Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34457 |
Resumo: | Esta investigação visa um estudo qualitativo-descritivo, com o objetivo de: a) contribuir com uma prática metodológica com grupos de adolescentes a partir da valorização dasubjetividade, a escuta e o acolhimento do sujeito, como fio de Ariadne a Psicologia Analítica com a Pedagogia Simbólica Junguiana de Byington (2003) e a Educação pela Arte de Read (2001), com o exercício da criatividade e utilização de técnicas expressivas; b) descrever a percepção e construir, através da metodologia, junto com os adolescentes entre 12 a 19 anos de duas escolas públicas no Município do Rio de Janeiro, oficinas com o enfoque sobre a relação entre saúde pública, ambiente (espaço e rede sociais) e cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas no Município do Rio de Janeiro entre fevereiro e junho de 2009, com 153 adolescentes que responderam o questionário semi- estruturado (1ª. Fase da pesquisa), dos quais 52 participaram das oficinas (2ª. Fase da pesquisa). A partir de uma análise qualitativa temática, os adolescentes apresentam dificuldades de entrar em contato com o universo da subjetividade, e utilizam couraças frente às necessidades de convívio com um ambiente com dificuldades de tratamento de esgoto, coleta de lixo e o sujeito inserido no discurso da violência. Esperamos corroborar com os estudos sobre educação em saúde com adolescentes, de forma que a metodologia com a valorização da subjetividade consiga ser reproduzida por outros pesquisadores. |
id |
CRUZ_9ec40f2a863523c51e44f51bd06241fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/34457 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Souza, Kátia Ovídia José deVelloso, Marta Pimenta2019-07-28T14:18:49Z2019-07-28T14:18:49Z2010SOUZA, Kátia Ovídia José de. “Percepção de adolescentes de escolas públicas no município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial" 2010. 221 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34457Esta investigação visa um estudo qualitativo-descritivo, com o objetivo de: a) contribuir com uma prática metodológica com grupos de adolescentes a partir da valorização dasubjetividade, a escuta e o acolhimento do sujeito, como fio de Ariadne a Psicologia Analítica com a Pedagogia Simbólica Junguiana de Byington (2003) e a Educação pela Arte de Read (2001), com o exercício da criatividade e utilização de técnicas expressivas; b) descrever a percepção e construir, através da metodologia, junto com os adolescentes entre 12 a 19 anos de duas escolas públicas no Município do Rio de Janeiro, oficinas com o enfoque sobre a relação entre saúde pública, ambiente (espaço e rede sociais) e cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas no Município do Rio de Janeiro entre fevereiro e junho de 2009, com 153 adolescentes que responderam o questionário semi- estruturado (1ª. Fase da pesquisa), dos quais 52 participaram das oficinas (2ª. Fase da pesquisa). A partir de uma análise qualitativa temática, os adolescentes apresentam dificuldades de entrar em contato com o universo da subjetividade, e utilizam couraças frente às necessidades de convívio com um ambiente com dificuldades de tratamento de esgoto, coleta de lixo e o sujeito inserido no discurso da violência. Esperamos corroborar com os estudos sobre educação em saúde com adolescentes, de forma que a metodologia com a valorização da subjetividade consiga ser reproduzida por outros pesquisadores.This research aims at a qualitative descriptive study, aiming to: a) contribute to a methodological practice with groups of teenagers from the appreciation of subjectivity, listening and host of the person, as Ariadne’s thread the Analytical psychology by Jung, Symbolic Pedagogy by Byington (2003) and Art Education by Read (2001), with the exercise of creativity and use of expressive techniques; b) describe the perception and build, through the methodology, along with teenagers between 12-19 years of two public schools in Rio de Janeiro, workshops with the focus on the relationship between public health, environment (space and social networking) and citizenship. The research was conducted in two schools in Rio de Janeiro between February and June 2009 with 153 adolescents who answered the semi- structured questionnaire (1st. phase of the research), of which 52 participated in the workshops (2nd. stage research). From a qualitative thematic analysis, adolescents having difficulties in contacting with the subjectivity, and they use an armor against their needs of living with a difficult environment without sewage treatment, garbage collection and the person in discourse of violence. We hope support studies on health education for adolescents, so that the methodology valorize of subjectivity can be reproduced by other researchers.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porSaúde pública e ambienteEducação e transformação socialSubjetividadeCraitividade e processo de criaçãoPsicologia analíticaPublic health and environmentEducation and social changeSubjectivityCreativity and creative processAnalytical psychologyPercepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocialAdolescents' perception of public schools in Rio de Janeiro on the interaction between health and environment in the psychosocial contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2010Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo CruzFundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaMestrado AcadêmicoRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALve_Katia Ovidia_ENSP_2010.pdfve_Katia Ovidia_ENSP_2010.pdfapplication/pdf31424240https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34457/1/ve_Katia%20Ovidia_ENSP_2010.pdf2958984459963572694507e7982a436eMD51TEXTve_Katia Ovidia_ENSP_2010.pdf.txtve_Katia Ovidia_ENSP_2010.pdf.txtExtracted texttext/plain455380https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34457/2/ve_Katia%20Ovidia_ENSP_2010.pdf.txt23484c07e95a4ecef00f27aaa1309de1MD52icict/344572021-02-08 21:06:36.109oai:www.arca.fiocruz.br:icict/34457Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-02-09T00:06:36Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Adolescents' perception of public schools in Rio de Janeiro on the interaction between health and environment in the psychosocial context |
title |
Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial |
spellingShingle |
Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial Souza, Kátia Ovídia José de Saúde pública e ambiente Educação e transformação social Subjetividade Craitividade e processo de criação Psicologia analítica Public health and environment Education and social change Subjectivity Creativity and creative process Analytical psychology |
title_short |
Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial |
title_full |
Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial |
title_fullStr |
Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial |
title_full_unstemmed |
Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial |
title_sort |
Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial |
author |
Souza, Kátia Ovídia José de |
author_facet |
Souza, Kátia Ovídia José de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Kátia Ovídia José de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Velloso, Marta Pimenta |
contributor_str_mv |
Velloso, Marta Pimenta |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde pública e ambiente Educação e transformação social Subjetividade Craitividade e processo de criação Psicologia analítica |
topic |
Saúde pública e ambiente Educação e transformação social Subjetividade Craitividade e processo de criação Psicologia analítica Public health and environment Education and social change Subjectivity Creativity and creative process Analytical psychology |
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv |
Public health and environment Education and social change Subjectivity Creativity and creative process Analytical psychology |
description |
Esta investigação visa um estudo qualitativo-descritivo, com o objetivo de: a) contribuir com uma prática metodológica com grupos de adolescentes a partir da valorização dasubjetividade, a escuta e o acolhimento do sujeito, como fio de Ariadne a Psicologia Analítica com a Pedagogia Simbólica Junguiana de Byington (2003) e a Educação pela Arte de Read (2001), com o exercício da criatividade e utilização de técnicas expressivas; b) descrever a percepção e construir, através da metodologia, junto com os adolescentes entre 12 a 19 anos de duas escolas públicas no Município do Rio de Janeiro, oficinas com o enfoque sobre a relação entre saúde pública, ambiente (espaço e rede sociais) e cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas no Município do Rio de Janeiro entre fevereiro e junho de 2009, com 153 adolescentes que responderam o questionário semi- estruturado (1ª. Fase da pesquisa), dos quais 52 participaram das oficinas (2ª. Fase da pesquisa). A partir de uma análise qualitativa temática, os adolescentes apresentam dificuldades de entrar em contato com o universo da subjetividade, e utilizam couraças frente às necessidades de convívio com um ambiente com dificuldades de tratamento de esgoto, coleta de lixo e o sujeito inserido no discurso da violência. Esperamos corroborar com os estudos sobre educação em saúde com adolescentes, de forma que a metodologia com a valorização da subjetividade consiga ser reproduzida por outros pesquisadores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-28T14:18:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-28T14:18:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Kátia Ovídia José de. “Percepção de adolescentes de escolas públicas no município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial" 2010. 221 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34457 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Kátia Ovídia José de. “Percepção de adolescentes de escolas públicas no município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial" 2010. 221 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34457/1/ve_Katia%20Ovidia_ENSP_2010.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34457/2/ve_Katia%20Ovidia_ENSP_2010.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2958984459963572694507e7982a436e 23484c07e95a4ecef00f27aaa1309de1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324886171549696 |