Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marturelli, Fernanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Letícia, Portes, Matheus
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3912
Resumo: Com o aumento da população mundial, aumenta-se por consequência o consumo e a geração de resíduos. As embalagens fazem parte de um terço do lixo doméstico e, no Brasil, apenas 3% destes resíduos são reciclados. Além disso, o Brasil enfrenta uma das maiores crises hídricas da história, e o consumo excessivo de água na produção de embalagens poderia ser evitado. Materiais como o plástico necessitam de muita água para serem produzidos e geram tanto lixo que vêm ameaçando os ecossistemas, e o papel detém um impacto menor na geração de resíduos, porém a produção devasta o meio ambiente e utiliza vinte vezes mais água na produção do que o plástico. Então para iniciar um ciclo reverso de restauração ambiental, novos materiais estão sendo estudados para substituir o plástico e o papel. E o material em estudo é a fécula de mandioca que, além de ser um recurso renovável, não agride o ambiente na processo de produção e nem no descarte por ser biodegradável. Este material é utilizado pela empresa Oka Biotecnologia, que produz embalagens biodegradáveis para diversos usos do ramo alimentício e que formou uma parceria com este projeto, tendo como propósito desenvolver uma linha de utensílios para alimentos em eventos com o menor impacto ambiental possível. Para isso foram realizadas diversas pesquisas dos conceitos de sustentabilidade na economia e no design, de embalagens e suas definições que definiram a situação problema, segmentando novas pesquisas sobre consumo, "tableware", "finger foods" e "food design" que direcionaram para uma possível solução e, enfim, análises de produtos similares e de públicos alvo diretos e indiretos que definiram os requisitos e conceitos que formaram a Linha Aracê, sustentável, versátil e conterrânea.
id CUB_00f0799da8af2293dcc120ab0081e46b
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3912
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandiocaFécula de mandiocaUtensílios para eventosTablewareFood designCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCom o aumento da população mundial, aumenta-se por consequência o consumo e a geração de resíduos. As embalagens fazem parte de um terço do lixo doméstico e, no Brasil, apenas 3% destes resíduos são reciclados. Além disso, o Brasil enfrenta uma das maiores crises hídricas da história, e o consumo excessivo de água na produção de embalagens poderia ser evitado. Materiais como o plástico necessitam de muita água para serem produzidos e geram tanto lixo que vêm ameaçando os ecossistemas, e o papel detém um impacto menor na geração de resíduos, porém a produção devasta o meio ambiente e utiliza vinte vezes mais água na produção do que o plástico. Então para iniciar um ciclo reverso de restauração ambiental, novos materiais estão sendo estudados para substituir o plástico e o papel. E o material em estudo é a fécula de mandioca que, além de ser um recurso renovável, não agride o ambiente na processo de produção e nem no descarte por ser biodegradável. Este material é utilizado pela empresa Oka Biotecnologia, que produz embalagens biodegradáveis para diversos usos do ramo alimentício e que formou uma parceria com este projeto, tendo como propósito desenvolver uma linha de utensílios para alimentos em eventos com o menor impacto ambiental possível. Para isso foram realizadas diversas pesquisas dos conceitos de sustentabilidade na economia e no design, de embalagens e suas definições que definiram a situação problema, segmentando novas pesquisas sobre consumo, "tableware", "finger foods" e "food design" que direcionaram para uma possível solução e, enfim, análises de produtos similares e de públicos alvo diretos e indiretos que definiram os requisitos e conceitos que formaram a Linha Aracê, sustentável, versátil e conterrânea.Universidade PositivoBrasilDesign de ProdutoUPOliveira, AlexandreMarturelli, FernandaVieira, LetíciaPortes, Matheus2022-06-15T18:12:08Z20222022-06-15T18:12:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2022-06-15T18:13:39Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3912Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2022-06-15T18:13:39Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca
title Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca
spellingShingle Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca
Marturelli, Fernanda
Fécula de mandioca
Utensílios para eventos
Tableware
Food design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca
title_full Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca
title_fullStr Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca
title_full_unstemmed Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca
title_sort Aracê: linha de utensílios para eventos produzidos a partir da fécula de mandioca
author Marturelli, Fernanda
author_facet Marturelli, Fernanda
Vieira, Letícia
Portes, Matheus
author_role author
author2 Vieira, Letícia
Portes, Matheus
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Marturelli, Fernanda
Vieira, Letícia
Portes, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Fécula de mandioca
Utensílios para eventos
Tableware
Food design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Fécula de mandioca
Utensílios para eventos
Tableware
Food design
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Com o aumento da população mundial, aumenta-se por consequência o consumo e a geração de resíduos. As embalagens fazem parte de um terço do lixo doméstico e, no Brasil, apenas 3% destes resíduos são reciclados. Além disso, o Brasil enfrenta uma das maiores crises hídricas da história, e o consumo excessivo de água na produção de embalagens poderia ser evitado. Materiais como o plástico necessitam de muita água para serem produzidos e geram tanto lixo que vêm ameaçando os ecossistemas, e o papel detém um impacto menor na geração de resíduos, porém a produção devasta o meio ambiente e utiliza vinte vezes mais água na produção do que o plástico. Então para iniciar um ciclo reverso de restauração ambiental, novos materiais estão sendo estudados para substituir o plástico e o papel. E o material em estudo é a fécula de mandioca que, além de ser um recurso renovável, não agride o ambiente na processo de produção e nem no descarte por ser biodegradável. Este material é utilizado pela empresa Oka Biotecnologia, que produz embalagens biodegradáveis para diversos usos do ramo alimentício e que formou uma parceria com este projeto, tendo como propósito desenvolver uma linha de utensílios para alimentos em eventos com o menor impacto ambiental possível. Para isso foram realizadas diversas pesquisas dos conceitos de sustentabilidade na economia e no design, de embalagens e suas definições que definiram a situação problema, segmentando novas pesquisas sobre consumo, "tableware", "finger foods" e "food design" que direcionaram para uma possível solução e, enfim, análises de produtos similares e de públicos alvo diretos e indiretos que definiram os requisitos e conceitos que formaram a Linha Aracê, sustentável, versátil e conterrânea.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-15T18:12:08Z
2022
2022-06-15T18:12:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3912
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
Brasil
Design de Produto
UP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Positivo
Brasil
Design de Produto
UP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311358972821504