Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kaio Ferreira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Naiana Amorim, Silva, Tatianny Rodrigues, Soares, Thays da Silva
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1184
Resumo: Faced with the constant changes that the labor market has been getting, there are impacts on positions, functions, skills and abilities. Thus, this research aims to understand if students feel they have the necessary skills for the job market and propose possible improvements in teaching-learning. The present research reports the qualification of the graduates of the course of administration in order to verify if they feel prepared for the contemporary market, considering the acquired competences during the course. For this, a quantitative approach was used, using an applied research, used by means of a case study and then a questionnaire with twelve questions was elaborated that was applied in a Institution of Higher Education in the DF. The article also spoke with the theory and was based on books, articles, theses, Anais and sites, relating issues such as the labor market, the necessary skills of the administration professional and the institution of higher education, which is the basis for forming a professional. It was agreed that students feel relatively prepared for the job market, considering the need for improvement in some teaching matters and suggesting alignment of the practice so that they have proximity to the organizational environment.
id CUB_2d7a96158ca2d31fd945027a667af4c0
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1184
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalhoMercado de trabalhoCompetênciasAdministraçãoInstituição de ensino superiorLabor marketSkillsAdministrationInstitution of higher education6.02.00.00-6AdministraçãoFaced with the constant changes that the labor market has been getting, there are impacts on positions, functions, skills and abilities. Thus, this research aims to understand if students feel they have the necessary skills for the job market and propose possible improvements in teaching-learning. The present research reports the qualification of the graduates of the course of administration in order to verify if they feel prepared for the contemporary market, considering the acquired competences during the course. For this, a quantitative approach was used, using an applied research, used by means of a case study and then a questionnaire with twelve questions was elaborated that was applied in a Institution of Higher Education in the DF. The article also spoke with the theory and was based on books, articles, theses, Anais and sites, relating issues such as the labor market, the necessary skills of the administration professional and the institution of higher education, which is the basis for forming a professional. It was agreed that students feel relatively prepared for the job market, considering the need for improvement in some teaching matters and suggesting alignment of the practice so that they have proximity to the organizational environment.Diante das constantes mudanças que o mercado de trabalho vem obtendo, surgem impactos nos cargos, funções, competências e habilidades. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo compreender se os alunos sentem possuir competências necessárias para o mercado de trabalho e propor possíveis melhorias no ensino-aprendizagem. A presente pesquisa relata a qualificação dos formandos do curso de administração a fim de verificar se eles se sentem preparados para o mercado contemporâneo, tendo em vista as competências adquiridas no decorrer do curso. Para isso utilizou uma abordagem quantitativa, usando uma pesquisa aplicada, empregada por meio de estudo de caso e então foi elaborado um questionário com doze questões que foi aplicado em uma Instituição de Ensino Superior no DF. O artigo também dialogou com a teoria e foi embasado por livros, artigos, teses, Anais e sites, relacionando assuntos como o mercado de trabalho, as competências necessárias do profissional da administração e a instituição de ensino superior, que é a base formadora de um profissional. A partir disso constatou-se que os alunos se sentem relativamente preparados para o mercado de trabalho, considerando a necessidade de aperfeiçoamento em algumas questões do ensino e sugerindo alinhamento da prática para que eles tenham proximidade com o ambiente organizacional.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de Administração.UDFForcione, Thais lanutti4245192360846998http://lattes.cnpq.br/4245192360846998Souza, Kaio Ferreira deLeite, Naiana AmorimSilva, Tatianny RodriguesSoares, Thays da Silva2020-12-07T14:14:40Z2020-12-042020-12-07T14:14:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1184porADAMI, E (Org.). Gestão de talentos. São Paulo: Pearson Education no Brasil, 2014. ANDRADE, Rui O B de; AMBONI, Nério. Projeto Pedagógico para Cursos de Administração. Projeto Pedagógico para Cursos de Administração. São Paulo, Makron Books, 2002. BARDUCHI, A L J (Org.). Empregabilidade: competências pessoais e profissionais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. BARROS, Aidil Jesus da Silveira Barros; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamento de metodologia cientifica. 3ª Edição. São Paulo: Pearson Education., 2007. BITENCOURT, C et al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2010. CHIAVENATO, I Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 3ª Edição. São Paulo: Manole, 2014. CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ª Edição. Barueri, SP: Manole, 2009. CHIAVENATO, I. Iniciação à administração de recursos humanos. 4ª Edição. São Paulo: Manole, 2010. CHIAVENATO, I. Carreira e competência: você é aquilo que faz! como planejar e conduzir seu futuro profissional. 3ª Edição. São Paulo: Manole, 2013. CONFERENCIA mundial sobre o ensino superior. Tendências da educação superior para o século o xxi. Brasília: Unesco, Crub, 1999. 720p. DEMO, P. Praticar ciência: metodologias do conhecimento cientifico. São Paulo: Saraiva 2011. DUTRA, J de S.Gestão de Pessoa: modelo, processos, tendências e perspectiva. 1ª Edição. São Paulo: Atlas, 2012. ELEUTERIO, M A M. Sistema de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015. FREIRE, D A. L.Treinamento e desenvolvimento em recursos humanos: encenando e efetivando resultados. Curitiba: InterSaberes, 2014. GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010. GRAMIGNA, M R. Modelo de competência e Gestão dos Talentos. 2ª Edição. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. IBGE. Pesquisa Nacional por amostra de Domicílio continua. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Trimestral/Tabelas/2017/2017_4_trimestre/. Acesso em: 4 de maio de 2018. KERN, F A; V., Dóris Helena Della (Org.). Atenção Psicossocial no Ensino Superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica. 6 ª Edição. São Paulo: Atlas, 2011. MEC. Parecer CNE/CES 1362/2001 - Homologado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/136201Engenharia.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2018. MEC. Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2018. NERI, Aguinaldo (Org.). Gestão de RH por competências e a empregabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. SILVA, A J da S (Org.). Desenvolvimento pessoal e empregabilidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. VEIGA, Ilma P A. Educação superior: Projeto político pedagógico. 6ª Edição. Campinas, SP: Papirus, 2004. WORD economic forum. The Future of Jobs Report 2016. Disponível em: http://reports.weforum.org/future-of-jobs-2016/. Acesso em: 30 de março de 2018. ZOCCOLI, M M de S. Educação Superior Brasileira: Política e Legislação. Curitiba: InterSaberes, 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-02-01T16:58:18Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1184Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-02-01T16:58:18Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho
title Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho
spellingShingle Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho
Souza, Kaio Ferreira de
Mercado de trabalho
Competências
Administração
Instituição de ensino superior
Labor market
Skills
Administration
Institution of higher education
6.02.00.00-6Administração
title_short Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho
title_full Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho
title_fullStr Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho
title_full_unstemmed Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho
title_sort Educação superior de administração: análise do curso no novo contexto de mercado de trabalho
author Souza, Kaio Ferreira de
author_facet Souza, Kaio Ferreira de
Leite, Naiana Amorim
Silva, Tatianny Rodrigues
Soares, Thays da Silva
author_role author
author2 Leite, Naiana Amorim
Silva, Tatianny Rodrigues
Soares, Thays da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Forcione, Thais lanutti
4245192360846998
http://lattes.cnpq.br/4245192360846998
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Kaio Ferreira de
Leite, Naiana Amorim
Silva, Tatianny Rodrigues
Soares, Thays da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de trabalho
Competências
Administração
Instituição de ensino superior
Labor market
Skills
Administration
Institution of higher education
6.02.00.00-6Administração
topic Mercado de trabalho
Competências
Administração
Instituição de ensino superior
Labor market
Skills
Administration
Institution of higher education
6.02.00.00-6Administração
description Faced with the constant changes that the labor market has been getting, there are impacts on positions, functions, skills and abilities. Thus, this research aims to understand if students feel they have the necessary skills for the job market and propose possible improvements in teaching-learning. The present research reports the qualification of the graduates of the course of administration in order to verify if they feel prepared for the contemporary market, considering the acquired competences during the course. For this, a quantitative approach was used, using an applied research, used by means of a case study and then a questionnaire with twelve questions was elaborated that was applied in a Institution of Higher Education in the DF. The article also spoke with the theory and was based on books, articles, theses, Anais and sites, relating issues such as the labor market, the necessary skills of the administration professional and the institution of higher education, which is the basis for forming a professional. It was agreed that students feel relatively prepared for the job market, considering the need for improvement in some teaching matters and suggesting alignment of the practice so that they have proximity to the organizational environment.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-12-07T14:14:40Z
2020-12-04
2020-12-07T14:14:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1184
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ADAMI, E (Org.). Gestão de talentos. São Paulo: Pearson Education no Brasil, 2014. ANDRADE, Rui O B de; AMBONI, Nério. Projeto Pedagógico para Cursos de Administração. Projeto Pedagógico para Cursos de Administração. São Paulo, Makron Books, 2002. BARDUCHI, A L J (Org.). Empregabilidade: competências pessoais e profissionais. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. BARROS, Aidil Jesus da Silveira Barros; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamento de metodologia cientifica. 3ª Edição. São Paulo: Pearson Education., 2007. BITENCOURT, C et al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2010. CHIAVENATO, I Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 3ª Edição. São Paulo: Manole, 2014. CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7ª Edição. Barueri, SP: Manole, 2009. CHIAVENATO, I. Iniciação à administração de recursos humanos. 4ª Edição. São Paulo: Manole, 2010. CHIAVENATO, I. Carreira e competência: você é aquilo que faz! como planejar e conduzir seu futuro profissional. 3ª Edição. São Paulo: Manole, 2013. CONFERENCIA mundial sobre o ensino superior. Tendências da educação superior para o século o xxi. Brasília: Unesco, Crub, 1999. 720p. DEMO, P. Praticar ciência: metodologias do conhecimento cientifico. São Paulo: Saraiva 2011. DUTRA, J de S.Gestão de Pessoa: modelo, processos, tendências e perspectiva. 1ª Edição. São Paulo: Atlas, 2012. ELEUTERIO, M A M. Sistema de informações gerenciais na atualidade. Curitiba: InterSaberes, 2015. FREIRE, D A. L.Treinamento e desenvolvimento em recursos humanos: encenando e efetivando resultados. Curitiba: InterSaberes, 2014. GIL, A C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Edição. São Paulo: Atlas, 2010. GRAMIGNA, M R. Modelo de competência e Gestão dos Talentos. 2ª Edição. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. IBGE. Pesquisa Nacional por amostra de Domicílio continua. Disponível em: ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Trimestral/Tabelas/2017/2017_4_trimestre/. Acesso em: 4 de maio de 2018. KERN, F A; V., Dóris Helena Della (Org.). Atenção Psicossocial no Ensino Superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica. 6 ª Edição. São Paulo: Atlas, 2011. MEC. Parecer CNE/CES 1362/2001 - Homologado. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/136201Engenharia.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2018. MEC. Resolução CNE/CES nº 4, de 13 de julho de 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2018. NERI, Aguinaldo (Org.). Gestão de RH por competências e a empregabilidade. Campinas, SP: Papirus, 2013. SILVA, A J da S (Org.). Desenvolvimento pessoal e empregabilidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016. VEIGA, Ilma P A. Educação superior: Projeto político pedagógico. 6ª Edição. Campinas, SP: Papirus, 2004. WORD economic forum. The Future of Jobs Report 2016. Disponível em: http://reports.weforum.org/future-of-jobs-2016/. Acesso em: 30 de março de 2018. ZOCCOLI, M M de S. Educação Superior Brasileira: Política e Legislação. Curitiba: InterSaberes, 2012.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Administração.
UDF
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Administração.
UDF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311348250083328