Morbimortalidade no trânsito: o cenário de uma capital após a municipalização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30758 |
Resumo: | Este estudo descreve a evolução dos acidentes de trânsito em Recife, Pernambuco, Brasil, entre 1993 e 2007. Os acidentes de transporte constituem a segunda causa de morte por violência, superada apenas pelos homicídios. Em 1997 foi instituído o Novo Código de Trânsito Brasileiro, que trouxe a municipalização do trânsito. Em 2001, a Política Nacional de Redução da morbimortalidade por acidentes e violência veio somar dando mais uma ferramenta para o enfrentamento do problema. O número de mortos, feridos e sequelados fez com que o setor saúde percebesse esta causa como um importante agente no incremento da demanda por serviços médico-hospitalares. Nos últimos cinco anos, o trânsito fez 1.046 vítimas fatais em Recife. O diagnóstico da nossa realidade foi feito após a análise dos bancos de dados do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), da Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Foram calculados indicadores como taxa de mortalidade, risco relativo e percentual. Em vários países o crescimento de veículos de duas rodas está associado ao aumento do número de traumatismos causados pelo trânsito. Constatou-se que existe uma tendência de redução da mortalidade das vítimas do trânsito, mas um aumento no número de vítimas com ferimentos. O risco relativo de acidente para os usuários de motocicleta em relação aos que andam de carro foi de 11,65 em 2003 para 14,49 em 2007. A persistência de elevada freqüência de vítimas dos acidentes de trânsito indica a necessidade de intensificar esforços para a mudança de comportamento de motoristas e pedestres. Para atuarmos nessa problemática a busca por dados geradores de informação deverá ser uma constante já que os cenários das grandes cidades são dinâmicos e demandam articulações e esforços intersetoriais |
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Lima, Denise Lopes TimóteoMaia e Silva, Maria CarmelitaMoreira, Mário Fabiano dos AnjosMaia e Silva, Maria Carmelita2018-12-24T12:55:25Z2018-12-24T12:55:25Z2008LIMA, Denise Lopes Timóteo. Morbimortalidade no trânsito: o cenário de uma capital após a municipalização. 2008. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Recife, 2008.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30758Este estudo descreve a evolução dos acidentes de trânsito em Recife, Pernambuco, Brasil, entre 1993 e 2007. Os acidentes de transporte constituem a segunda causa de morte por violência, superada apenas pelos homicídios. Em 1997 foi instituído o Novo Código de Trânsito Brasileiro, que trouxe a municipalização do trânsito. Em 2001, a Política Nacional de Redução da morbimortalidade por acidentes e violência veio somar dando mais uma ferramenta para o enfrentamento do problema. O número de mortos, feridos e sequelados fez com que o setor saúde percebesse esta causa como um importante agente no incremento da demanda por serviços médico-hospitalares. Nos últimos cinco anos, o trânsito fez 1.046 vítimas fatais em Recife. O diagnóstico da nossa realidade foi feito após a análise dos bancos de dados do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), da Companhia de Transito e Transporte Urbano (CTTU) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). Foram calculados indicadores como taxa de mortalidade, risco relativo e percentual. Em vários países o crescimento de veículos de duas rodas está associado ao aumento do número de traumatismos causados pelo trânsito. Constatou-se que existe uma tendência de redução da mortalidade das vítimas do trânsito, mas um aumento no número de vítimas com ferimentos. O risco relativo de acidente para os usuários de motocicleta em relação aos que andam de carro foi de 11,65 em 2003 para 14,49 em 2007. A persistência de elevada freqüência de vítimas dos acidentes de trânsito indica a necessidade de intensificar esforços para a mudança de comportamento de motoristas e pedestres. Para atuarmos nessa problemática a busca por dados geradores de informação deverá ser uma constante já que os cenários das grandes cidades são dinâmicos e demandam articulações e esforços intersetoriaisFundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.porAcidentes de TrânsitoCoeficiente de MortalidadeCausas ExternasAcidentes de Trânsito/mortalidadeAcidentes de Trânsito/estatística & dados numéricosCoeficiente de mortalidadeCausas externasEstudos EpidemiológicosMorbimortalidade no trânsito: o cenário de uma capital após a municipalizaçãoMorbimortality in transit: the scenario of a capital after municipalizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2008-08-01Departamento de Saúde ColetivaInstituto Aggeu MagalhãesRecife/PEPrograma Residência Multiprofissional em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINAL999.pdfapplication/pdf561126https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30758/1/999.pdf3d454c4bef0856ea396bd5308f278bc8MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30758/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT999.pdf.txt999.pdf.txtExtracted texttext/plain46454https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/30758/3/999.pdf.txtc143f1d8a841de76022499bfc6c7af10MD53icict/307582018-12-25 02:00:26.442oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352018-12-25T04:00:26Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
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