Usando o celular em sala de aula no 7º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702 |
Resumo: | Verificamos que há uma presença considerável de celulares no espaço da escola, e, por meio deste recurso, o acesso às redes sociais, à internet e ao aplicativo WhatsApp tem se tornado cada vez mais constante. Há uma preocupação de como a escola está lidando com os impactos desta realidade nos processos de ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais levam-nos a pensar em leitores também produtores de textos híbridos, em diferentes linguagens e recursos digitais. Isso lança luz sobre a premência de criar materiais didáticos que atendam à perspectiva de novos letramentos necessários para dar conta dessa contínua diversificação e complexidade de práticas de linguagem, de outros perfis de leitores e sobre o papel da leitura e da escrita em função das novas tecnologias digitais. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a redação de pequenos textos em inglês via aplicativo para celulares My Picture Books. Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês –, que envolveu a construção de uma narrativa multimodal. A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação, que extrapolaram a relação professora–aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, no Campus Humaitá II do Colégio Pedro II. Minha abordagem fundamenta-se em pressupostos dos Novos Letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2006), de cultura digital e linguagens hipermidiáticas (SANTAELLA, 2007). |
id |
CP2-1_f761cb5024deff590353eb7156a48cd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1702 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Usando o celular em sala de aula no 7º anoVerificamos que há uma presença considerável de celulares no espaço da escola, e, por meio deste recurso, o acesso às redes sociais, à internet e ao aplicativo WhatsApp tem se tornado cada vez mais constante. Há uma preocupação de como a escola está lidando com os impactos desta realidade nos processos de ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais levam-nos a pensar em leitores também produtores de textos híbridos, em diferentes linguagens e recursos digitais. Isso lança luz sobre a premência de criar materiais didáticos que atendam à perspectiva de novos letramentos necessários para dar conta dessa contínua diversificação e complexidade de práticas de linguagem, de outros perfis de leitores e sobre o papel da leitura e da escrita em função das novas tecnologias digitais. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a redação de pequenos textos em inglês via aplicativo para celulares My Picture Books. Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês –, que envolveu a construção de uma narrativa multimodal. A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação, que extrapolaram a relação professora–aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, no Campus Humaitá II do Colégio Pedro II. Minha abordagem fundamenta-se em pressupostos dos Novos Letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2006), de cultura digital e linguagens hipermidiáticas (SANTAELLA, 2007).Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2018): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II25954792reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702/1223Loureiro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T10:10:01Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1702Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-10-21T10:10:01Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano |
title |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano |
spellingShingle |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano Loureiro, Ana Paula |
title_short |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano |
title_full |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano |
title_fullStr |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano |
title_full_unstemmed |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano |
title_sort |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano |
author |
Loureiro, Ana Paula |
author_facet |
Loureiro, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loureiro, Ana Paula |
description |
Verificamos que há uma presença considerável de celulares no espaço da escola, e, por meio deste recurso, o acesso às redes sociais, à internet e ao aplicativo WhatsApp tem se tornado cada vez mais constante. Há uma preocupação de como a escola está lidando com os impactos desta realidade nos processos de ensino-aprendizagem. As tecnologias digitais levam-nos a pensar em leitores também produtores de textos híbridos, em diferentes linguagens e recursos digitais. Isso lança luz sobre a premência de criar materiais didáticos que atendam à perspectiva de novos letramentos necessários para dar conta dessa contínua diversificação e complexidade de práticas de linguagem, de outros perfis de leitores e sobre o papel da leitura e da escrita em função das novas tecnologias digitais. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a redação de pequenos textos em inglês via aplicativo para celulares My Picture Books. Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês –, que envolveu a construção de uma narrativa multimodal. A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação, que extrapolaram a relação professora–aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, no Campus Humaitá II do Colégio Pedro II. Minha abordagem fundamenta-se em pressupostos dos Novos Letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2006), de cultura digital e linguagens hipermidiáticas (SANTAELLA, 2007). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702/1223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2018): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II 25954792 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042182023577600 |