A experiência museal dos idosos no Museu da Vida: acessibilidade, interação e diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Denyse Amorim de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)
Texto Completo: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/40098
Resumo: O presente estudo analisa a experiência de visitação de idosos a duas exposições com diferentes propostas expográficas,“Oceanos” e “Oswaldo Cruz -Carlos Chagas” no Museu da Vida/COC/ Fiocruz. Os idosos não costumam frequentar museus como tem sido constatado em diversas pesquisas e, portanto, constituem-se como um público potencial para estas instituições. O objetivo desta pesquisa foi compreender quais fatoresinfluenciam a experiência museal, considerando três aspectos principais:o contexto físico das exposições, as interações sociais e o contexto pessoal dos visitantes.Para sua realização foi utilizadoum questionário semiestruturado autoaplicado, buscando investigar o contexto pessoal dos participantes e suas percepções sobre vários aspectos das exposições. Além disso, foram também realizadas gravações de vídeo para registrar as interações sociais dos visitantes e com os elementos expositivos, incluindo os aspectos de acessibilidade física e afetiva. Os dados coletados nos questionários foram analisados estatisticamente e as respostas às questões abertas foram analisadas qualitativamente e categorizadas de acordo com o conteúdo expresso. Os arquivos de vídeo foram analisados com o software de análise qualiquantitativa online Dedoose®, utilizando códigos específicos de classificação.Os resultados apontaram que embora houvesse algumas questões relacionadas à acessibilidade das exposições e do deslocamento no museu, a maioria dos participantes declarou-se muito satisfeito com a experiência global da visita para ambas as exposições. A análise qualitativa das respostas às questões abertas do questionário revelou predominância da categoria afetiva e envolveu manifestações de emoções que foram em sua totalidade positivas como surpresa, apreciação estética, alegria, satisfação etc. A emoção parece ser o amálgama, o elemento aglutinador da experiência museal positiva para os idosos pesquisados, independente de não haver sido desenvolvida uma programação específica para eles.A interação social com os mediadores/educadores durante a visitação, principalmente quando relacionadas a situações de engajamento mental, mostrouse primordial para conectar os conteúdos expositivos com a vivência dos visitantes desses grupos, permitindo que refletissem sobre os mesmos e incluindo aqueles com baixa escolaridade.A construção de sentidos por meio de associações entre o conteúdo das exposições e as experiências prévias dos visitantes foi o indicador de engajamento mental registrado com maior frequência, seguida pela leitura de painéis, etiquetas e outros materiais impressos, a formulação de questões, a observação de objetos e atitudes contemplativas. Os resultados corroboram com a ideia de que aprendizagem ao longo da vida, que engloba ações centradas no sujeito, independentes do tempo e do espaço, pode ocorrer e ser favorecida dentro de um ambiente de educação não formal, como museus. Por fim, ressalta-se que os museus de ciência, para além de locais de lazer, de socialização, podem contribuir com saberes e reflexões sobre as questões científicas, para faixa de idade mais alta, dentro da perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.
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O objetivo desta pesquisa foi compreender quais fatoresinfluenciam a experiência museal, considerando três aspectos principais:o contexto físico das exposições, as interações sociais e o contexto pessoal dos visitantes.Para sua realização foi utilizadoum questionário semiestruturado autoaplicado, buscando investigar o contexto pessoal dos participantes e suas percepções sobre vários aspectos das exposições. Além disso, foram também realizadas gravações de vídeo para registrar as interações sociais dos visitantes e com os elementos expositivos, incluindo os aspectos de acessibilidade física e afetiva. Os dados coletados nos questionários foram analisados estatisticamente e as respostas às questões abertas foram analisadas qualitativamente e categorizadas de acordo com o conteúdo expresso. Os arquivos de vídeo foram analisados com o software de análise qualiquantitativa online Dedoose®, utilizando códigos específicos de classificação.Os resultados apontaram que embora houvesse algumas questões relacionadas à acessibilidade das exposições e do deslocamento no museu, a maioria dos participantes declarou-se muito satisfeito com a experiência global da visita para ambas as exposições. A análise qualitativa das respostas às questões abertas do questionário revelou predominância da categoria afetiva e envolveu manifestações de emoções que foram em sua totalidade positivas como surpresa, apreciação estética, alegria, satisfação etc. A emoção parece ser o amálgama, o elemento aglutinador da experiência museal positiva para os idosos pesquisados, independente de não haver sido desenvolvida uma programação específica para eles.A interação social com os mediadores/educadores durante a visitação, principalmente quando relacionadas a situações de engajamento mental, mostrouse primordial para conectar os conteúdos expositivos com a vivência dos visitantes desses grupos, permitindo que refletissem sobre os mesmos e incluindo aqueles com baixa escolaridade.A construção de sentidos por meio de associações entre o conteúdo das exposições e as experiências prévias dos visitantes foi o indicador de engajamento mental registrado com maior frequência, seguida pela leitura de painéis, etiquetas e outros materiais impressos, a formulação de questões, a observação de objetos e atitudes contemplativas. Os resultados corroboram com a ideia de que aprendizagem ao longo da vida, que engloba ações centradas no sujeito, independentes do tempo e do espaço, pode ocorrer e ser favorecida dentro de um ambiente de educação não formal, como museus. Por fim, ressalta-se que os museus de ciência, para além de locais de lazer, de socialização, podem contribuir com saberes e reflexões sobre as questões científicas, para faixa de idade mais alta, dentro da perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.The present study analyzes the experience of visitation of the elderly to two exhibitions with different exposition proposals, "Oceanos" and "Oswaldo Cruz - Carlos Chagas" in the Museu da Vida / COC / Fiocruz. Older people do not usually go to museums as it’s been seen in various surveys and therefore constitute a potential audience for these institutions. The objective of this research was to understand what factors influence the museum experience, considering three main aspects: the physical context of the exhibitions, the social interactions and the personal context of the visitors. A self-administered semi-structured questionnaire was used to investigate the participants ' personal context and their perceptions about various aspects of the exhibitions. In addition, video recordings were also performed to record the social interactions of visitors and with the expository elements, including aspects of physical and affective accessibility. The data collected in the questionnaires were analyzed statistically and the answers to the open questions were analyzed qualitatively and categorized according to the content expressed. The video files were analyzed using Dedoose® online Quali-quantitative analysis Software, using specific classification codes. The results showed that although there were some issues related to the accessibility of exhibitions and displacement in the museum, most participants declared to be very satisfied with the overall experience of the visit for both exhibitions. The qualitative analysis of the answers to the open questions of the questionnaire revealed a predominance of the affective category and involved manifestations of emotions that were in their entirety positive as surprise, aesthetic appreciation, joy, satisfaction, etc. The emotion seems to be the amalgam, as the glue of the positive museum experience for the elderly surveyed, regardless of not having been developed a specific program for them. The social interaction with the mediators/educators during visitation, especially when related to situations of mental engagement, proved to be paramount to connect the expository contents with the experience of the visitors of these groups, allowing Reflecting on them and including those with low schooling. The construction of meanings through associations between the content of the exhibitions and the previous experiences of the visitors was the indicator of mental engagement registered more frequently, followed by the reading of panels, labels and other materials, the formulation of questions, the observation of contemplative objects and attitudes. The results corroborate the idea that lifelong learning, which encompasses actions centered on the subject, independent of time and space, can occur and be favored within a non-formal education environment, such as museums. Finally, it is emphasized that science museums, in addition to leisure, socialization, can contribute with knowledge and reflections on scientific issues, for a higher age range, within the perspective of lifelong learning.Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.porExperiência MusealIdososDivulgação CientíficaMuseusMuseum ExperienceElderlyScience CommunicationMuseumsIdosoComunicação e Divulgação CientíficaMuseusA experiência museal dos idosos no Museu da Vida: acessibilidade, interação e diálogoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo CruzMestrado AcadêmicoRio de Janeiro/RJPrograma de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82991https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40098/1/license.txt5a560609d32a3863062d77ff32785d58MD51ORIGINALdissertacao_denyse.pdfdissertacao_denyse.pdfapplication/pdf2655711https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40098/2/dissertacao_denyse.pdf5a70919e38f0ac5e6f548e7861e8afccMD52TEXTdissertacao_denyse.pdf.txtdissertacao_denyse.pdf.txtExtracted texttext/plain245890https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/40098/3/dissertacao_denyse.pdf.txtc3caf0673fbb455d4af256da03e511bfMD53icict/400982021-04-04 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