expressam relações de causalidade e atribuições de responsabilidade frente aos impactos ambientais e questionando as próprias estruturas geradoras) como potencializadoras de uma leitura não esquartejada da realidade – que podem ser cruciais para impulsionar a relevância, a imagem pública e o interesse pela educação geográfica. |
id |
CP2-1_f6c1db95b0bbeab000e88db0cbfb7dae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2538 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambientalambientequestão ambientalsociedade-naturezaBNCCeducação geográfica.Geografia Ambientalolhar holísticoproposição metodológicaEm meio a uma conjuntura de descrédito e de perda de investimentos científicos e de espaço no contexto escolar, nos marcos da BNCC, este texto apresenta-se como um convite à reflexão e a um importante resgate da essência que marcou a identidade disciplinar da Geografia – a tradição de uma visão integrada da “sociedade e natureza”. Visando revitalizar um diálogo intradisciplinar, afim de contribuir com a formação de uma visão espacial e de mundo menos sectária e mais abrangente, compreendendo as interconexões e imbricações, propomos a problematização de temas de caráter híbrido. Entendemos a discussão sobre o “ambiente” e sua desnaturalização (indo além de uma agenda que tem como cor-símbolo o verde), concomitante a uma problematização da genérica e superficial “ação antrópica” (destrinchando agentes sociais como se expressam relações de causalidade e atribuições de responsabilidade frente aos impactos ambientais e questionando as próprias estruturas geradoras) como potencializadoras de uma leitura não esquartejada da realidade – que podem ser cruciais para impulsionar a relevância, a imagem pública e o interesse pela educação geográfica.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2538Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 43-562358-446710.33025/grgcp2.v5i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2538/1715Araujo, Amanda Cavaliere Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-17T11:40:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2538Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-17T11:40:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental |
title |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental |
spellingShingle |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental Araujo, Amanda Cavaliere Lima ambiente questão ambiental sociedade-natureza BNCC educação geográfica. Geografia Ambiental olhar holístico proposição metodológica |
title_short |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental |
title_full |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental |
title_fullStr |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental |
title_full_unstemmed |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental |
title_sort |
Por um diálogo intradisciplinar e um ensino de geografia integrador – uma proposta através do ambiente e da questão ambiental |
author |
Araujo, Amanda Cavaliere Lima |
author_facet |
Araujo, Amanda Cavaliere Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Amanda Cavaliere Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ambiente questão ambiental sociedade-natureza BNCC educação geográfica. Geografia Ambiental olhar holístico proposição metodológica |
topic |
ambiente questão ambiental sociedade-natureza BNCC educação geográfica. Geografia Ambiental olhar holístico proposição metodológica |
description |
Em meio a uma conjuntura de descrédito e de perda de investimentos científicos e de espaço no contexto escolar, nos marcos da BNCC, este texto apresenta-se como um convite à reflexão e a um importante resgate da essência que marcou a identidade disciplinar da Geografia – a tradição de uma visão integrada da “sociedade e natureza”. Visando revitalizar um diálogo intradisciplinar, afim de contribuir com a formação de uma visão espacial e de mundo menos sectária e mais abrangente, compreendendo as interconexões e imbricações, propomos a problematização de temas de caráter híbrido. Entendemos a discussão sobre o “ambiente” e sua desnaturalização (indo além de uma agenda que tem como cor-símbolo o verde), concomitante a uma problematização da genérica e superficial “ação antrópica” (destrinchando agentes sociais como se expressam relações de causalidade e atribuições de responsabilidade frente aos impactos ambientais e questionando as próprias estruturas geradoras) como potencializadoras de uma leitura não esquartejada da realidade – que podem ser cruciais para impulsionar a relevância, a imagem pública e o interesse pela educação geográfica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2538 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2538/1715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 43-56 2358-4467 10.33025/grgcp2.v5i10 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177057521664 |