Me senti lá dentro da floresta: um estudo com o público do espetáculo infantil Curumim quer música! em um museu de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamilton, Wanda Susana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/48621
Resumo: Esta pesquisa analisa o potencial do teatro no contexto da divulgação científica, a partir de um estudo com o público do espetáculo para crianças Curumim quer música!, que integra a programação permanente do Museu da Vida/Fiocruz. Buscando compreender o fenômeno de forma múltipla e transdisciplinar, os marcos teóricos que embasam este trabalho provêm tanto do campo da divulgação científica quanto de estudos na área de teatro. Partimos da perspectiva de que a participação e a cocriação fundamentam a relação dialógica que se estabelece entre o espectador e o espetáculo, configurando o teatro como um modo particular de engajamento. Este entendimento encontra paralelo no modelo de engajamento público na ciência originado do campo da divulgação científica. Assentada em metodologia qualitativa, a pesquisa utiliza três instrumentos de coleta de dados para construir seu corpus, composto por oito fichas de observação da dinâmica das apresentações teatrais, 19 desenhos e respectivas entrevistas com crianças de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental que, em visita escolar, participaram da pesquisa. A partir desse conjunto de dados, analisamos a participação dos espectadores no jogo teatral, se e como estabeleceram uma relação de apropriação com o espetáculo e, finalmente, de que forma as crianças se conectaram com a questão ambiental sugerida pelo espetáculo a partir do repertório de conhecimentos que trazem consigo. Constatamos que a participação no espetáculo foi valorizada pelas crianças e que a adesão ao jogo teatral se expressou de forma variada. Verificamos que os espectadores se apropriaram do espetáculo teatral, articulando e interpretando o conjunto complexo de signos oriundos da narrativa teatral com base em suas experiências, criando concepções estéticas próprias e inesperadas a partir dos estímulos proporcionados pela encenação teatral. Finalmente, mostramos que a peça estimulou as crianças a refletir sobre a questão ambiental, reforçando que o potencial dialógico do teatro o aproxima de uma concepção de divulgação científica que valoriza o engajamento do público e a reflexão crítica sobre a ciência. De forma mais ampla, esta pesquisa pretende contribuir no debate a respeito do papel do teatro no contexto da divulgação científica, fornecer subsídios para a criação de protocolos de investigação e gerar conhecimento para os profissionais da área de divulgação científica.
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Partimos da perspectiva de que a participação e a cocriação fundamentam a relação dialógica que se estabelece entre o espectador e o espetáculo, configurando o teatro como um modo particular de engajamento. Este entendimento encontra paralelo no modelo de engajamento público na ciência originado do campo da divulgação científica. Assentada em metodologia qualitativa, a pesquisa utiliza três instrumentos de coleta de dados para construir seu corpus, composto por oito fichas de observação da dinâmica das apresentações teatrais, 19 desenhos e respectivas entrevistas com crianças de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental que, em visita escolar, participaram da pesquisa. A partir desse conjunto de dados, analisamos a participação dos espectadores no jogo teatral, se e como estabeleceram uma relação de apropriação com o espetáculo e, finalmente, de que forma as crianças se conectaram com a questão ambiental sugerida pelo espetáculo a partir do repertório de conhecimentos que trazem consigo. 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De forma mais ampla, esta pesquisa pretende contribuir no debate a respeito do papel do teatro no contexto da divulgação científica, fornecer subsídios para a criação de protocolos de investigação e gerar conhecimento para os profissionais da área de divulgação científica.This study analyzes the potential of theater in the context of science communication, based on an audience study of the children's play Curumim que música!, which is part of Fiocruz Museum of Life\2019s permanent programming. Since the research seeks to understand the phenomenon in a multiple and transdisciplinary way, the theoretical frameworks supporting it come from both the field of science communication and theater studies. Our underlying premise is that participation and co-creation underlie the dialogical relationship between the spectator and the spectacle, which makes theater a particular mode of engagement. Such understanding finds a parallel in the public engagement with science model originating from the field of science communication. Employing qualitative methodology, the research uses three different data collection instruments. These include eight observation sheets of theatrical performances, as well as nineteen drawings and corresponding interviews with second and third graders who, during school visits, took part in the research. Based on the collected data, we analyzed how viewers took part in the theatrical game; how they took ownership of the show; and, finally, how they engaged with the environmental issue as presented by the play, based on their previous knowledge on the subject. We found that participants valued taking part of the show, expressing engagement in the theatrical game in a variety of ways. We also found that the spectators articulated and interpreted the theatrical narrative\2019s complex set of signs based on their own experiences. They created their own and unexpected aesthetic conceptions from the stimuli provided by theatrical staging. Finally, we found that the play encouraged students to reflect on the environmental issue. Such findings suggest that the theater\2019s dialogical potential makes it akin to a science communication model that values both public engagement and critical reflection on science. More broadly, this research aims to contribute to debates about the role of theater in the context of scientific communication, as well as to provide subsidies for creating research protocols, and to generate knowledge for professionals working with science communication.CAPESFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porDivulgação CientíficaEngajamento Público na CiênciaTeatroMuseu da VidaScience CommunicationPublic Engagement with ScienceTheaterMuseum of LifeComunicação e Divulgação CientíficaMuseusExposições CientíficasArteMe senti lá dentro da floresta: um estudo com o público do espetáculo infantil Curumim quer música! em um museu de ciênciasIt felt like I was in the forest: an audience study of the children's play Curumim quer música! in a science museuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2021Casa de Oswaldo CruzFundação Oswaldo CruzRio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txttext/plain1748https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48621/1/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD51ORIGINAL000245427.pdfapplication/pdf2621978https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48621/2/000245427.pdf7413475290429d48e5b23141d81197e5MD52TEXT000245427.pdf.txt000245427.pdf.txtExtracted texttext/plain393966https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/48621/3/000245427.pdf.txte1b2069e140f06058a3a13b08fce2704MD53icict/486212022-03-24 15:31:44.169oai:www.arca.fiocruz.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.arca.fiocruz.br/oai/requestrepositorio.arca@fiocruz.bropendoar:21352022-03-24T18:31:44Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
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