Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) |
Texto Completo: | https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é analisar se o efeito carona (free-riding) ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas. O free-riding é definido como o efeito de atuação em que “um membro de um grupo obtém benefícios da membresia do grupo, porém não suporta um compartilhamento proporcional dos custos de prover tais benefícios” (Albanese & Van Fleet, 1985, p. 244). Esse efeito é observado sob perspectiva da Teoria Econômica da Regulação, segundo a qual a regulação é instituída principalmente para proteção e benefício do público em geral ou de alguma grande subclasse do público (Stigler, 1971). Para mensurá-lo, foi utilizada uma proxy dos benefícios usufruídos por agentes não (proporcionalmente) contribuintes com a intervenção, bem como aplicaram-se questionários por meio de entrevistas com gerentes de lojas/quiosques dos shopping centers. A partir dos resultados obtidos foi possível constatar evidências do uso dos benefícios da regulação por lojas/quiosques não participantes. Portanto, conclui-se que o free-riding de fato ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas. |
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Uma análise do efeito carona (Free-Riding), num ambiente de shopping center, em período promocional de vendasAN ANALYSIS OF THE FREE-RIDING EFFECT, IN AN ENVIRONMENT OF SHOPPING CENTRE, IN SALES PROMOTIONAL SEASONTeoria da RegulaçãoFree-ridersShopping center.Theory of RegulationFree-ridersShopping Center.O objetivo geral deste estudo é analisar se o efeito carona (free-riding) ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas. O free-riding é definido como o efeito de atuação em que “um membro de um grupo obtém benefícios da membresia do grupo, porém não suporta um compartilhamento proporcional dos custos de prover tais benefícios” (Albanese & Van Fleet, 1985, p. 244). Esse efeito é observado sob perspectiva da Teoria Econômica da Regulação, segundo a qual a regulação é instituída principalmente para proteção e benefício do público em geral ou de alguma grande subclasse do público (Stigler, 1971). Para mensurá-lo, foi utilizada uma proxy dos benefícios usufruídos por agentes não (proporcionalmente) contribuintes com a intervenção, bem como aplicaram-se questionários por meio de entrevistas com gerentes de lojas/quiosques dos shopping centers. A partir dos resultados obtidos foi possível constatar evidências do uso dos benefícios da regulação por lojas/quiosques não participantes. Portanto, conclui-se que o free-riding de fato ocorre num ambiente de shopping center, no período do Natal, em campanha promocional de vendas.The general aim of this paper is to analyze whether the free-riding tendency happens in an environment of a shopping center, on Christmas season, in sales promotional campaign. The free-riding is defined as an effect of actuation where “a member of a group obtains benefits from group membership, but does not bear a proportional share of the costs of providing the benefits” (Albanese & Van Fleet, 1985, p. 244). This effect is seen under the perspective of The Theory of Economic Regulation, according to which the regulation is instituted primarily for the protection and benefit of the general public or some large subclass of the public (Stigler, 1971). To measure the free-riding, it was used a proxy of benefits enjoyed by agents who don’t (proportionally) contributed with the intervention, as well as the application of questionnaires by interviews with store/kiosk managers in shopping centers. From the results obtained, it was possible to find out evidences for the use of regulation benefits by non-participants stores/kiosks. Therefore, it can be concluded that the free-riding in fact happens in an environment of a shopping center, on Christmas season, in sales promotional campaign.Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina2018-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/267010.16930/2237-7662/rccc.v17n52.2670Revista Catarinense da Ciência Contábil; v. 17 n. 52 (2018): Setembro-Dezembro2237-76621808-378110.16930/2237-7662/rccc.v17n52reponame:Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)instname:Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)instacron:CRCSCporenghttps://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670/2031https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/2670/2044Copyright (c) 2018 REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBILinfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmacio, Flavia ZoboliIwagase, Laislla Obara2021-05-23T04:05:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2670Revistahttp://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/crcscPRIhttp://revista.crcsc.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/CRCSC/oai||revista@crcsc.org.br2237-76621808-3781opendoar:2021-05-23T04:05:29Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online) - Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)false |
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