Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Tereza Ignês da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29567
Resumo: As causas externas estão entre as principais causas básicas do óbito de grande parte das mortes em, praticamente, todos os países do mundo. Dentre as causas externas, os acidentes de transporte terrestre (ATT) são responsáveis por 12 por cento do total de mortes no planeta. Em 2004 o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking mundial das taxas de mortalidade por ATT. Este estudo objetiva analisar a tendência e o perfil epidemiológico dos óbitos ocasionados por ATT e a taxa de motorização em Pernambuco, entre 1° de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2007. Realizou-se estudo descritivo e de tendência, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, no que se refere aos óbitos e dados sobre a frota de veículos fornecidos pelo DETRAN-PE. Houve 14.594 óbitos por ATT no período estudado - média de 18,01 óbitos por 100 mil habitantes. Destacam-se: concentração dos eventos na população masculina, com 01 a 07 anos de estudo e faixa etária de 20 a 39 anos. Para a variável qualidade da vítima, os maiores coeficientes de mortalidade foram de pedestres, ocupantes de automóveis e motociclistas; e para tipos de acidente, as colisões obtiveram os maiores coeficientes. A análise de tendência entre 1998 e 2007 revelou que Pernambuco apresentou crescimento significativo dos coeficientes de mortalidade para as categorias motociclista e colisão, e diminuição destes para pedestre e outros tipos de acidentes. Houve crescimento nas taxas de motorização, entre 1998 e 2007 que passaram de 1,18 (motocicletas) e 10,08 (veículos totais) por 100 habitantes para 4,09 e 15,87, respectivamente. Considerando a magnitude e a relevância da análise dos ATT em Pernambuco, especialmente em nível local, para divulgação das informações entre gestores e profissionais de saúde, visando apoiar políticas e prevenção e redução desses eventos
id CRUZ_659dfa64239dd91acc16ddcf162888fe
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/29567
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Farias, Tereza Ignês da SilvaGouveia, Giselle CampozanaAbath, Marcella de BritoGouveia, Giselle Campozana2018-10-16T11:36:04Z2018-10-16T11:36:04Z2010Farias, Tereza Ignês da Silva. Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007. 2010. 74 f. TCC (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29567As causas externas estão entre as principais causas básicas do óbito de grande parte das mortes em, praticamente, todos os países do mundo. Dentre as causas externas, os acidentes de transporte terrestre (ATT) são responsáveis por 12 por cento do total de mortes no planeta. Em 2004 o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking mundial das taxas de mortalidade por ATT. Este estudo objetiva analisar a tendência e o perfil epidemiológico dos óbitos ocasionados por ATT e a taxa de motorização em Pernambuco, entre 1° de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2007. Realizou-se estudo descritivo e de tendência, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, no que se refere aos óbitos e dados sobre a frota de veículos fornecidos pelo DETRAN-PE. Houve 14.594 óbitos por ATT no período estudado - média de 18,01 óbitos por 100 mil habitantes. Destacam-se: concentração dos eventos na população masculina, com 01 a 07 anos de estudo e faixa etária de 20 a 39 anos. Para a variável qualidade da vítima, os maiores coeficientes de mortalidade foram de pedestres, ocupantes de automóveis e motociclistas; e para tipos de acidente, as colisões obtiveram os maiores coeficientes. A análise de tendência entre 1998 e 2007 revelou que Pernambuco apresentou crescimento significativo dos coeficientes de mortalidade para as categorias motociclista e colisão, e diminuição destes para pedestre e outros tipos de acidentes. Houve crescimento nas taxas de motorização, entre 1998 e 2007 que passaram de 1,18 (motocicletas) e 10,08 (veículos totais) por 100 habitantes para 4,09 e 15,87, respectivamente. Considerando a magnitude e a relevância da análise dos ATT em Pernambuco, especialmente em nível local, para divulgação das informações entre gestores e profissionais de saúde, visando apoiar políticas e prevenção e redução desses eventosThe external causes are amongst the main cause of death of a large proportion of deaths in virtually every country in the world. Among the external causes, land transport accidents (ATT) are responsible for 12% of all deaths in the planet. In 2004 Brazil held the fifth in the world ranking mortality rates ATT. this study aims to analyze the trend and the epidemiological profile of deaths caused by ATT and the motorization rate in Pernambuco, between 1st January 1998 to 31 December 2007. Descriptive study was held and trend, with data from Mortality information system of the Ministry of health as regards deaths and data about the vehicle fleet provided by DETRAN-PE. There were 14,594 ATT deaths during the period studied – average 18.01 deaths per 100 000 inhabitants. Stand: concentration of events in the male population, with 01 to 07 years of study and aged 40 to 49 years. To the variable "quality of victim", the highest mortality coefficients were pedestrians, motorcyclists and automobile occupants; and to "types of accident", collisions achieved the largest coefficients. Trend analysis between 1998 and 2007 showed that Pernambuco grew significant mortality coefficients for categories biker and collision, and receding for pedestrian and other types of accidents. There has been growth rates of motorization, between 1998 and 2007 which passed 1,18 (motorcycles) and 10.08 (total vehicles) per 100 inhabitants to 4,09 and 15,87 respectively. Considering the magnitude and the importance of analysing the ATT in Pernambuco, especially at the local level, to disseminate information among health professionals and managers, aimed at supporting policies for prevention and reduction of these events.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porAcidentes de TrânsitoMortalidadeTendênciaCausas ExternasTraffic accidentsMortalityTrendExternal causesAcidentes de TrânsitoCausas ExternasMortalidadeCausas de morteAcidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007Traffic accidents: profile and trends of deaths in the state of Pernambuco, in the period 1998 to 2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010Departamento de Saúde ColetivaInstituto Aggeu MagalhãesRecife/PEPrograma Residência Multiprofissional em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL535.pdfapplication/pdf751867https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/29567/1/535.pdf13eb85dfb9fccd7c56824e1d1839c704MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/29567/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT535.pdf.txt535.pdf.txtExtracted texttext/plain122918https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/29567/3/535.pdf.txt17770a372189673a134bf803e6520f29MD53icict/295672018-10-17 02:00:26.446oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352018-10-17T05:00:26Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Traffic accidents: profile and trends of deaths in the state of Pernambuco, in the period 1998 to 2007
title Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007
spellingShingle Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007
Farias, Tereza Ignês da Silva
Acidentes de Trânsito
Mortalidade
Tendência
Causas Externas
Traffic accidents
Mortality
Trend
External causes
Acidentes de Trânsito
Causas Externas
Mortalidade
Causas de morte
title_short Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007
title_full Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007
title_fullStr Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007
title_full_unstemmed Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007
title_sort Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007
author Farias, Tereza Ignês da Silva
author_facet Farias, Tereza Ignês da Silva
author_role author
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Gouveia, Giselle Campozana
Abath, Marcella de Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Tereza Ignês da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gouveia, Giselle Campozana
contributor_str_mv Gouveia, Giselle Campozana
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Acidentes de Trânsito
Mortalidade
Tendência
Causas Externas
topic Acidentes de Trânsito
Mortalidade
Tendência
Causas Externas
Traffic accidents
Mortality
Trend
External causes
Acidentes de Trânsito
Causas Externas
Mortalidade
Causas de morte
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Traffic accidents
Mortality
Trend
External causes
dc.subject.decs.pt_BR.fl_str_mv Acidentes de Trânsito
Causas Externas
Mortalidade
Causas de morte
description As causas externas estão entre as principais causas básicas do óbito de grande parte das mortes em, praticamente, todos os países do mundo. Dentre as causas externas, os acidentes de transporte terrestre (ATT) são responsáveis por 12 por cento do total de mortes no planeta. Em 2004 o Brasil ocupou o quinto lugar no ranking mundial das taxas de mortalidade por ATT. Este estudo objetiva analisar a tendência e o perfil epidemiológico dos óbitos ocasionados por ATT e a taxa de motorização em Pernambuco, entre 1° de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2007. Realizou-se estudo descritivo e de tendência, com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, no que se refere aos óbitos e dados sobre a frota de veículos fornecidos pelo DETRAN-PE. Houve 14.594 óbitos por ATT no período estudado - média de 18,01 óbitos por 100 mil habitantes. Destacam-se: concentração dos eventos na população masculina, com 01 a 07 anos de estudo e faixa etária de 20 a 39 anos. Para a variável qualidade da vítima, os maiores coeficientes de mortalidade foram de pedestres, ocupantes de automóveis e motociclistas; e para tipos de acidente, as colisões obtiveram os maiores coeficientes. A análise de tendência entre 1998 e 2007 revelou que Pernambuco apresentou crescimento significativo dos coeficientes de mortalidade para as categorias motociclista e colisão, e diminuição destes para pedestre e outros tipos de acidentes. Houve crescimento nas taxas de motorização, entre 1998 e 2007 que passaram de 1,18 (motocicletas) e 10,08 (veículos totais) por 100 habitantes para 4,09 e 15,87, respectivamente. Considerando a magnitude e a relevância da análise dos ATT em Pernambuco, especialmente em nível local, para divulgação das informações entre gestores e profissionais de saúde, visando apoiar políticas e prevenção e redução desses eventos
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-16T11:36:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-16T11:36:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Farias, Tereza Ignês da Silva. Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007. 2010. 74 f. TCC (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29567
identifier_str_mv Farias, Tereza Ignês da Silva. Acidentes de transporte terrestre: perfil e tendências dos óbitos no estado de Pernambuco, no período de 1998 a 2007. 2010. 74 f. TCC (Saúde pública) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Recife, 2010.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/29567/1/535.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/29567/2/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/29567/3/535.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 13eb85dfb9fccd7c56824e1d1839c704
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
17770a372189673a134bf803e6520f29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324962330673152