A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polaro, Sandra Helena Isse
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4845
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar, por meio da satisfação do usuário, a qualidade do atendimento à saúde do idoso desenvolvido numa Unidade Básica de Saúde no Município de Belém. A abordagem utilizada foi quanti-qualitativa. Dos 175 usuários investigados, 85,1% são mulheres e 14,9% homens; 46,3% têm idade de 60 a 69 anos, 80,6% têm o 1º grau incompleto, 82,28% são aposentados e pensionistas, 65,7% têm renda de um salário mínimo; 89,7% têm autonomia de ação e 53,1% participam de outras atividades do programa além da assistência médica. A patologia mais freqüente é a hipertensão arterial seguida de diabete mellitus. A satisfação do usuário foi investigada por meio de nove entrevistados, considerando-se acessibilidade, continuidade e disponibilidade de serviços e profissionais, relacionamento usuário-profissional, resultado do cuidado na saúde, e recomendação do serviço como atributos relativos à qualidade do atendimento. Os usuários revelaram haver facilidade na marcação e efetuação de consultas, sem formação de filas e sem longa espera. Nenhum mostrou-se insatisfeito com o acesso. Em suas perspectivas, a assistência geriátrica, gratuita e ininterrupta, é fundamental e determinante no ingresso e permanência no programa. A empatia com a equipe, e a disponibilidade de serviços de patologia clínica, controle da pressão arterial, imunização e atividade física concorrem para a avaliação positiva. Os idosos correlacionam a melhora do estado de saúde com o cuidado recebido. A impaciência do profissional de saúde é fator negativo no relacionamento e demonstra a necessidade de formação de recursos humanos especializados. Carência de medicamentos e de opções de atividades nos âmbitos social e de lazer, assim como a falta de hospital de referência para internações são fatores de insatisfação e comprometem a qualidade do atendimento, segundo os usuários. A maioria deles chegou por indicação de terceiros, alguns trouxeram amigos e parentes, o que mostra que o programa é aprovado pela comunidade e pelos usuários. Os idosos não dissociam o programa das questões da comunidade. A discriminação, o empobrecimento, a desvalorização e o desrespeito pelo idoso por parte da sociedade são as principais queixas dos entrevistados.
id CRUZ_191ed7e8589059df8325cb4edd3c7d71
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/4845
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Polaro, Sandra Helena IsseLeão, Selma Margareth Barcelos de Souza2012-09-06T01:11:28Z2012-09-06T01:11:28Z2001POLARO, Sandra Helena Isse. A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde. 2001. 111 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2001.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4845O objetivo deste trabalho é avaliar, por meio da satisfação do usuário, a qualidade do atendimento à saúde do idoso desenvolvido numa Unidade Básica de Saúde no Município de Belém. A abordagem utilizada foi quanti-qualitativa. Dos 175 usuários investigados, 85,1% são mulheres e 14,9% homens; 46,3% têm idade de 60 a 69 anos, 80,6% têm o 1º grau incompleto, 82,28% são aposentados e pensionistas, 65,7% têm renda de um salário mínimo; 89,7% têm autonomia de ação e 53,1% participam de outras atividades do programa além da assistência médica. A patologia mais freqüente é a hipertensão arterial seguida de diabete mellitus. A satisfação do usuário foi investigada por meio de nove entrevistados, considerando-se acessibilidade, continuidade e disponibilidade de serviços e profissionais, relacionamento usuário-profissional, resultado do cuidado na saúde, e recomendação do serviço como atributos relativos à qualidade do atendimento. Os usuários revelaram haver facilidade na marcação e efetuação de consultas, sem formação de filas e sem longa espera. Nenhum mostrou-se insatisfeito com o acesso. Em suas perspectivas, a assistência geriátrica, gratuita e ininterrupta, é fundamental e determinante no ingresso e permanência no programa. A empatia com a equipe, e a disponibilidade de serviços de patologia clínica, controle da pressão arterial, imunização e atividade física concorrem para a avaliação positiva. Os idosos correlacionam a melhora do estado de saúde com o cuidado recebido. A impaciência do profissional de saúde é fator negativo no relacionamento e demonstra a necessidade de formação de recursos humanos especializados. Carência de medicamentos e de opções de atividades nos âmbitos social e de lazer, assim como a falta de hospital de referência para internações são fatores de insatisfação e comprometem a qualidade do atendimento, segundo os usuários. A maioria deles chegou por indicação de terceiros, alguns trouxeram amigos e parentes, o que mostra que o programa é aprovado pela comunidade e pelos usuários. Os idosos não dissociam o programa das questões da comunidade. A discriminação, o empobrecimento, a desvalorização e o desrespeito pelo idoso por parte da sociedade são as principais queixas dos entrevistados.The goal of this research is evaluate, by the users’ satisfaction, the quality of the health care to the elderly’s health in a Basic Unit of Health in Belém. The approach used in this research was quanti-qualitative. Among 175 users, 85,1% are women and 14,9% men; 46,3% are from 60 to 69 years old; 80,6% did not finish the elementary school; 82,28% are retired and pensioners; 65,7% earn a minimum salary; 89,7% have autonomy of action and 53,1% have other activities of the program, besides health care. The most frequent pathology is high blood pressure, followed by mellitus diabetes. The users’ satisfaction was investigated by interviewing nine people, considering accessibility, continuance and availability of professionals and services, relationship between users-professionals, the result of the health care, and recommendation of the service as attributes related to the quality of the service. The users said it was easy to arrange a consultation and consult a doctor, without standing in lines and waiting so long. Nobody was unpleasant with the access. In their perspectives, the geriatric care, free and uninterrupted, is essential and determines the entrance and the permanence in the program. The empathy with the group and the availability of the services of clinic pathology, control of blood pressure, immunization and physical activity contribute to a positive evaluation. The elderly people correlated the improvement of their health to the health care they had received. The impatience of the professional is a negative factor in the relationship and it shows the necessity of having specialized human resources. The scarcity of medicine and of the options of activities in social and leisure aspects, as well as the lack of a hospital, as reference to hospitalization are factors of dissatisfaction and it damages the quality of the service, according to the users. The majority of them arrived there brought by others, some brought friends and relatives, which shows that the program was approved by the community and the users. The elderly people do not separate the program from the issues of the community. The prejudice, the poverty, the devaluation and the disrespect with the old person by the society are the main interviewees’ complaints.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porSaúde do IdosoSatisfação do UsuárioAvaliaçãoServiços de SaúdeElderly Person’s HealthUsers’ SatisfactionEvaluationHealth CareSaúde do IdosoSatisfação do PacienteAvaliação de Processos e Resultados em Cuidados de SaúdeQualidade da Assistência à SaúdeA satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúdeThe satisfaction of the elderly user: an indicator of quality of him take care to the healthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4845/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALsandra_helena_isse_polaro_ensp_mest_2001.pdfapplication/pdf2610297https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4845/2/sandra_helena_isse_polaro_ensp_mest_2001.pdf0767b3c05b9e2de9b327bc47dfdc6aebMD52TEXT567.pdf.txt567.pdf.txtExtracted texttext/plain164286https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4845/5/567.pdf.txt7e3d8b6079717c6e0d7cf7001cba5ea4MD55THUMBNAIL567.pdf.jpg567.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1468https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4845/4/567.pdf.jpg0cb4d0ce89ca4700cf2fc197f4aaf34bMD54icict/48452023-01-17 14:44:29.0oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-17T17:44:29Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The satisfaction of the elderly user: an indicator of quality of him take care to the health
title A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde
spellingShingle A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde
Polaro, Sandra Helena Isse
Saúde do Idoso
Satisfação do Usuário
Avaliação
Serviços de Saúde
Elderly Person’s Health
Users’ Satisfaction
Evaluation
Health Care
Saúde do Idoso
Satisfação do Paciente
Avaliação de Processos e Resultados em Cuidados de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
title_short A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde
title_full A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde
title_fullStr A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde
title_full_unstemmed A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde
title_sort A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde
author Polaro, Sandra Helena Isse
author_facet Polaro, Sandra Helena Isse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polaro, Sandra Helena Isse
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leão, Selma Margareth Barcelos de Souza
contributor_str_mv Leão, Selma Margareth Barcelos de Souza
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Saúde do Idoso
Satisfação do Usuário
Avaliação
Serviços de Saúde
topic Saúde do Idoso
Satisfação do Usuário
Avaliação
Serviços de Saúde
Elderly Person’s Health
Users’ Satisfaction
Evaluation
Health Care
Saúde do Idoso
Satisfação do Paciente
Avaliação de Processos e Resultados em Cuidados de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
dc.subject.en.none.fl_str_mv Elderly Person’s Health
Users’ Satisfaction
Evaluation
Health Care
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Saúde do Idoso
Satisfação do Paciente
Avaliação de Processos e Resultados em Cuidados de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
description O objetivo deste trabalho é avaliar, por meio da satisfação do usuário, a qualidade do atendimento à saúde do idoso desenvolvido numa Unidade Básica de Saúde no Município de Belém. A abordagem utilizada foi quanti-qualitativa. Dos 175 usuários investigados, 85,1% são mulheres e 14,9% homens; 46,3% têm idade de 60 a 69 anos, 80,6% têm o 1º grau incompleto, 82,28% são aposentados e pensionistas, 65,7% têm renda de um salário mínimo; 89,7% têm autonomia de ação e 53,1% participam de outras atividades do programa além da assistência médica. A patologia mais freqüente é a hipertensão arterial seguida de diabete mellitus. A satisfação do usuário foi investigada por meio de nove entrevistados, considerando-se acessibilidade, continuidade e disponibilidade de serviços e profissionais, relacionamento usuário-profissional, resultado do cuidado na saúde, e recomendação do serviço como atributos relativos à qualidade do atendimento. Os usuários revelaram haver facilidade na marcação e efetuação de consultas, sem formação de filas e sem longa espera. Nenhum mostrou-se insatisfeito com o acesso. Em suas perspectivas, a assistência geriátrica, gratuita e ininterrupta, é fundamental e determinante no ingresso e permanência no programa. A empatia com a equipe, e a disponibilidade de serviços de patologia clínica, controle da pressão arterial, imunização e atividade física concorrem para a avaliação positiva. Os idosos correlacionam a melhora do estado de saúde com o cuidado recebido. A impaciência do profissional de saúde é fator negativo no relacionamento e demonstra a necessidade de formação de recursos humanos especializados. Carência de medicamentos e de opções de atividades nos âmbitos social e de lazer, assim como a falta de hospital de referência para internações são fatores de insatisfação e comprometem a qualidade do atendimento, segundo os usuários. A maioria deles chegou por indicação de terceiros, alguns trouxeram amigos e parentes, o que mostra que o programa é aprovado pela comunidade e pelos usuários. Os idosos não dissociam o programa das questões da comunidade. A discriminação, o empobrecimento, a desvalorização e o desrespeito pelo idoso por parte da sociedade são as principais queixas dos entrevistados.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-09-06T01:11:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-09-06T01:11:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv POLARO, Sandra Helena Isse. A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde. 2001. 111 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2001.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4845
identifier_str_mv POLARO, Sandra Helena Isse. A satisfação do usuário idoso: um indicador de qualidade do cuidado à saúde. 2001. 111 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2001.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4845/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4845/2/sandra_helena_isse_polaro_ensp_mest_2001.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4845/5/567.pdf.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/4845/4/567.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
0767b3c05b9e2de9b327bc47dfdc6aeb
7e3d8b6079717c6e0d7cf7001cba5ea4
0cb4d0ce89ca4700cf2fc197f4aaf34b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1813009201956388864