Movimentos e reflexões da educação permanente em saúde (EPS) no Distrito Federal: uma análise documental das práticas apresentadas na I Mostra de Experiências Inovadoras no SUS/DF
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA) |
Texto Completo: | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/52332 |
Resumo: | Pesquisa qualitativa documental, tipo estudo de caso, que apresenta como objetivo analisar como as ações de educação na saúde têm sido abordadas/vivenciadas/praticadas na SES/DF, a partir dos relatos apresentados na “I Mostra de Experiências Inovadoras no SUS - Distrito Federal”, realizada em 2017. Para a seleção dos relatos, foram realizadas leituras das 39 experiências contidas na categoria “Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde”, sendo selecionados 18 para leitura em profundidade. Os relatos foram analisados e categorizados a partir da literatura científica e dos pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS), sendo apresentados a partir dos seguintes tópicos: apresentação geral das ações educativas; público-alvo e abordagem profissional; abordagem metodológica; integração ensino-serviço; e avaliação e monitoramento das ações educativas. Predominaram relatos das regiões de saúde Central e Sudoeste, desenvolvidas em Unidades Ambulatoriais e Hospitalares, seguidas das Unidades Básicas de Saúde. As ações educativas foram em grande parte realizadas de forma multiprofissional, com predominância das categorias profissionais de enfermagem, medicina, odontologia, fisioterapia e serviço social. Ademais, foi possível identificar o movimento por parte dos formuladores destas ações, mesmo que de forma incipiente, para a inserção de elementos estruturantes da EPS, como: metodologias problematizadoras e participativas; diálogos interprofissionais; além de estratégias de monitoramento e avaliação, estas ainda pouco exploradas. Ressalta-se, entretanto, a necessidade de maior aprofundamento por estes atores sobre os conceitos e elementos metodológicos da EPS, de forma a potencializar as ações realizadas nos serviços de saúde. Ademais, visualiza-se a necessidade para a compreensão das potencialidades da Educação Permanente em Saúde como ação contínua e ativadora do processo de qualificação do trabalho considerando, assim, a tríade saúde, doença e cuidado. Por fim, destaca-se a potencialidade da I Mostra do DF como impulsionadora para o compartilhamento de saberes e experiências sobre EPS nos serviços de saúde do DF, recomendando-se sua continuidade de forma periódica. Sugere-se, ainda, maior inclusão de experiências e de participação dos trabalhadores, e maior detalhamento das experiências, a fim de valorizar as riquezas do trabalho no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal. |
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Ademais, foi possível identificar o movimento por parte dos formuladores destas ações, mesmo que de forma incipiente, para a inserção de elementos estruturantes da EPS, como: metodologias problematizadoras e participativas; diálogos interprofissionais; além de estratégias de monitoramento e avaliação, estas ainda pouco exploradas. Ressalta-se, entretanto, a necessidade de maior aprofundamento por estes atores sobre os conceitos e elementos metodológicos da EPS, de forma a potencializar as ações realizadas nos serviços de saúde. Ademais, visualiza-se a necessidade para a compreensão das potencialidades da Educação Permanente em Saúde como ação contínua e ativadora do processo de qualificação do trabalho considerando, assim, a tríade saúde, doença e cuidado. Por fim, destaca-se a potencialidade da I Mostra do DF como impulsionadora para o compartilhamento de saberes e experiências sobre EPS nos serviços de saúde do DF, recomendando-se sua continuidade de forma periódica. Sugere-se, ainda, maior inclusão de experiências e de participação dos trabalhadores, e maior detalhamento das experiências, a fim de valorizar as riquezas do trabalho no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal.Qualitative documentary research, case study type, which aims to analyze how health education actions have been approached / experienced / practiced in SES / DF, based on the reports presented in the “I Show of Innovative Experiences in SUS – Distrito Federal”. held in 2017. For the selection of the reports, readings were made of the 39 experiences contained in the category“ Management of Work and Health Education ”, and 18 reports were selected for indepth reading. The reports were analyzed and categorized from the scientific literature and the assumptions of Permanent Health Education (EPS), being presented from the following topics: general presentation of educational actions; target audience and professional approach; Methodological Approach; teaching-service integration; and evaluation monitoring of educational actions. Reports from the Central and Southwest health regions, developed in outpatient and hospital units, followed by the Basic Health Units predominated. The educational actions were largely carried out in a multidisciplinary manner, with predominance of the professional categories of nursing, medicine, dentistry, physiotherapy and social service. Moreover, it was possible to identify the movement by the formulators of these actions, even if incipiently, for the insertion of structuring elements of the EPS, such as: problematizing and participatory methodologies; interprofessional dialogues; besides monitoring and evaluation strategies, these are still little explored. However, it is emphasized the need for further deepening by these actors on the concepts and methodological elements of EPS, in order to enhance the actions performed in health services. Moreover, it is necessary to understand the potential of Permanent Education in Health as a continuous action and activator of the process of work qualification considering, thus, the triad health-disease and care. Finally, we highlight the potentiality of the I DF Show as a driver for the sharing of knowledge and experiences about EPS in the health services of the DF, and its continuity is recommended periodically. It is also suggested greater inclusion of experiences and participation of workers, and greater detailing of experiences, in order to value the riches of work of the Federal Health System of the Distrito Federal.Fundação Oswaldo Cruz. Escola Fiocruz de Governo. Brasília, DF, Brasil.porEducação permanente em saúdeTrabalho em saúdeSistema Único de SaúdePermanent health educationHealth workHealth Unic SystemEducação ContinuadaEducação em SaúdeSistema Único de SaúdeMovimentos e reflexões da educação permanente em saúde (EPS) no Distrito Federal: uma análise documental das práticas apresentadas na I Mostra de Experiências Inovadoras no SUS/DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-10-31Escola Fiocruz de GovernoFundação Oswaldo CruzBrasília/DFPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ (ARCA)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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