Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385 |
Resumo: | Este estudo analisa os processos (modelos e práticas) de avaliação da aprendizagem na Escola Técnica do SUS- ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul e que tem como missão a formação e qualificação de trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram utilizadas as seguintes fontes de informação: a) projetos dos cursos técnicos (Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico em Hemoterapia); b) planos de ensino ou programas das disciplinas; c) instrumentos de avaliação utilizados pelos professores; d) questionário; e) entrevistas semi-estruturadas. O objetivo desse estudo é refletir sobre os processos de avaliação praticados na ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, considerando os relatos dos professores acerca dessas práticas avaliativas, a coerência desses relatos com os planos de ensino ou programas das disciplinas e os projetos dos cursos técnicos, tendo em vista alguns modelos (formativo e tradicional) de avaliação trabalhados por teóricos da educação. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a ETSUS Profª Ena de Araújo Galvão está passando por um processo de transição quanto ao modelo de avaliação da aprendizagem praticado. |
id |
CRUZ_a2f5ed75eaff9057f2aa0733ecb9a0c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2385 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Moraes, Sílvia Helena Mendonça deSantos, Gideon Borges dosMoreira, Carlos Otávio FiúzaRibeiro, Eliana Claúdia OteroOliveira, SimoneOliveira, Rosely Magalhães deVale, Lilian doMoreira, Carlos Otávio Fiúza2011-05-04T12:36:22Z2011-05-04T12:36:22Z2009MORAES, Sílvia Helena Mendonça de. Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.BR526.1; R614.07, M827ahttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385Este estudo analisa os processos (modelos e práticas) de avaliação da aprendizagem na Escola Técnica do SUS- ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul e que tem como missão a formação e qualificação de trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram utilizadas as seguintes fontes de informação: a) projetos dos cursos técnicos (Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico em Hemoterapia); b) planos de ensino ou programas das disciplinas; c) instrumentos de avaliação utilizados pelos professores; d) questionário; e) entrevistas semi-estruturadas. O objetivo desse estudo é refletir sobre os processos de avaliação praticados na ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, considerando os relatos dos professores acerca dessas práticas avaliativas, a coerência desses relatos com os planos de ensino ou programas das disciplinas e os projetos dos cursos técnicos, tendo em vista alguns modelos (formativo e tradicional) de avaliação trabalhados por teóricos da educação. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a ETSUS Profª Ena de Araújo Galvão está passando por um processo de transição quanto ao modelo de avaliação da aprendizagem praticado.This study analyses the records (samples and practices) of learning assessment at Escola Tecnica do SUS – ETSUS “Prof . Ena de Araujo Galvao”, an institution linked to the Health Department of Mato Grosso do Sul that has as its mission the training and qualification of workers from the intermediate level of the Sistema Único de Saude (SUS). The following sources of information were used for this study: a) records from these technical courses (Nursing technician, Dental Hygienist technician, Radiology technician, Hemotherapy technician ); b) teaching plans or the program of the subjects studied; c) instruments used by the teachers to assess the students; d) questionnaires; e) semi-structured interviews. This study intended to reflect upon the assessment methods applied at ETSUS “Prof Ena de Araujo Galvao”, taking into consideration the reports from the teachers about these methods, the consistency of these reports in relation to the teaching plans or program of the subjects and the records from the technical courses, having in mind some records samples (formative and traditional) of assessment used by theoreticians of education. Based on the results obtained, it was possible to realize that ETSUS “Prof. Ena de Araujo Galvao” is going through a process of transition regarding the method of learning assessment applied.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porAvaliação da AprendizagemEducação ProfissionalAvaliação FormativaEscola Técnica do SUSLearning AssessmentProfessional EducationFormative AssessmentEscola Tecnica do SUSAvaliaçãoEducação ProfissionalizanteEscolas de Saúde PúblicaSistema Único de SaúdeAvaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo GalvãoAssessment of learning in professional education: a study of the technical school SUS Prof. Ena de Araujo Galvãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.MestreRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZORIGINALENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdfENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdfapplication/pdf933233https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf38de5569c83f957a3ca1b14a192ae077MD51TEXTENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdf.txtENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdf.txtExtracted texttext/plain287115https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf.txtd5f2114ebec4a8425a91d03e4ee2465aMD54THUMBNAILENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdf.jpgENSP_Dissertação_Moraes_Sílvia_Helena_Mendonça_de.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf.jpg8419c84c94669a219abaeefd7141eea6MD53icict/23852023-01-19 14:40:42.352oai:www.arca.fiocruz.br:icict/2385Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352023-01-19T17:40:42Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Assessment of learning in professional education: a study of the technical school SUS Prof. Ena de Araujo Galvão |
title |
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão Moraes, Sílvia Helena Mendonça de Avaliação da Aprendizagem Educação Profissional Avaliação Formativa Escola Técnica do SUS Learning Assessment Professional Education Formative Assessment Escola Tecnica do SUS Avaliação Educação Profissionalizante Escolas de Saúde Pública Sistema Único de Saúde |
title_short |
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão |
title_full |
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão |
author |
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de |
author_facet |
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.pt_BR.fl_str_mv |
Santos, Gideon Borges dos |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza Ribeiro, Eliana Claúdia Otero Oliveira, Simone Oliveira, Rosely Magalhães de Vale, Lilian do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza |
contributor_str_mv |
Moreira, Carlos Otávio Fiúza |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem Educação Profissional Avaliação Formativa Escola Técnica do SUS |
topic |
Avaliação da Aprendizagem Educação Profissional Avaliação Formativa Escola Técnica do SUS Learning Assessment Professional Education Formative Assessment Escola Tecnica do SUS Avaliação Educação Profissionalizante Escolas de Saúde Pública Sistema Único de Saúde |
dc.subject.en.none.fl_str_mv |
Learning Assessment Professional Education Formative Assessment Escola Tecnica do SUS |
dc.subject.decs.none.fl_str_mv |
Avaliação Educação Profissionalizante Escolas de Saúde Pública Sistema Único de Saúde |
description |
Este estudo analisa os processos (modelos e práticas) de avaliação da aprendizagem na Escola Técnica do SUS- ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, uma instituição vinculada à Secretaria de Saúde do estado de Mato Grosso do Sul e que tem como missão a formação e qualificação de trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram utilizadas as seguintes fontes de informação: a) projetos dos cursos técnicos (Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico em Hemoterapia); b) planos de ensino ou programas das disciplinas; c) instrumentos de avaliação utilizados pelos professores; d) questionário; e) entrevistas semi-estruturadas. O objetivo desse estudo é refletir sobre os processos de avaliação praticados na ETSUS Profª. Ena de Araújo Galvão, considerando os relatos dos professores acerca dessas práticas avaliativas, a coerência desses relatos com os planos de ensino ou programas das disciplinas e os projetos dos cursos técnicos, tendo em vista alguns modelos (formativo e tradicional) de avaliação trabalhados por teóricos da educação. Pelos resultados obtidos, pode-se considerar que a ETSUS Profª Ena de Araújo Galvão está passando por um processo de transição quanto ao modelo de avaliação da aprendizagem praticado. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-04T12:36:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-04T12:36:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAES, Sílvia Helena Mendonça de. Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
BR526.1; R614.07, M827a |
identifier_str_mv |
MORAES, Sílvia Helena Mendonça de. Avaliação da aprendizagem na educação profissional: um estudo da escola técnica do SUS Profa. Ena de Araújo Galvão. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. BR526.1; R614.07, M827a |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/1/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/4/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/2385/3/ENSP_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Moraes_S%c3%adlvia_Helena_Mendon%c3%a7a_de.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38de5569c83f957a3ca1b14a192ae077 d5f2114ebec4a8425a91d03e4ee2465a 8419c84c94669a219abaeefd7141eea6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324725475180544 |