As tecnologias leves como geradoras de satisfação em usuários de uma unidade de saúde da família - elemento analisador da qualidade do cuidado prestado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferri, Sônia Mára Neves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-14122006-164539/
Resumo: A avaliação do cuidado prestado por uma equipe de saúde da família a uma população adscrita constitui-se o foco desta investigação. O objetivo foi avaliar a qualidade da assistência prestada no serviço selecionado, enfocando a satisfação dos usuários, a partir das Tecnologias Leves; bem como, analisar aspectos da assistência, produtores de satisfação e de insatisfação dos usuários do serviço de saúde, no que diz respeito ao vínculo, responsabilização, resolubilidade, expectativas, relacionamentos, conforto e acesso, como também, identificar recomendações para intervenções no serviço de saúde em estudo, a partir da produção de satisfação e insatisfação da população adstrita. Tomamos por pressuposto que os serviços de saúde precisam dispor de recursos tecnológicos para resolver problemas de ordem biológica, no entanto estes serão insuficientes para a qualidade, se também não houver a preocupação de estabelecer uma forma de relação diferenciada do trabalhador de saúde para com o usuário. Os sujeitos da pesquisa foram usuários e não-usuários do serviço, sendo o material empírico coletado pela técnica da entrevista semi-estruturada. Na análise quantitativa, recorremos ao software Epi info, levando-se em conta as variáveis relacionadas à caracterização geral dos sujeitos da área da pesquisa para realizar a análise. Para os dados qualitativos, procedemos à ordenação dos dados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo ? DSC, sendo no processo identificados quatro grandes temas: ?As Expectativas?, ?A Realidade que Temos?, ?Produção de Tecnologias Leves?, ?As Sugestões?. Destacamos com relevância a importância atribuída pelos usuários às Tecnologias Leves, e ainda, a necessidade de se investir em diminuir o tempo de espera para exames, consultas e encaminhamentos. O acesso a medicamento e à atenção odontológica no próprio Núcleo da Saúde da Família, também foi destacado como necessário por esses usuários. Porém, ainda fica evidente que é preciso investir muito em diversas estratégias que possibilitem a reflexão acerca da compreensão do processo saúde/doença e outras formas de concebê-lo.
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O objetivo foi avaliar a qualidade da assistência prestada no serviço selecionado, enfocando a satisfação dos usuários, a partir das Tecnologias Leves; bem como, analisar aspectos da assistência, produtores de satisfação e de insatisfação dos usuários do serviço de saúde, no que diz respeito ao vínculo, responsabilização, resolubilidade, expectativas, relacionamentos, conforto e acesso, como também, identificar recomendações para intervenções no serviço de saúde em estudo, a partir da produção de satisfação e insatisfação da população adstrita. Tomamos por pressuposto que os serviços de saúde precisam dispor de recursos tecnológicos para resolver problemas de ordem biológica, no entanto estes serão insuficientes para a qualidade, se também não houver a preocupação de estabelecer uma forma de relação diferenciada do trabalhador de saúde para com o usuário. Os sujeitos da pesquisa foram usuários e não-usuários do serviço, sendo o material empírico coletado pela técnica da entrevista semi-estruturada. Na análise quantitativa, recorremos ao software Epi info, levando-se em conta as variáveis relacionadas à caracterização geral dos sujeitos da área da pesquisa para realizar a análise. Para os dados qualitativos, procedemos à ordenação dos dados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo ? DSC, sendo no processo identificados quatro grandes temas: ?As Expectativas?, ?A Realidade que Temos?, ?Produção de Tecnologias Leves?, ?As Sugestões?. Destacamos com relevância a importância atribuída pelos usuários às Tecnologias Leves, e ainda, a necessidade de se investir em diminuir o tempo de espera para exames, consultas e encaminhamentos. O acesso a medicamento e à atenção odontológica no próprio Núcleo da Saúde da Família, também foi destacado como necessário por esses usuários. Porém, ainda fica evidente que é preciso investir muito em diversas estratégias que possibilitem a reflexão acerca da compreensão do processo saúde/doença e outras formas de concebê-lo.The evaluation of the care given for one has equipped of health of the family of users?s population consists the focus of this inquiry. The objective was to evaluate the quality of the assistance given in the selected service, being focused the satisfaction of the users, from the soft technologies, as well as , analyzing aspects of the assistance, producers of satisfaction and dissatisfaction of the users of the health service , in what it says respect to the bond, responsibility, resolution, expectations, relationships, comfort and access, as well as, to identify recommendations for interventions in the service of health in study, from the production of satisfaction and dissatisfaction of the attached population. We take for estimated that the health services need to make use of technological resources to decide problems of biological order, however these will be insufficient for the quality, if also it will not have the concern to establish a form of relation differentiated of the health worker stops with the user. The citizens of the research had been using and not-users of the service, being the empirical material collected by the technique of the half-structuralized interview. In the quantitative analysis, we appeal to software Epi info, being taken itself in account the related variable to the general characterization of the citizens of the research to carry through the analysis. For the qualitative data we proceed to the ordinance from the data for the method from the Speech from the Collective Citizen, being in the process identified four great subjects: ?The Expectations?, ?The Reality that We have?, ?Production of soft Technologies?, ?The Suggestions?. We detach with relevance the importance attributed for the users to the soft technologies, and still, the necessity of if investing in diminishing the open assembly time for examinations, consultations. The access the medicine and to the dentist appointment in the proper Nucleus of the Health of the Family, also was detached as required by these users. However, still it is evident that she is necessary to invest very in diverse strategies that make possible the reflection concerning the understanding of the process health/illness and other forms to conceive it.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPereira, Maria José BistafaFerri, Sônia Mára Neves2006-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-14122006-164539/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:50Zoai:teses.usp.br:tde-14122006-164539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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