Programa de melhoria do acesso e da qualidade: ferramenta norteadora para as equipes de saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Sidney Feitoza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Cristiana Passos de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/38527
Resumo: A atenção básica é considerada a principal porta de entrada do SUS. Este modelo define um papel estratégico para as Equipes de Saúde da Família (ESF) resolutivo e ordenador do cuidado aos demais níveis. A criação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) busca institucionalizar a avaliação com intuito de nivelar o padrão de qualidade das ESF. O estudo teve por objetivo avaliar como os resultados do PMAQ, estão sendo utilizados pelas Equipes de Saúde da Família no município de Esperança/PB. Trata-se de um estudo de caso avaliativo com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido em um município de pequeno porte na Paraíba. A população do estudo foram as onze ESF participantes do PMAQ/AB. A pesquisa foi composta por dados primários e secundários. Sendo que os dados primários foram obtidos através da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturada. Os dados secundários foram coletados através do banco de dados do 2º ciclo PMAQ/AB e através de análise documental. Os resultados apontam para uma priorização do monitoramento de indicadores em suas rotinas de trabalho, porém revelam que a utilização das informações produzidas tanto na avaliação de indicadores, como as que constam nos relatórios de avaliação dos resultados PMAQ/AB, ainda são pouco exploradas pelas ESF participantes neste estudo. O PMAQ/AB encontra-se no seu terceiro ciclo e verifica-se ainda, limitações por parte dos profissionais em acessar e utilizar informações disponibilizadas pelo programa, como também em implementar a prática da avaliação em saúde, em seus processos de trabalho.
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Trata-se de um estudo de caso avaliativo com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido em um município de pequeno porte na Paraíba. A população do estudo foram as onze ESF participantes do PMAQ/AB. A pesquisa foi composta por dados primários e secundários. Sendo que os dados primários foram obtidos através da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturada. Os dados secundários foram coletados através do banco de dados do 2º ciclo PMAQ/AB e através de análise documental. Os resultados apontam para uma priorização do monitoramento de indicadores em suas rotinas de trabalho, porém revelam que a utilização das informações produzidas tanto na avaliação de indicadores, como as que constam nos relatórios de avaliação dos resultados PMAQ/AB, ainda são pouco exploradas pelas ESF participantes neste estudo. 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