Implementação da política de educação permanente em saúde na atenção primária do Município de Vitória, Espírito Santo
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38077 |
Resumo: | O ordenamento e a formação de recursos humanos na área da saúde está condicionado às políticas de saúde implementadas no Sistema Único de Saúde. Para a efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, são necessárias mudanças complexas nos modos de organizar as ações de educação e também o processo de trabalho com a mobilização dos diferentes atores. Verificar as mudanças obtidas relativas à estrutura e ao processo para implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em Vitória - Espírito Santo (ES). Trata-se de pesquisa exploratória avaliativa, de abordagem quantitativa, sobre a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em Vitória - ES. Foi utilizado um questionário semiestruturado autoaplicado junto aos profissionais de saúde das Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal do município. Foi investigada a participação desses profissionais nas ações de Educação Permanente em Saúde, os produtos efetuados a partir do desenvolvimento dessas atividades e as mudanças das práticas profissionais no cotidiano de trabalho na Atenção Primária. A análise descritiva simples dos dados foi realizada com base no cálculo de frequências absolutas e relativas. A partir dos resultados da pesquisa foi possível identificar o entendimento dos participantes sobre o conceito de Educação Permanente em Saúde, os tipos de ações que eles consideram ser Educação Permanente em Saúde e que realizaram enquanto estiveram no cargo atual e na Equipe de Saúde da Família do município. Bem como, foi possível obter informações a respeito da organização da Educação Permanente em Saúde no local onde atuam, dos recursos disponibilizados, das ações desenvolvidas, da integração com outros profissionais para o desenvolvimento das ações e das mudanças obtidas na prática profissional após a realização dessas ações. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde está sendo implementada no município de Vitória e as ações com foco na Educação Permanente em Saúde estão acontecendo no âmbito da Atenção Primária. Contudo, as barreiras existentes dificultam a efetivação dessa proposta no sentido de qualificar a formação dos trabalhadores, tornando-se necessário uma mudança político-organizacional, de gestão e de paradigma. |
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Ferreira, LorenaCruz, Marly Marques daEsposti, Carolina Dutra Degli2019-12-17T11:47:54Z2019-12-17T11:47:54Z2018FERREIRA, Lorena; CRUZ, Marly Marques da; ESPOSTI, Carolina Dutra Degli. Implementação da política de educação permanente em saúde na atenção primária do Município de Vitória, Espírito Santo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 8., 2019, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ABRASCO, 2019. 2 p.978-85-85740-10-8https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38077O ordenamento e a formação de recursos humanos na área da saúde está condicionado às políticas de saúde implementadas no Sistema Único de Saúde. Para a efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, são necessárias mudanças complexas nos modos de organizar as ações de educação e também o processo de trabalho com a mobilização dos diferentes atores. Verificar as mudanças obtidas relativas à estrutura e ao processo para implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em Vitória - Espírito Santo (ES). Trata-se de pesquisa exploratória avaliativa, de abordagem quantitativa, sobre a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em Vitória - ES. Foi utilizado um questionário semiestruturado autoaplicado junto aos profissionais de saúde das Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal do município. Foi investigada a participação desses profissionais nas ações de Educação Permanente em Saúde, os produtos efetuados a partir do desenvolvimento dessas atividades e as mudanças das práticas profissionais no cotidiano de trabalho na Atenção Primária. A análise descritiva simples dos dados foi realizada com base no cálculo de frequências absolutas e relativas. A partir dos resultados da pesquisa foi possível identificar o entendimento dos participantes sobre o conceito de Educação Permanente em Saúde, os tipos de ações que eles consideram ser Educação Permanente em Saúde e que realizaram enquanto estiveram no cargo atual e na Equipe de Saúde da Família do município. Bem como, foi possível obter informações a respeito da organização da Educação Permanente em Saúde no local onde atuam, dos recursos disponibilizados, das ações desenvolvidas, da integração com outros profissionais para o desenvolvimento das ações e das mudanças obtidas na prática profissional após a realização dessas ações. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde está sendo implementada no município de Vitória e as ações com foco na Educação Permanente em Saúde estão acontecendo no âmbito da Atenção Primária. Contudo, as barreiras existentes dificultam a efetivação dessa proposta no sentido de qualificar a formação dos trabalhadores, tornando-se necessário uma mudança político-organizacional, de gestão e de paradigma.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Espírito Santo. 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