Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gloria, Nathalie Fonseca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Maria Cláudia da Veiga Soares, Seixas, Cristiane Marques, Barcellos, Daniela Menezes Neiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49031
Resumo: Nathalie Fonseca Gloria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
id CRUZ_70ac519221923e67a8d7558b5a969c28
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/49031
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Gloria, Nathalie FonsecaCarvalho, Maria Cláudia da Veiga SoaresSeixas, Cristiane MarquesBarcellos, Daniela Menezes Neiva2021-09-07T14:44:37Z2021-09-07T14:44:37Z2021GLORIA, Nathalie Fonseca et al. Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 636-647, jul./set. 2021.1981-6278https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/4903110.29397/reciis.v15i3.22861981-6278Nathalie Fonseca Gloria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Centro de Ciências da Saúde, do Instituto de Nutrição Josué de Castro, do Núcleo de Estudos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)Cristiane Marques Seixas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)Daniela Menezes Neiva Barcellos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)As novas tecnologias da informação e comunicação, aliadas às novas mídias e redes de comunicação, transformaram privacidade em objeto de consumo. O cenário comunicacional medeia o acesso a produtos e serviços digitais com novos parâmetros de hábito alimentar e estilo de vida saudáveis. A visibilidade confere prestígio às postagens no ambiente on-line, legitimando-as. O objetivo deste estudo foi mapear a representatividade de postagens de celebridades e compreender seus significados no campo da Alimentação e Nutrição. O problema central é o efeito mágico de um comportamento saudável em orientações doutrinárias sobre o comer. Analisamos imagens e textos de seis perfis de nutricionistas que se tornaram celebridades no Brasil. As postagens guiam seguidores, reproduzindo modelos de respostas rápidas que prometem a felicidade na ilusão de uma disciplina e do controle de si. As páginas operam como 'oráculos' para uma vida saudável, seguindo uma lógica de comunicação fast thinking, pouco propensa à expressão do pensamento.New information and communication technologies combined with new media and communication networks have made privacy an object of consumption. The communication scenario mediates access to digital products and services with new parameters of healthy eating habits and lifestyle behaviors. Visibility gives prestige to posts that move through the online environment, legitimizing them. The aim of this study was to map the representativeness of celebrity posts and understand their meanings in the field of Food and Nutrition. The central problem is the magical effect of healthy behavior in doctrinal guidelines on eating. We analyzed images and texts of six profiles of nutritionists who became celebrities in Brazil. Posts guide followers, reproducing rapid response models that promise happiness of the illusion of self-discipline and self-control. The webpages operate as 'oracles' for healthy living, following the logic of a fast thinking communication, not prone to the expression of thought.Las nuevas tecnologías de la información y la comunicación, combinadas com los nuevos medios y redes de comunicación, han convertido privacidad en objeto de consumo. El escenario comunicacional media el acceso a productos y servicios digitales com nuevos parámetros de hábitos alimentarios y estilos de vida saludables. La visibilidad otorga prestigio a las publicaciones que se mueven por el entorno online, legitimándolas. El objetivo de este estúdio fue mapear la representatividad de las publicaciones de celebridades y comprender sus significados en el campo de la Alimentación y la Nutrición. El problema central es el efecto mágico del comportamiento saludable en las pautas doctrinales sobre la alimentación. Analizamos imágenes y textos de mayor receptividad de seis perfiles de nutricionistas que se convirtieron en celebridades en Brasil. Las publicaciones guían a los seguidores en la resolución de preguntas pragmáticas, reproduciendo modelos de respuestas rápidas que prometen felicidad en la ilusión de una disciplina y un autocontrol. Las páginas operan como 'oráculos' para una vida sana, siguiendo una lógica de comunicación fast thinking, no propensa a la expresión del pensamiento.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Nutrição. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Centro de Ciências da Saúde. Instituto de Nutrição Josué de Castro. Núcleo de Estudos e Ações de Educação Alimentar e Nutricional. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Nutrição. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Centro Biomédico. Instituto de Nutrição. Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porFundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em SaúdeNutricionistasCelebridadesAlimentaçãoEstilo de vida saudávelTecnologias de comunicaçãoNutritionistsCelebritiesEatingHealthy lifestyleCommunication technologiesNutricionistasCelebridadesAlimentaciónEstilo de vida saludableTecnologías de la comunicaciónNutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?Nutritionism, posts and celebrities: what does the oracle tell us to eat?Nutricionismo, publicaciones y celebridades: ¿qué nos dice el oráculo que comamos?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49031/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINAL2286-10058-1-PB.pdfapplication/pdf435826https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49031/2/2286-10058-1-PB.pdf8c2e52ba36443b4fbd3979dfe14a5679MD52TEXT2286-10058-1-PB.pdf.txt2286-10058-1-PB.pdf.txtExtracted texttext/plain48022https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49031/3/2286-10058-1-PB.pdf.txt84923fa602e947f809ee0ba806af22c1MD53icict/490312023-03-02 10:48:25.883oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-03-02T13:48:25Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Nutritionism, posts and celebrities: what does the oracle tell us to eat?
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Nutricionismo, publicaciones y celebridades: ¿qué nos dice el oráculo que comamos?
title Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
spellingShingle Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
Gloria, Nathalie Fonseca
Nutricionistas
Celebridades
Alimentação
Estilo de vida saudável
Tecnologias de comunicação
Nutritionists
Celebrities
Eating
Healthy lifestyle
Communication technologies
Nutricionistas
Celebridades
Alimentación
Estilo de vida saludable
Tecnologías de la comunicación
title_short Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
title_full Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
title_fullStr Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
title_full_unstemmed Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
title_sort Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?
author Gloria, Nathalie Fonseca
author_facet Gloria, Nathalie Fonseca
Carvalho, Maria Cláudia da Veiga Soares
Seixas, Cristiane Marques
Barcellos, Daniela Menezes Neiva
author_role author
author2 Carvalho, Maria Cláudia da Veiga Soares
Seixas, Cristiane Marques
Barcellos, Daniela Menezes Neiva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gloria, Nathalie Fonseca
Carvalho, Maria Cláudia da Veiga Soares
Seixas, Cristiane Marques
Barcellos, Daniela Menezes Neiva
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Nutricionistas
Celebridades
Alimentação
Estilo de vida saudável
Tecnologias de comunicação
topic Nutricionistas
Celebridades
Alimentação
Estilo de vida saudável
Tecnologias de comunicação
Nutritionists
Celebrities
Eating
Healthy lifestyle
Communication technologies
Nutricionistas
Celebridades
Alimentación
Estilo de vida saludable
Tecnologías de la comunicación
dc.subject.en.en.fl_str_mv Nutritionists
Celebrities
Eating
Healthy lifestyle
Communication technologies
dc.subject.es.es.fl_str_mv Nutricionistas
Celebridades
Alimentación
Estilo de vida saludable
Tecnologías de la comunicación
description Nathalie Fonseca Gloria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Centro Biomédico, do Instituto de Nutrição, do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Feminismos: perspectivas em comunicação e informação em saúde, parte 2 v. 15 n.3 (2021)
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-07T14:44:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-07T14:44:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GLORIA, Nathalie Fonseca et al. Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 636-647, jul./set. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49031
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1981-6278
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.29397/reciis.v15i3.2286
dc.identifier.eissn.pt_BR.fl_str_mv 1981-6278
identifier_str_mv GLORIA, Nathalie Fonseca et al. Nutricionismo, postagens e celebridades: o que o oráculo nos diz para comer?. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 3, p. 636-647, jul./set. 2021.
1981-6278
10.29397/reciis.v15i3.2286
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49031/1/license.txt
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49031/2/2286-10058-1-PB.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/49031/3/2286-10058-1-PB.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8c2e52ba36443b4fbd3979dfe14a5679
84923fa602e947f809ee0ba806af22c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324792307220480