Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais do Museu Paulista (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/158483 |
Resumo: | A leitura no contexto específico dos museus tem sido objeto de debate entre os pesquisadores. Alguns autores defendem que os visitantes não leem nesses espaços ou que os textos são componentes periféricos das exposições. Estudos recentes, no entanto, ressaltaram o papel pedagógico e comunicativo dos textos, que podem contribuir para a aprendizagem do visitante. Neste estudo foram analisadas as visitas de cinco grupos de estudantes de escolas públicas, com entre 13 e 17 anos, a um museu de ciências do México. Os resultados sugerem que a leitura em um museu de ciência permite explorar e compreender o funcionamento de um módulo de exposição, além de apreender seu conteúdo científico, evidenciando que os textos cumprem uma função educacional relevante ao provocar reflexões, aprofundando nos temas e a socialização do conhecimento científico. |
id |
USP-37_3e606603c353387f56a4b9a5b990e928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/158483 |
network_acronym_str |
USP-37 |
network_name_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, MéxicoA study about adolescents reading and interactions during a visit in Universum Science Museum, MexicoMuseus de ciênciasLeitura em museusAdolescentesExperiência musealScience museumsReading in museumsTeenagersMuseum experienceA leitura no contexto específico dos museus tem sido objeto de debate entre os pesquisadores. Alguns autores defendem que os visitantes não leem nesses espaços ou que os textos são componentes periféricos das exposições. Estudos recentes, no entanto, ressaltaram o papel pedagógico e comunicativo dos textos, que podem contribuir para a aprendizagem do visitante. Neste estudo foram analisadas as visitas de cinco grupos de estudantes de escolas públicas, com entre 13 e 17 anos, a um museu de ciências do México. Os resultados sugerem que a leitura em um museu de ciência permite explorar e compreender o funcionamento de um módulo de exposição, além de apreender seu conteúdo científico, evidenciando que os textos cumprem uma função educacional relevante ao provocar reflexões, aprofundando nos temas e a socialização do conhecimento científico.Many researchers have discussed the practice of reading in the museum context, with some authors arguing that texts are peripheral components of the exhibitions or that visitors do not read in these spaces. On the other hand, recent studies have stressed the pedagogical and communicative role of texts, contributing to visitors’ learning. This exploratory and qualitative study examines the visit of five groups of public-school students aged from 13 to 17 years to a Science Museum in Mexico. The results suggest that, within this setting, reading helps exploring and understanding the functioning of an exhibition module, as well as understanding an exhibition scientific content. This fact indicates that texts fulfill a relevant educational function, provoking reflections, deepening themes, and socializing scientific knowledge.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2021-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/15848310.1590/1982-02672021v29e38Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-341982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/158483/174848Copyright (c) 2021 Jessica Norberto Rocha, Luisa Massarani, Lara Mucci Poenaru, Alanna Dahan Martins, Alba Patricia Macías-Nestorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Jessica NorbertoMassarani, LuisaPoenaru, Lara MucciMartins, Alanna DahanMacías-Nestor, Alba Patricia2021-12-14T10:55:03Zoai:revistas.usp.br:article/158483Revistahttp://anais.mp.usp.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||anaismp@usp.br1982-02670101-4714opendoar:2021-12-14T10:55:03Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México A study about adolescents reading and interactions during a visit in Universum Science Museum, Mexico |
title |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México |
spellingShingle |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México Rocha, Jessica Norberto Museus de ciências Leitura em museus Adolescentes Experiência museal Science museums Reading in museums Teenagers Museum experience |
title_short |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México |
title_full |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México |
title_fullStr |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México |
title_sort |
Um estudo sobre a leitura e a interação de adolescentes durante uma visita ao museu de ciências Universum, México |
author |
Rocha, Jessica Norberto |
author_facet |
Rocha, Jessica Norberto Massarani, Luisa Poenaru, Lara Mucci Martins, Alanna Dahan Macías-Nestor, Alba Patricia |
author_role |
author |
author2 |
Massarani, Luisa Poenaru, Lara Mucci Martins, Alanna Dahan Macías-Nestor, Alba Patricia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Jessica Norberto Massarani, Luisa Poenaru, Lara Mucci Martins, Alanna Dahan Macías-Nestor, Alba Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museus de ciências Leitura em museus Adolescentes Experiência museal Science museums Reading in museums Teenagers Museum experience |
topic |
Museus de ciências Leitura em museus Adolescentes Experiência museal Science museums Reading in museums Teenagers Museum experience |
description |
A leitura no contexto específico dos museus tem sido objeto de debate entre os pesquisadores. Alguns autores defendem que os visitantes não leem nesses espaços ou que os textos são componentes periféricos das exposições. Estudos recentes, no entanto, ressaltaram o papel pedagógico e comunicativo dos textos, que podem contribuir para a aprendizagem do visitante. Neste estudo foram analisadas as visitas de cinco grupos de estudantes de escolas públicas, com entre 13 e 17 anos, a um museu de ciências do México. Os resultados sugerem que a leitura em um museu de ciência permite explorar e compreender o funcionamento de um módulo de exposição, além de apreender seu conteúdo científico, evidenciando que os textos cumprem uma função educacional relevante ao provocar reflexões, aprofundando nos temas e a socialização do conhecimento científico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/158483 10.1590/1982-02672021v29e38 |
url |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/158483 |
identifier_str_mv |
10.1590/1982-02672021v29e38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/158483/174848 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Museu Paulista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 29 (2021); 1-34 1982-0267 0101-4714 reponame:Anais do Museu Paulista (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Anais do Museu Paulista (Online) |
collection |
Anais do Museu Paulista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Anais do Museu Paulista (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||anaismp@usp.br |
_version_ |
1800222817189363712 |