Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kátia Ovídia José de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34457
Resumo: Esta investigação visa um estudo qualitativo-descritivo, com o objetivo de: a) contribuir com uma prática metodológica com grupos de adolescentes a partir da valorização dasubjetividade, a escuta e o acolhimento do sujeito, como fio de Ariadne a Psicologia Analítica com a Pedagogia Simbólica Junguiana de Byington (2003) e a Educação pela Arte de Read (2001), com o exercício da criatividade e utilização de técnicas expressivas; b) descrever a percepção e construir, através da metodologia, junto com os adolescentes entre 12 a 19 anos de duas escolas públicas no Município do Rio de Janeiro, oficinas com o enfoque sobre a relação entre saúde pública, ambiente (espaço e rede sociais) e cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas no Município do Rio de Janeiro entre fevereiro e junho de 2009, com 153 adolescentes que responderam o questionário semi- estruturado (1ª. Fase da pesquisa), dos quais 52 participaram das oficinas (2ª. Fase da pesquisa). A partir de uma análise qualitativa temática, os adolescentes apresentam dificuldades de entrar em contato com o universo da subjetividade, e utilizam couraças frente às necessidades de convívio com um ambiente com dificuldades de tratamento de esgoto, coleta de lixo e o sujeito inserido no discurso da violência. Esperamos corroborar com os estudos sobre educação em saúde com adolescentes, de forma que a metodologia com a valorização da subjetividade consiga ser reproduzida por outros pesquisadores.
id CRUZ_9ec40f2a863523c51e44f51bd06241fa
oai_identifier_str oai:www.arca.fiocruz.br:icict/34457
network_acronym_str CRUZ
network_name_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
repository_id_str 2135
spelling Souza, Kátia Ovídia José deVelloso, Marta Pimenta2019-07-28T14:18:49Z2019-07-28T14:18:49Z2010SOUZA, Kátia Ovídia José de. “Percepção de adolescentes de escolas públicas no município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial" 2010. 221 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34457Esta investigação visa um estudo qualitativo-descritivo, com o objetivo de: a) contribuir com uma prática metodológica com grupos de adolescentes a partir da valorização dasubjetividade, a escuta e o acolhimento do sujeito, como fio de Ariadne a Psicologia Analítica com a Pedagogia Simbólica Junguiana de Byington (2003) e a Educação pela Arte de Read (2001), com o exercício da criatividade e utilização de técnicas expressivas; b) descrever a percepção e construir, através da metodologia, junto com os adolescentes entre 12 a 19 anos de duas escolas públicas no Município do Rio de Janeiro, oficinas com o enfoque sobre a relação entre saúde pública, ambiente (espaço e rede sociais) e cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas no Município do Rio de Janeiro entre fevereiro e junho de 2009, com 153 adolescentes que responderam o questionário semi- estruturado (1ª. Fase da pesquisa), dos quais 52 participaram das oficinas (2ª. Fase da pesquisa). A partir de uma análise qualitativa temática, os adolescentes apresentam dificuldades de entrar em contato com o universo da subjetividade, e utilizam couraças frente às necessidades de convívio com um ambiente com dificuldades de tratamento de esgoto, coleta de lixo e o sujeito inserido no discurso da violência. Esperamos corroborar com os estudos sobre educação em saúde com adolescentes, de forma que a metodologia com a valorização da subjetividade consiga ser reproduzida por outros pesquisadores.This research aims at a qualitative descriptive study, aiming to: a) contribute to a methodological practice with groups of teenagers from the appreciation of subjectivity, listening and host of the person, as Ariadne’s thread the Analytical psychology by Jung, Symbolic Pedagogy by Byington (2003) and Art Education by Read (2001), with the exercise of creativity and use of expressive techniques; b) describe the perception and build, through the methodology, along with teenagers between 12-19 years of two public schools in Rio de Janeiro, workshops with the focus on the relationship between public health, environment (space and social networking) and citizenship. The research was conducted in two schools in Rio de Janeiro between February and June 2009 with 153 adolescents who answered the semi- structured questionnaire (1st. phase of the research), of which 52 participated in the workshops (2nd. stage research). From a qualitative thematic analysis, adolescents having difficulties in contacting with the subjectivity, and they use an armor against their needs of living with a difficult environment without sewage treatment, garbage collection and the person in discourse of violence. We hope support studies on health education for adolescents, so that the methodology valorize of subjectivity can be reproduced by other researchers.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porSaúde pública e ambienteEducação e transformação socialSubjetividadeCraitividade e processo de criaçãoPsicologia analíticaPublic health and environmentEducation and social changeSubjectivityCreativity and creative processAnalytical psychologyPercepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocialAdolescents' perception of public schools in Rio de Janeiro on the interaction between health and environment in the psychosocial contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2010Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Fundação Oswaldo CruzFundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio AroucaMestrado AcadêmicoRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALve_Katia Ovidia_ENSP_2010.pdfve_Katia Ovidia_ENSP_2010.pdfapplication/pdf31424240https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34457/1/ve_Katia%20Ovidia_ENSP_2010.pdf2958984459963572694507e7982a436eMD51TEXTve_Katia Ovidia_ENSP_2010.pdf.txtve_Katia Ovidia_ENSP_2010.pdf.txtExtracted texttext/plain455380https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34457/2/ve_Katia%20Ovidia_ENSP_2010.pdf.txt23484c07e95a4ecef00f27aaa1309de1MD52icict/344572021-02-08 21:06:36.109oai:www.arca.fiocruz.br:icict/34457Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352021-02-09T00:06:36Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Adolescents' perception of public schools in Rio de Janeiro on the interaction between health and environment in the psychosocial context
title Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
spellingShingle Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
Souza, Kátia Ovídia José de
Saúde pública e ambiente
Educação e transformação social
Subjetividade
Craitividade e processo de criação
Psicologia analítica
Public health and environment
Education and social change
Subjectivity
Creativity and creative process
Analytical psychology
title_short Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
title_full Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
title_fullStr Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
title_full_unstemmed Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
title_sort Percepção de adolescentes de escolas públicas no Município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial
author Souza, Kátia Ovídia José de
author_facet Souza, Kátia Ovídia José de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kátia Ovídia José de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Velloso, Marta Pimenta
contributor_str_mv Velloso, Marta Pimenta
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Saúde pública e ambiente
Educação e transformação social
Subjetividade
Craitividade e processo de criação
Psicologia analítica
topic Saúde pública e ambiente
Educação e transformação social
Subjetividade
Craitividade e processo de criação
Psicologia analítica
Public health and environment
Education and social change
Subjectivity
Creativity and creative process
Analytical psychology
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv Public health and environment
Education and social change
Subjectivity
Creativity and creative process
Analytical psychology
description Esta investigação visa um estudo qualitativo-descritivo, com o objetivo de: a) contribuir com uma prática metodológica com grupos de adolescentes a partir da valorização dasubjetividade, a escuta e o acolhimento do sujeito, como fio de Ariadne a Psicologia Analítica com a Pedagogia Simbólica Junguiana de Byington (2003) e a Educação pela Arte de Read (2001), com o exercício da criatividade e utilização de técnicas expressivas; b) descrever a percepção e construir, através da metodologia, junto com os adolescentes entre 12 a 19 anos de duas escolas públicas no Município do Rio de Janeiro, oficinas com o enfoque sobre a relação entre saúde pública, ambiente (espaço e rede sociais) e cidadania. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas no Município do Rio de Janeiro entre fevereiro e junho de 2009, com 153 adolescentes que responderam o questionário semi- estruturado (1ª. Fase da pesquisa), dos quais 52 participaram das oficinas (2ª. Fase da pesquisa). A partir de uma análise qualitativa temática, os adolescentes apresentam dificuldades de entrar em contato com o universo da subjetividade, e utilizam couraças frente às necessidades de convívio com um ambiente com dificuldades de tratamento de esgoto, coleta de lixo e o sujeito inserido no discurso da violência. Esperamos corroborar com os estudos sobre educação em saúde com adolescentes, de forma que a metodologia com a valorização da subjetividade consiga ser reproduzida por outros pesquisadores.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-28T14:18:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-28T14:18:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Kátia Ovídia José de. “Percepção de adolescentes de escolas públicas no município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial" 2010. 221 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34457
identifier_str_mv SOUZA, Kátia Ovídia José de. “Percepção de adolescentes de escolas públicas no município do Rio de Janeiro sobre a interação entre saúde e ambiente no contexto psicossocial" 2010. 221 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010.
url https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
collection Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34457/1/ve_Katia%20Ovidia_ENSP_2010.pdf
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34457/2/ve_Katia%20Ovidia_ENSP_2010.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2958984459963572694507e7982a436e
23484c07e95a4ecef00f27aaa1309de1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.arca@fiocruz.br
_version_ 1798324886171549696