Estado da arte dos coeficientes de impacto em pontes de concreto armado e pontes metálicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Larissa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires, Leydiane Andrade, Miguel, Manoela Moreira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3386
Resumo: -
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spelling Estado da arte dos coeficientes de impacto em pontes de concreto armado e pontes metálicasCoeficiente de impactoPontesMajoração de cargasCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL--O coeficiente de impacto em pontes, é um fator majorador, que tem como principal função aumentar o valor das cargas móveis a serem consideradas no dimensionamento de estruturas de pontes. O comparativo destes coeficientes permite explorar as diferenças e semelhanças entre os normativos nacionais e internacionais analisados. Este artigo buscou, por meio da revisão bibliográfica, encontrar diferentes expressões para determinação deste fator, em onze países para pontes de concreto e, em seis, para pontes de aço, e os resultados obtidos foram expostos em tabelas e gráficos. O estudo comparativo realizado permite apontar que a NBR 7188 (2013) apresenta valores de coeficientes bastante superiores aos obtidos e considerados nas versões anteriores da norma brasileira, e em relação às normas internacionais, mostra valores cautelosos em determinados casos analisados. Foram levantadas informações que levaram a constatações de que pontes brasileiras, executadas seguindo os parâmetros normativos de versões publicadas anteriormente à NBR 7188 (2013), devem ser monitoradas, a fim de se verificar possíveis falhas estruturais, pois os fatores de majoração utilizados eram inferiores aos dispostos atualmente. Por fim, foi possível apurar que em todas as normas apreciadas, há uma característica em comum: todos os coeficientes de impacto obtidos são inversamente proporcionais ao vão, ou seja, quanto maior o comprimento do vão da ponte, menor será o coeficiente de impacto. O presente artigo ficou delimitado a analisar coeficientes de impacto que levam em consideração apenas a configuração do vão da ponte.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaBrasilEngenharia CivilUPOliveira, Charles Jaster dehttp://lattes.cnpq.br/4181516937984891Torres, LarissaPires, Leydiane AndradeMiguel, Manoela Moreira2022-04-12T18:23:20Z20212022-04-12T18:23:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/3386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2022-04-12T18:25:20Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/3386Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2022-04-12T18:25:20Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
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