Os visitantes do Ciência Móvel – Vida e Saúde Para Todos: perfil e opinião dos professores que levam suas turmas
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26448 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um breve histórico do programa itinerante do Museu da Vida/COC/Fiocruz, o “Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos”. Esse programa, iniciado em 2006 já atingiu aproximadamente 430 mil visitantes em 63 municípios ao longo de 92 eventos realizados. Focado na região sudeste do Brasil, essa ação itinerante tem como principal objetivo o fortalecimento da educação em ciências e a inclusão sociocultural das populações atendidas. Na análise realizada nesse trabalho, apresentamos as estatísticas de visitação e socioeconômicas dos municípios visitados. Um estudo de público, feito ao longo de 2011, junto a 1356 visitantes, teve o objetivo de compreender melhor quem é esse público, seu perfil e sua opinião sobre a visita. Parte dos dados quantitativos da pesquisa é apresentada e analisada, permitindo caracterizar o visitante em geral, bem como os professores que visitaram o projeto junto a suas turmas. Foi possível perceber um alto grau de aprovação do projeto e uma relação positiva com os sistemas públicos de educação. Além disso, como parte da pesquisa realizada com os professores, foi possível caracterizar melhor esses profissionais das cidades visitadas e compreender suas expectativas. Essa caracterização é muito importante, pois grande parte do público do “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos” é composto pelo público escolar. Neste trabalho apresentaremos um perfil dos professores que visitaram referido museu itinerante, a opinião sobre as atividades oferecidas e como estes darão continuidade à visita ao Ciência Móvel, entre outros. Além disso, será apresentado de que forma esta pesquisa tem ajudado a equipe do museu a (re)pensar as melhores estratégias de mediação, forma de acolhimento, temáticas da exposição e a melhora na relação museu-escola. Por fim, serão feitas considerações quanto ao fortalecimento de políticas públicas para essa área. |
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Na análise realizada nesse trabalho, apresentamos as estatísticas de visitação e socioeconômicas dos municípios visitados. Um estudo de público, feito ao longo de 2011, junto a 1356 visitantes, teve o objetivo de compreender melhor quem é esse público, seu perfil e sua opinião sobre a visita. Parte dos dados quantitativos da pesquisa é apresentada e analisada, permitindo caracterizar o visitante em geral, bem como os professores que visitaram o projeto junto a suas turmas. Foi possível perceber um alto grau de aprovação do projeto e uma relação positiva com os sistemas públicos de educação. Além disso, como parte da pesquisa realizada com os professores, foi possível caracterizar melhor esses profissionais das cidades visitadas e compreender suas expectativas. Essa caracterização é muito importante, pois grande parte do público do “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos” é composto pelo público escolar. Neste trabalho apresentaremos um perfil dos professores que visitaram referido museu itinerante, a opinião sobre as atividades oferecidas e como estes darão continuidade à visita ao Ciência Móvel, entre outros. Além disso, será apresentado de que forma esta pesquisa tem ajudado a equipe do museu a (re)pensar as melhores estratégias de mediação, forma de acolhimento, temáticas da exposição e a melhora na relação museu-escola. Por fim, serão feitas considerações quanto ao fortalecimento de políticas públicas para essa área.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Museu de Astronomia e Ciências Afins. Coordenação de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. 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