Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35851 |
Resumo: | O debate sobre mudança institucional no sistema público de saúde no Brasil tem dispensado pouca atenção à inovação organizacional nas Unidades Hospitalares (UHs). Recorrendo às abordagens da inovação e da informação incompleta na análise econômica, este artigo analisa os dados de uma amostra de conveniência contendo dez relatórios da Acreditação Hospitalar, para confirmar a dinâmica das relações entre a efetividade de normas, rotinas e protocolos, o treinamento de pessoal e a qualidade do serviço nas UHs. Como contribuição teórica, o modelo formulado analisa a relação entre a inovação organizacional, a qualidade do serviço prestado na UH, a expansão da UH e o desenvolvimento do mercado de serviços de saúde. O resultado do modelo é que o efeito da inovação organizacional na qualidade do serviço em UHs de referência é maior do que o efeito dos esforços de treinamento. |
id |
CRUZ_e27b1cef601f00b92672ae480d20a4b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.arca.fiocruz.br:icict/35851 |
network_acronym_str |
CRUZ |
network_name_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
repository_id_str |
2135 |
spelling |
Jorge, Marcelino JoséCarvalho, Frederico A. deMedeiros, Renata de Oliveira2019-09-24T15:10:54Z2019-09-24T15:10:54Z2013JORGE, Marcelino José; CARVALHO, Frederico A. de; MEDEIROS, Renata de Oliveira. Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 2, p. 327-356, mar./abr. 2013.0034-7612https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3585110.1590/S0034-761220130002000031982-3134O debate sobre mudança institucional no sistema público de saúde no Brasil tem dispensado pouca atenção à inovação organizacional nas Unidades Hospitalares (UHs). Recorrendo às abordagens da inovação e da informação incompleta na análise econômica, este artigo analisa os dados de uma amostra de conveniência contendo dez relatórios da Acreditação Hospitalar, para confirmar a dinâmica das relações entre a efetividade de normas, rotinas e protocolos, o treinamento de pessoal e a qualidade do serviço nas UHs. Como contribuição teórica, o modelo formulado analisa a relação entre a inovação organizacional, a qualidade do serviço prestado na UH, a expansão da UH e o desenvolvimento do mercado de serviços de saúde. O resultado do modelo é que o efeito da inovação organizacional na qualidade do serviço em UHs de referência é maior do que o efeito dos esforços de treinamento.Recent debate on institutional change in the Brazilian public health system pays little attention to organizational innovation in Hospital Units (HUs). Calling upon the analytical framework proposed by Economic Analysis to investigate asymmetric information and innovation, this paper analyzes the connections among effectiveness of rules, routines and protocols, staff training, and service quality in HUs with the help of statistical analysis of Hospital Accreditation reports. The convenience sample consisted of ten reports containing perceived assessment data. As a theoretical contribution, the proposed model analyzes the dynamic relationship between organizational innovation, service quality and growth in HU and development of the market for healthcare services. Empirical findings show that the effect of organizational innovation in Referral Hospital Units is stronger than the effect of staff training.El debate acerca del cambio institucional en el sistema público de salud en Brasil ha concedido muy poca atención a la innovación organizacional en Unidades Hospitalarias (UHs). Utilizando la óptica del Análisis Económico cuanto a la innovación y a la información incompleta, este trabajo investiga datos originados de una muestra de conveniencia con diez relatos sobre Acreditación Hospitalaria para confirmar la existencia de relaciones entre la calidad de los servicios prestados por UHs, de un lado, y la efectividad de normas, rutinas y protocolos y la formación del personal, de otro lado. En términos teóricos el modelo propuesto contribuye al análisis de la relación entre innovación organizacional, calidad de servicios, crecimiento de UHs y desarrollo del mercado de servicios de salud. Más específicamente, resulta del modelo que el impacto de la innovación organizacional sobre la calidad de los servicios es más fuerte que el efecto de la formación del personal.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Laboratório de Pesquisa em Economia das Organizações de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Laboratório de Pesquisa em Economia das Organizações de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.engFundacao Getulio VargasOrganização internaEsforço de inovação organizacionalTreinamento de pessoalQualidade do serviçoAcreditação hospitalarInternal organization of hospitalsOrganizational innovationStaff trainingService qualityAccreditation standards for hospitalsOrganización internaEsfuerzo de innovación organizacionalFormación del personalCalidad de serviciosAcreditación hospitalariaEsforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalaresEsfuerzos de innovación organizacional y calidad de los servicios: una investigación empírica sobre unidades hospitalariasOrganizational innovation and service quality: an empirical analysis on hospital unitsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35851/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINALve_Jorge_Marcelino_etal_INI_2013.pdfve_Jorge_Marcelino_etal_INI_2013.pdfapplication/pdf1100997https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35851/2/ve_Jorge_Marcelino_etal_INI_2013.pdf03ad74ff631f83750d0bc0a2640b1cd1MD52TEXTve_Jorge_Marcelino_etal_INI_2013.pdf.txtve_Jorge_Marcelino_etal_INI_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain85975https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35851/3/ve_Jorge_Marcelino_etal_INI_2013.pdf.txt05fd3af287b880e5e4e0e060801d6c20MD53icict/358512019-09-25 02:03:08.717oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352019-09-25T05:03:08Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Esfuerzos de innovación organizacional y calidad de los servicios: una investigación empírica sobre unidades hospitalarias Organizational innovation and service quality: an empirical analysis on hospital units |
title |
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares |
spellingShingle |
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares Jorge, Marcelino José Organização interna Esforço de inovação organizacional Treinamento de pessoal Qualidade do serviço Acreditação hospitalar Internal organization of hospitals Organizational innovation Staff training Service quality Accreditation standards for hospitals Organización interna Esfuerzo de innovación organizacional Formación del personal Calidad de servicios Acreditación hospitalaria |
title_short |
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares |
title_full |
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares |
title_fullStr |
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares |
title_full_unstemmed |
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares |
title_sort |
Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares |
author |
Jorge, Marcelino José |
author_facet |
Jorge, Marcelino José Carvalho, Frederico A. de Medeiros, Renata de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Frederico A. de Medeiros, Renata de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Marcelino José Carvalho, Frederico A. de Medeiros, Renata de Oliveira |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Organização interna Esforço de inovação organizacional Treinamento de pessoal Qualidade do serviço Acreditação hospitalar |
topic |
Organização interna Esforço de inovação organizacional Treinamento de pessoal Qualidade do serviço Acreditação hospitalar Internal organization of hospitals Organizational innovation Staff training Service quality Accreditation standards for hospitals Organización interna Esfuerzo de innovación organizacional Formación del personal Calidad de servicios Acreditación hospitalaria |
dc.subject.en.pt_BR.fl_str_mv |
Internal organization of hospitals Organizational innovation Staff training Service quality Accreditation standards for hospitals |
dc.subject.es.pt_BR.fl_str_mv |
Organización interna Esfuerzo de innovación organizacional Formación del personal Calidad de servicios Acreditación hospitalaria |
description |
O debate sobre mudança institucional no sistema público de saúde no Brasil tem dispensado pouca atenção à inovação organizacional nas Unidades Hospitalares (UHs). Recorrendo às abordagens da inovação e da informação incompleta na análise econômica, este artigo analisa os dados de uma amostra de conveniência contendo dez relatórios da Acreditação Hospitalar, para confirmar a dinâmica das relações entre a efetividade de normas, rotinas e protocolos, o treinamento de pessoal e a qualidade do serviço nas UHs. Como contribuição teórica, o modelo formulado analisa a relação entre a inovação organizacional, a qualidade do serviço prestado na UH, a expansão da UH e o desenvolvimento do mercado de serviços de saúde. O resultado do modelo é que o efeito da inovação organizacional na qualidade do serviço em UHs de referência é maior do que o efeito dos esforços de treinamento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-24T15:10:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-24T15:10:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JORGE, Marcelino José; CARVALHO, Frederico A. de; MEDEIROS, Renata de Oliveira. Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 2, p. 327-356, mar./abr. 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35851 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7612 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-76122013000200003 |
dc.identifier.eissn.none.fl_str_mv |
1982-3134 |
identifier_str_mv |
JORGE, Marcelino José; CARVALHO, Frederico A. de; MEDEIROS, Renata de Oliveira. Esforços de inovação organizacional e qualidade do serviço: um estudo empírico sobre unidades hospitalares. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 2, p. 327-356, mar./abr. 2013. 0034-7612 10.1590/S0034-76122013000200003 1982-3134 |
url |
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/35851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundacao Getulio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundacao Getulio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) instacron:FIOCRUZ |
instname_str |
Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
instacron_str |
FIOCRUZ |
institution |
FIOCRUZ |
reponame_str |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
collection |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35851/1/license.txt https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35851/2/ve_Jorge_Marcelino_etal_INI_2013.pdf https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/35851/3/ve_Jorge_Marcelino_etal_INI_2013.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 03ad74ff631f83750d0bc0a2640b1cd1 05fd3af287b880e5e4e0e060801d6c20 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio.arca@fiocruz.br |
_version_ |
1798324801660518400 |