A fome e o direito humano à alimentação adequada (DHAA) em filmes documentários brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana da Rosa Andrade
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Camargo, Erika Barbosa, Monteiro, Renata Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41112
Resumo: Introdução: A fome e a desnutrição deixaram de ser temas de destaque nos meios midiáticos contemporâneos. No entanto, muitas discussões ainda podem ser levantadas sobre estas questões que ainda persistem nos dias atuais de muitos brasileiros. Objetivo: Analisar como o Direito Humano a Alimentação Adequada a partir do conteúdo abordado em documentários e matérias jornalísticas nacionais sobre a fome. Materiais e Métodos: O estudo utilizou de métodos audiovisuais a fim de realizar um recorte analítico-interpretativo. É de natureza qualitativa numa perspectiva de análise documental, abordando com maior profundidade uma realidade social denunciada em documentários de televisão e matérias jornalísticas. Resultados. Os materiais analisados possuem em comum é a abordagem de temáticas delicadas e que foram abordadas de modo a provocarem incômodo na audiência. “Garapa” é um filme em tom de denúncia social, retratado de forma incomum para produções contemporâneas, mostrando a desordem social instalada naquele cenário e sendo por fim uma tentativa de humanização da fome. “Peraí, é nosso direito” destaca para o fato de que o Governo Federal assinou tratados internacionais que garantem o DHAA. Conclusão: Os direitos humanos são imperativos para assegurar a todos a existência de uma vida digna. Os filmes documentais constituem meios de divulgação e denúncia a uma realidade que está posta, muitas vezes ignorada. Ressalta-se que nos meios acadêmicos faz-se vital que a formação de profissionais tenha delineação comprometida no debate de temas de dimensão social que tratam de seres socialmente vítimas da invisibilidade.
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É de natureza qualitativa numa perspectiva de análise documental, abordando com maior profundidade uma realidade social denunciada em documentários de televisão e matérias jornalísticas. Resultados. Os materiais analisados possuem em comum é a abordagem de temáticas delicadas e que foram abordadas de modo a provocarem incômodo na audiência. “Garapa” é um filme em tom de denúncia social, retratado de forma incomum para produções contemporâneas, mostrando a desordem social instalada naquele cenário e sendo por fim uma tentativa de humanização da fome. “Peraí, é nosso direito” destaca para o fato de que o Governo Federal assinou tratados internacionais que garantem o DHAA. Conclusão: Os direitos humanos são imperativos para assegurar a todos a existência de uma vida digna. Os filmes documentais constituem meios de divulgação e denúncia a uma realidade que está posta, muitas vezes ignorada. Ressalta-se que nos meios acadêmicos faz-se vital que a formação de profissionais tenha delineação comprometida no debate de temas de dimensão social que tratam de seres socialmente vítimas da invisibilidade.Introduction: Hunger and malnutrition are no longer prominent themes in contemporary media means. However, many arguments can still be raised about these issues that still persist in the present day of many Brazilians. Objective: To analyze how Human Right to Adequate Nutrition from the content addressed in documentaries and national journalistic about hunger. Methods: The study used audiovisual methods in order to perform an analytic-interpretative cut. It is qualitative in a perspective of documentary analysis, approaching a social reality denounced in television documentaries and journalistic news. Results: The materials analyzed have in common the approach of delicate subjects that have been approached in a way that causes annoyance in the audience. “Garapa” is a film in a tone of social denunciation, portrayed in an unusual way for contemporary productions, showing the social disorder installed in that scenario and being at last an attempt to humanize hunger. “Peraí, it’s our right” highlights the fact that the Federal Government has signed international treaties guaranteeing the HRAN. Conclusion: Human rights are imperative to ensure the existence of a dignified life for all. Documentary films are means of dissemination and denunciation to a reality that is often ignored. It is emphasized that in the academic field it is vital that the training of professionals should have a delineation committed in the debate of social issues that deal with beings socially victims of invisibility.Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento Nutrição. Brasília, DF, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.porFundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde. Escola Superior de Ciências da SaúdeHuman RightsHealthy DietFamine, EndemStarvationicDocumentaries and Factual FilmsInsegurança alimentar e nutricionalDireito humano à alimentação adequadaFomeAnálise midiáticaFood and nutritional insecurityHuman right to adequate nutritionHungerMedia analysisDireitos HumanosDieta SaudávelFome EndêmicaFomeDocumentários CinematográficosA fome e o direito humano à alimentação adequada (DHAA) em filmes documentários brasileirosHunger and the human right to adequate nutrition (HRAN) in Brazilian documentary filmsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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