Usando o celular em sala de aula no 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Ana Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702
Resumo: Verificamos que há uma presença considerável de celulares no espaço da escola, e, por meio deste recurso, o acesso às redes sociais, à internet e ao aplicativo WhatsApp tem se tornado cada vez mais constante. Há uma preocupação de como a escola está lidando com os impactos desta realidade nos processos de ensino-aprendizagem.  As tecnologias digitais levam-nos a pensar em leitores também produtores de textos híbridos, em diferentes linguagens e recursos digitais. Isso lança luz sobre a premência de criar materiais didáticos que atendam à perspectiva de novos letramentos necessários para dar conta dessa contínua diversificação e complexidade de práticas de linguagem, de outros perfis de leitores e sobre o papel da leitura e da escrita em função das novas tecnologias digitais. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a redação de pequenos textos em inglês via aplicativo para celulares My Picture Books. Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês –, que envolveu a construção de uma narrativa multimodal.  A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação, que extrapolaram a relação professora–aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, no Campus Humaitá II do Colégio Pedro II. Minha abordagem fundamenta-se em pressupostos dos Novos Letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2006), de cultura digital e linguagens hipermidiáticas (SANTAELLA, 2007).
id CP2-1_f761cb5024deff590353eb7156a48cd0
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1702
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Usando o celular em sala de aula no 7º anoVerificamos que há uma presença considerável de celulares no espaço da escola, e, por meio deste recurso, o acesso às redes sociais, à internet e ao aplicativo WhatsApp tem se tornado cada vez mais constante. Há uma preocupação de como a escola está lidando com os impactos desta realidade nos processos de ensino-aprendizagem.  As tecnologias digitais levam-nos a pensar em leitores também produtores de textos híbridos, em diferentes linguagens e recursos digitais. Isso lança luz sobre a premência de criar materiais didáticos que atendam à perspectiva de novos letramentos necessários para dar conta dessa contínua diversificação e complexidade de práticas de linguagem, de outros perfis de leitores e sobre o papel da leitura e da escrita em função das novas tecnologias digitais. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a redação de pequenos textos em inglês via aplicativo para celulares My Picture Books. Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês –, que envolveu a construção de uma narrativa multimodal.  A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação, que extrapolaram a relação professora–aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, no Campus Humaitá II do Colégio Pedro II. Minha abordagem fundamenta-se em pressupostos dos Novos Letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2006), de cultura digital e linguagens hipermidiáticas (SANTAELLA, 2007).Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2018): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II25954792reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702/1223Loureiro, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T10:10:01Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1702Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-10-21T10:10:01Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Usando o celular em sala de aula no 7º ano
title Usando o celular em sala de aula no 7º ano
spellingShingle Usando o celular em sala de aula no 7º ano
Loureiro, Ana Paula
title_short Usando o celular em sala de aula no 7º ano
title_full Usando o celular em sala de aula no 7º ano
title_fullStr Usando o celular em sala de aula no 7º ano
title_full_unstemmed Usando o celular em sala de aula no 7º ano
title_sort Usando o celular em sala de aula no 7º ano
author Loureiro, Ana Paula
author_facet Loureiro, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Ana Paula
description Verificamos que há uma presença considerável de celulares no espaço da escola, e, por meio deste recurso, o acesso às redes sociais, à internet e ao aplicativo WhatsApp tem se tornado cada vez mais constante. Há uma preocupação de como a escola está lidando com os impactos desta realidade nos processos de ensino-aprendizagem.  As tecnologias digitais levam-nos a pensar em leitores também produtores de textos híbridos, em diferentes linguagens e recursos digitais. Isso lança luz sobre a premência de criar materiais didáticos que atendam à perspectiva de novos letramentos necessários para dar conta dessa contínua diversificação e complexidade de práticas de linguagem, de outros perfis de leitores e sobre o papel da leitura e da escrita em função das novas tecnologias digitais. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a redação de pequenos textos em inglês via aplicativo para celulares My Picture Books. Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês –, que envolveu a construção de uma narrativa multimodal.  A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação, que extrapolaram a relação professora–aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, no Campus Humaitá II do Colégio Pedro II. Minha abordagem fundamenta-se em pressupostos dos Novos Letramentos (LANKSHEAR e KNOBEL, 2006), de cultura digital e linguagens hipermidiáticas (SANTAELLA, 2007).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/deslimites/article/view/1702/1223
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Revista DeSlimites – Revista de Linguagens do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2018): Revista DeSlimites - Revista de Linguagens do Colégio Pedro II
25954792
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042182023577600