Educação politécnica no Brasil: contribuições para um estado da arte no período de 1990 a 2017 a partir do estudo do Banco de Teses e Dissertações da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Josiany Dantas da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/33754
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo mapear e discutir a produção acadêmica sobre educação politécnica no Brasil, por meio do estudo dos resumos das teses e dissertações defendidas no período de 1990 a 2017. Para tanto, inicialmente, aprofunda-se a temática por meio de pesquisa bibliográfica, em seguida, apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações disponibilizadas no banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, com o intuito de identificar quem fala e o que se fala sobre politecnia no período de 1990 a 2017. A partir desse mapeamento foi formado um corpus com 151 produções acadêmicas, entre teses e dissertações, tendo como base de busca os descritores “politecnia” e “educação politécnica”. Ao final, realiza-se uma análise qualitativa e quantitativa das 151 produções acadêmicas. Para análise de conteúdo dos resumos, considera-se apenas 72 produções acadêmicas, utilizou-se a técnica de análise com base em Bardin (2016). Os resultados da pesquisa revelam a polissemia do termo, as muitas discussões a seu respeito, mostra também que alguns Estados do Brasil tentaram desenvolver a educação politécnica, assim como muitos Institutos Federais focam no ensino médio integrado. Percebe-se também as dificuldades de desenvolvimento da educação politécnica, tendo em vista as características e contradições da educação na sociedade capitalista.
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Para tanto, inicialmente, aprofunda-se a temática por meio de pesquisa bibliográfica, em seguida, apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações disponibilizadas no banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior – CAPES, com o intuito de identificar quem fala e o que se fala sobre politecnia no período de 1990 a 2017. A partir desse mapeamento foi formado um corpus com 151 produções acadêmicas, entre teses e dissertações, tendo como base de busca os descritores “politecnia” e “educação politécnica”. Ao final, realiza-se uma análise qualitativa e quantitativa das 151 produções acadêmicas. Para análise de conteúdo dos resumos, considera-se apenas 72 produções acadêmicas, utilizou-se a técnica de análise com base em Bardin (2016). Os resultados da pesquisa revelam a polissemia do termo, as muitas discussões a seu respeito, mostra também que alguns Estados do Brasil tentaram desenvolver a educação politécnica, assim como muitos Institutos Federais focam no ensino médio integrado. Percebe-se também as dificuldades de desenvolvimento da educação politécnica, tendo em vista as características e contradições da educação na sociedade capitalista.This essay aims to chart and discuss the academic production on polytechnic education in Brazil through study of theses and assays defended between the years 1990 and 2017. Therefone, initially, the theme will be further explored through bibliographic research followed by the charting of the theses and essays provided by the database of Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES which intends to identify the speaker and what is spoken of polytechnic fron 1990 to 2017. Due to the mapping a corpus with 151 academic productions, including theses and essays, was created having the keywords polytechinic and polytechnic education as foundation for researvh. Finally, a qualitative and quantitative analysis is made of the 151 academic productions. For the analysis, only 72 productions are considered and the chosen technique wa based on Bardin (2016). The results of the research reveal the polissemia of the term, the a lot of discussions his/her respect, also shows that some States of Brazil tried to develop the polytechnic education, as well as many Federal Institutes focus in the integrated medium teaching. It is also noticed the difficulties of development of the polytechnic education, tends in view the characteristics and contradictions of the education in the capitalist society.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porEPSJVPolitecniaEducação PolitécnicaFormação Humana IntegralEstado da ArtePolytechinicPolytechnic EducationIntegral Human DevelopmentState-of-the-artEducação ProfissionalizanteRevisãoDissertações Acadêmicas como AssuntoIndicadores de Produção CientíficaEducação politécnica no Brasil: contribuições para um estado da arte no período de 1990 a 2017 a partir do estudo do Banco de Teses e Dissertações da CAPESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2018-10-30Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em SaúdeFundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim VenâncioMestrado ProfissionalRio de Janeiro, RJPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-83118https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33754/1/license.txtfbc7c5334882957560bb159abf8c3449MD51ORIGINALJosiany_Mota_EPSJV_Mestrado_2018.pdfJosiany_Mota_EPSJV_Mestrado_2018.pdfapplication/pdf1840999https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33754/2/Josiany_Mota_EPSJV_Mestrado_2018.pdf1fe964f4c95b90b3169c191ddad958fdMD52TEXTJosiany_Mota_EPSJV_Mestrado_2018.pdf.txtJosiany_Mota_EPSJV_Mestrado_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain259343https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/33754/3/Josiany_Mota_EPSJV_Mestrado_2018.pdf.txt4b346393af327aa5b5457b9da788fbe5MD53icict/337542019-07-03 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