BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da construção de um “blog” a partir das aulas de História para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II, desde maio de 2010 até hoje.Uma vez que os assuntos trabalhados em História nesta série – Pré-História e Antiguidade – em muito despertam a curiosidade dos alunos, inicialmente, o “Blog de História do 6º ano” <http://hist6anoen2.blogspot.com/> foi pensado como um recurso que atendesse às demandas que sempre surgem no cotidiano da sala de aula, através de postagens com “links” para “sites” com diferentes tipos de documentos: textos, vídeos, entrevistas, imagens, enfim. Com o passar do tempo, dinamicamente, além de recurso, o “blog” passou a funcionar também como estratégia para as aulas, tornando mais atraentes as discussões em sala, pois, muitas vezes, o seu conteúdo serve como introdução a um assunto do programa, gerando grande expectativa quanto às aulas e, é claro, em muito contribui para a motivação dos alunos. Da mesma forma, ao mesmo tempo em que algumas postagens dão orientações de estudo para provas e trabalhos, outras são utilizadas como citações nas mesmas avaliações, fazendo parte, assim, do próprio instrumento de avaliação. O “blog”, por fim, vem a ser uma continuação das aulas de História sempre disponível: quando os alunos quiserem e onde estiverem.Com o “blog”, a interação professor-aluno não se resume mais apenas às aulas, mas ocorre também quando os alunos, fora do espaço usual da sala de aula, vivenciam a História ao visitarem o “blog”, ao deixarem lá postados os seus comentários sobre os assuntos estudados, ao mostrarem, orgulhosos, aos familiares e amigos como é interessante o que aprendem na escola |
id |
CP2-1_8b3b4bff869460134c65de2527837d94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/162 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEBEste trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da construção de um “blog” a partir das aulas de História para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II, desde maio de 2010 até hoje.Uma vez que os assuntos trabalhados em História nesta série – Pré-História e Antiguidade – em muito despertam a curiosidade dos alunos, inicialmente, o “Blog de História do 6º ano” <http://hist6anoen2.blogspot.com/> foi pensado como um recurso que atendesse às demandas que sempre surgem no cotidiano da sala de aula, através de postagens com “links” para “sites” com diferentes tipos de documentos: textos, vídeos, entrevistas, imagens, enfim. Com o passar do tempo, dinamicamente, além de recurso, o “blog” passou a funcionar também como estratégia para as aulas, tornando mais atraentes as discussões em sala, pois, muitas vezes, o seu conteúdo serve como introdução a um assunto do programa, gerando grande expectativa quanto às aulas e, é claro, em muito contribui para a motivação dos alunos. Da mesma forma, ao mesmo tempo em que algumas postagens dão orientações de estudo para provas e trabalhos, outras são utilizadas como citações nas mesmas avaliações, fazendo parte, assim, do próprio instrumento de avaliação. O “blog”, por fim, vem a ser uma continuação das aulas de História sempre disponível: quando os alunos quiserem e onde estiverem.Com o “blog”, a interação professor-aluno não se resume mais apenas às aulas, mas ocorre também quando os alunos, fora do espaço usual da sala de aula, vivenciam a História ao visitarem o “blog”, ao deixarem lá postados os seus comentários sobre os assuntos estudados, ao mostrarem, orgulhosos, aos familiares e amigos como é interessante o que aprendem na escolaTramas para Reencantar o Mundo2015-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162Tramas para Reencantar o Mundo; n. 1 (2015): TRAMAS PARA REENCANTAR O MUNDOreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162/123Rizzo Rodrigues, Alessandrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-14T08:19:31Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/162Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2015-08-14T08:19:31Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB |
title |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB |
spellingShingle |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB Rizzo Rodrigues, Alessandra |
title_short |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB |
title_full |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB |
title_fullStr |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB |
title_full_unstemmed |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB |
title_sort |
BLOG DE HISTÓRIA DO 6º ANO: E A SALA DE AULA FOI PARAR NA WEB |
author |
Rizzo Rodrigues, Alessandra |
author_facet |
Rizzo Rodrigues, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzo Rodrigues, Alessandra |
description |
Este trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da construção de um “blog” a partir das aulas de História para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II, desde maio de 2010 até hoje.Uma vez que os assuntos trabalhados em História nesta série – Pré-História e Antiguidade – em muito despertam a curiosidade dos alunos, inicialmente, o “Blog de História do 6º ano” <http://hist6anoen2.blogspot.com/> foi pensado como um recurso que atendesse às demandas que sempre surgem no cotidiano da sala de aula, através de postagens com “links” para “sites” com diferentes tipos de documentos: textos, vídeos, entrevistas, imagens, enfim. Com o passar do tempo, dinamicamente, além de recurso, o “blog” passou a funcionar também como estratégia para as aulas, tornando mais atraentes as discussões em sala, pois, muitas vezes, o seu conteúdo serve como introdução a um assunto do programa, gerando grande expectativa quanto às aulas e, é claro, em muito contribui para a motivação dos alunos. Da mesma forma, ao mesmo tempo em que algumas postagens dão orientações de estudo para provas e trabalhos, outras são utilizadas como citações nas mesmas avaliações, fazendo parte, assim, do próprio instrumento de avaliação. O “blog”, por fim, vem a ser uma continuação das aulas de História sempre disponível: quando os alunos quiserem e onde estiverem.Com o “blog”, a interação professor-aluno não se resume mais apenas às aulas, mas ocorre também quando os alunos, fora do espaço usual da sala de aula, vivenciam a História ao visitarem o “blog”, ao deixarem lá postados os seus comentários sobre os assuntos estudados, ao mostrarem, orgulhosos, aos familiares e amigos como é interessante o que aprendem na escola |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/tramas/article/view/162/123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Tramas para Reencantar o Mundo |
publisher.none.fl_str_mv |
Tramas para Reencantar o Mundo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tramas para Reencantar o Mundo; n. 1 (2015): TRAMAS PARA REENCANTAR O MUNDO reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177575518208 |