Comunicação na hanseníase: a recepção de materiais educativos por profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde, no município do Rio de Janeiro, Brasil
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/17297 |
Resumo: | A hanseníase é endêmica no Brasil e pode provocar danos físicos e psicossociais na vida das pessoas. Os Programas de Controle de Hanseníase nas três esferas do governo promovem campanhas de divulgação para fomentar a detecção de casos novos. Investiga-se os processos de produção-circulação-apropriação de sentidos sobre a hanseníase por meio da análise da recepção de materiais educativos, produzidos no Brasil (1972-2008), por pacientes de hanseníase e profissionais de saúde da rede pública de saúde do município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (2005-2009) que realizou a coleta e análise de materiais educativos, observação participante, entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Na análise dos dados empregou-se a hermenêutica-dialética e a semiologia dos discursos sociais. Discute-se que os programas de hanseníase apresentam uma comunicação vertical pautada em relações hierárquicas entre produtor-destinatário, na homogeneização dos públicos e de conteúdos. Existe uma lacuna na transição do discurso da lepra para hanseníase junto a população. Para os profissionais de saúde e os pacientes de hanseníase os materiais deveriam focalizar a gravidade da doença e suas dimensões socioculturais. Conclui-se que os programas necessitam promover estratégias e ações de comunicação condizentes com as demandas locais com foco nas especificidades da doença e das regiões. |
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Investiga-se os processos de produção-circulação-apropriação de sentidos sobre a hanseníase por meio da análise da recepção de materiais educativos, produzidos no Brasil (1972-2008), por pacientes de hanseníase e profissionais de saúde da rede pública de saúde do município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (2005-2009) que realizou a coleta e análise de materiais educativos, observação participante, entrevistas semi-estruturadas e grupo focal. Na análise dos dados empregou-se a hermenêutica-dialética e a semiologia dos discursos sociais. Discute-se que os programas de hanseníase apresentam uma comunicação vertical pautada em relações hierárquicas entre produtor-destinatário, na homogeneização dos públicos e de conteúdos. Existe uma lacuna na transição do discurso da lepra para hanseníase junto a população. Para os profissionais de saúde e os pacientes de hanseníase os materiais deveriam focalizar a gravidade da doença e suas dimensões socioculturais. Conclui-se que os programas necessitam promover estratégias e ações de comunicação condizentes com as demandas locais com foco nas especificidades da doença e das regiões.Universidade Federal de Viçosa. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFundação Oswaldo Cruz. 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