Análise da Percepção dos Acadêmicos Egressos do Curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Públicas da Grande Florianópolis sobre o Sistema Público de Escrituração Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Stephanie Kalynka
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Fernando Nitz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Catarinense da Ciência Contábil (Online)
Texto Completo: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/1256
Resumo: Atualmente, tanto a evolução tecnológica implantada pelo fisco, quanto a convergência das normas brasileiras de contabilidade aumentaram as responsabilidades dos contadores, exigindo atualização constante dos profissionais. Dentro desse contexto, a pesquisa tem por objetivo diagnosticar a percepção dos acadêmicos egressos das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da grande Florianópolis sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), com o intuito de identificar quais os métodos utilizados para o desenvolvimento profissional, visto que esse tema não consta dos currículos acadêmicos. O método empregado consiste em uma pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento, com enfoque quantitativo. Para refletir as indagações da pesquisa foi aplicado um questionário com os formandos de 2011/1 do curso de Ciências Contábeis das IES públicas da região da grande Florianópolis. Os resultados da pesquisa demonstram que apenas 11% dos acadêmicos afirmam conhecer o SPED, assim como seus respectivos projetos, sendo que 46% afirmam conhecer somente alguns projetos. A pesquisa também demonstra que 53% dos acadêmicos já se qualificaram sobre o tema, desenvolvido por meio de cursos, palestras, aulas e seminários. Os acadêmicos creem que no SPED encontra-se um tema de grande importância, sendo que 89% da amostra acreditam que o SPED transforma a maneira da entrega das obrigações acessórias, simplificando-as e tornando o contador uma peça fundamental para o desenvolvimento de informações confiáveis ao fisco.
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