Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66171
Resumo: Em um contexto de crise, o brasileiro se pôs a empreender para superar a falta de emprego, fato que abrange também os contadores que estão inseridos nessa sociedade. Pensando na importância de empreender, a questão discutida no trabalho é sobre se a proposta de ensino das IES (Instituições de Ensino Superior) em seus projetos pedagógicos é compatíveis com a demanda que a função empreendedora emprega, e quais competências deveriam ser trabalhadas para preparar o futuro contador a empreender. A metodologia para alcançar as informações desejadas compreendeu uma pesquisa documental que buscou analisar a ambição das IES para com o preparo de seu corpo discente, através da análise do protejo pedagógico de 15 Universidades Estaduais, além de uma pesquisa documental sobre as competências mais relevantes para exercer a função de empresário, segundo os mesmos, para assim conseguir verificar se o ensino dentro das IES e suas diretrizes tangenciam o tema empreendedor. A influência que as normas do MEC (Ministério da Educação) exercem aliada com a baixa abordagem com relação ao empreendedorismo, avanços tecnológicos e as demais competências do empreendedor, mostrou como resultados que, de 13 possíveis abordagens importantes para aperfeiçoar o empreendedor, em média as IES abordam 4,43, de forma que dentre as competências menos trabalhadas se destacam a persistência, capacidade organizacional, capacidade de avaliar oportunidades e riscos além da noção empreendedora.
id UFSP_e6d60fa81274ebabeb9775f191efb60c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66171
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábilAccounting teaching: the pertinence of learning dedicated to the development of the new accounting entrepreneurProfissional autônomoProjeto pedagógicoContabilidadeEmpreendedorEnsino contábilAccounting educationEntrepreneurialAccountingPedagogical projectAutonomous serviceEm um contexto de crise, o brasileiro se pôs a empreender para superar a falta de emprego, fato que abrange também os contadores que estão inseridos nessa sociedade. Pensando na importância de empreender, a questão discutida no trabalho é sobre se a proposta de ensino das IES (Instituições de Ensino Superior) em seus projetos pedagógicos é compatíveis com a demanda que a função empreendedora emprega, e quais competências deveriam ser trabalhadas para preparar o futuro contador a empreender. A metodologia para alcançar as informações desejadas compreendeu uma pesquisa documental que buscou analisar a ambição das IES para com o preparo de seu corpo discente, através da análise do protejo pedagógico de 15 Universidades Estaduais, além de uma pesquisa documental sobre as competências mais relevantes para exercer a função de empresário, segundo os mesmos, para assim conseguir verificar se o ensino dentro das IES e suas diretrizes tangenciam o tema empreendedor. A influência que as normas do MEC (Ministério da Educação) exercem aliada com a baixa abordagem com relação ao empreendedorismo, avanços tecnológicos e as demais competências do empreendedor, mostrou como resultados que, de 13 possíveis abordagens importantes para aperfeiçoar o empreendedor, em média as IES abordam 4,43, de forma que dentre as competências menos trabalhadas se destacam a persistência, capacidade organizacional, capacidade de avaliar oportunidades e riscos além da noção empreendedora.In a context of crisis, Brazilians have embarked on entrepreneurship to overcome the lack of jobs, a fact that also covers accountants who are inserted in this society. With the importance of entrepreneurship in mind, the question discussed in this study is whether the educational proposal of the HEIs in their pedagogical projects are compatible with the demand that the entrepreneurial function creates, and which competencies should be developed to prepare future accountants for entrepreneurship. The methodology for attaining the desired information comprised a documental research that sought to analyze the ambition of the HEIs for the preparation of their students, through the analysis of the pedagogical project of 15 Federal Universities, as well as a documental research on the most relevant competences for exercising the entrepreneur function, according to them, in order to verify if the teaching within the HEIs and their guidelines touch on the entrepreneurial theme. The influence that the MEC norms exert allied with the little approach in relation to entrepreneurship, technological advances, and the other competencies of the entrepreneur showed as results that of 13 possible important approaches to improve the entrepreneur, on average the HEIs approach 4.43, in such a way that among the least worked competencies are persistences, organizational capacity, capacity to evaluate opportunities and risks, and the entrepreneurial notionUniversidade Federal de São PauloCosta, Simone Alves da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4214508163032573Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]2022-12-22T14:54:29Z2022-12-22T14:54:29Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion70 f.application/pdfMARQUES, Luiz Felipe Costa. Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66171porOsascoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T04:28:45Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66171Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T04:28:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil
Accounting teaching: the pertinence of learning dedicated to the development of the new accounting entrepreneur
title Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil
spellingShingle Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil
Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]
Profissional autônomo
Projeto pedagógico
Contabilidade
Empreendedor
Ensino contábil
Accounting education
Entrepreneurial
Accounting
Pedagogical project
Autonomous service
title_short Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil
title_full Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil
title_fullStr Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil
title_full_unstemmed Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil
title_sort Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil
author Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]
author_facet Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Simone Alves da [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4214508163032573
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Luiz Felipe Costa [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional autônomo
Projeto pedagógico
Contabilidade
Empreendedor
Ensino contábil
Accounting education
Entrepreneurial
Accounting
Pedagogical project
Autonomous service
topic Profissional autônomo
Projeto pedagógico
Contabilidade
Empreendedor
Ensino contábil
Accounting education
Entrepreneurial
Accounting
Pedagogical project
Autonomous service
description Em um contexto de crise, o brasileiro se pôs a empreender para superar a falta de emprego, fato que abrange também os contadores que estão inseridos nessa sociedade. Pensando na importância de empreender, a questão discutida no trabalho é sobre se a proposta de ensino das IES (Instituições de Ensino Superior) em seus projetos pedagógicos é compatíveis com a demanda que a função empreendedora emprega, e quais competências deveriam ser trabalhadas para preparar o futuro contador a empreender. A metodologia para alcançar as informações desejadas compreendeu uma pesquisa documental que buscou analisar a ambição das IES para com o preparo de seu corpo discente, através da análise do protejo pedagógico de 15 Universidades Estaduais, além de uma pesquisa documental sobre as competências mais relevantes para exercer a função de empresário, segundo os mesmos, para assim conseguir verificar se o ensino dentro das IES e suas diretrizes tangenciam o tema empreendedor. A influência que as normas do MEC (Ministério da Educação) exercem aliada com a baixa abordagem com relação ao empreendedorismo, avanços tecnológicos e as demais competências do empreendedor, mostrou como resultados que, de 13 possíveis abordagens importantes para aperfeiçoar o empreendedor, em média as IES abordam 4,43, de forma que dentre as competências menos trabalhadas se destacam a persistência, capacidade organizacional, capacidade de avaliar oportunidades e riscos além da noção empreendedora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T14:54:29Z
2022-12-22T14:54:29Z
2022-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Luiz Felipe Costa. Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66171
identifier_str_mv MARQUES, Luiz Felipe Costa. Ensino contábil: a pertinência do aprendizado dedicado ao desenvolvimento do novo empreendedor contábil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Osasco
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268417738276864