Hanseníase e práticas da comunicação: estudo de recepção de materiais educativos em um serviço de saúde no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana Kelly
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Ana Paula Goulart, Monteiro, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16336
Resumo: O estudo analisa a recepção de materiais educativos por portadores de hanseníase atendidos na atenção primária de saúde no município do Rio de Janeiro. Objetivase identificar a visão dos pacientes sobre os materiais, os significados e as representações deste grupo sobre a doença. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em 2008, a qual adotou o referencial da produção social dos sentidos. Foi realizado um grupo focal para análise de vinte materiais destinados à população e aos pacientes. Os pacientes discutiram sobre os sintomas neurológicos, as complicações da doença e seus efeitos na vida das pessoas. Conclui-se que o uso dos materiais educativos nas atividades de grupo no serviço de saúde favorece a melhor compreensão de aspectos clínicos, psicológicos e socioculturais sobre a hanseníase, e contribui para potencializar o diálogo entre usuários e a equipe de saúde.
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Os pacientes discutiram sobre os sintomas neurológicos, as complicações da doença e seus efeitos na vida das pessoas. Conclui-se que o uso dos materiais educativos nas atividades de grupo no serviço de saúde favorece a melhor compreensão de aspectos clínicos, psicológicos e socioculturais sobre a hanseníase, e contribui para potencializar o diálogo entre usuários e a equipe de saúde.This study analyzed the reception of educational materials among individuals with Hansen’s disease who were attended within primary healthcare in the municipality of Rio de Janeiro. The aim was to identify the patients’ views on the materials, and this group’s meanings and representations regarding the disease. This was a qualitative study undertaken in 2008, for which the reference point was the social production of meanings. A focus group was conducted to analyze 20 materials destined for the population and for the patients. The patients discussed the neurological symptoms, the disease complications and their effects on people’s lives. It was concluded that use of educational materials in group activities in healthcare clinics favors better comprehension of the clinical, psychological, social and cultural aspects of Hansen’s disease and contributes towards improving the dialogue between users and the healthcare team.Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFundação UNIEstudo de recepçãoMateriais educativos e de divulgaçãoComunicaçãoHanseníaseReceptionEducational and promotional materialsCommunicationLeprosyHanseníase e práticas da comunicação: estudo de recepção de materiais educativos em um serviço de saúde no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/16336/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALsimone3_monteiro-etal_IOC_2012.pdfsimone3_monteiro-etal_IOC_2012.pdfapplication/pdf735375https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/16336/2/simone3_monteiro-etal_IOC_2012.pdfcc6ba554007ed11c45e7e61c461e94dfMD52TEXTsimone3_monteiro-etal_IOC_2012.pdf.txtsimone3_monteiro-etal_IOC_2012.pdf.txtExtracted 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