Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José dos Reis Gomes da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Júnior, Sílvio Passos Evangelista, Rocha, Washington Muniz da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1109
Resumo: In the midst of so much competitiveness provided by innovations, the presence of demanding consumers, with diverse needs to be supplied, boosts in companies the greed of a new way of managing their businesses, aiming to guarantee the loyalty of their customers. In this way, this article performs a bibliographical review aiming at assisting logistics in a strategic way in e-commerce to achieve customer satisfaction. A priori, this paper presents a critical review of the literature, highlighting the definition of strategic business logistics, e-commerce and how all this, in a real way, impacts on customer satisfaction through products and services offered. Below is a description of service levels as support in gaining competitive advantage. Among the levels of service, we highlight: the time in the form of delivery, the ease of buying the product, how the product reaches the customer's hands and the ease in case of a desire to change the product.
id CUB_6e1c7fb35ddef644a99819327587845a
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1109
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do clienteStrategic logistic management in e-commerce: customerLogística empresarialE-commerceNíveis de serviço6.02.00.00-6 AdministraçãoIn the midst of so much competitiveness provided by innovations, the presence of demanding consumers, with diverse needs to be supplied, boosts in companies the greed of a new way of managing their businesses, aiming to guarantee the loyalty of their customers. In this way, this article performs a bibliographical review aiming at assisting logistics in a strategic way in e-commerce to achieve customer satisfaction. A priori, this paper presents a critical review of the literature, highlighting the definition of strategic business logistics, e-commerce and how all this, in a real way, impacts on customer satisfaction through products and services offered. Below is a description of service levels as support in gaining competitive advantage. Among the levels of service, we highlight: the time in the form of delivery, the ease of buying the product, how the product reaches the customer's hands and the ease in case of a desire to change the product.Em meio a tanta competitividade proporcionada pelas inovações, a presença de consumidores exigentes, com diversas necessidades a serem supridas, impulsiona nas empresas a cobiça de uma nova forma de gerir seus negócios, almejando garantir à fidelização de seus e clientes. À vista disso, este artigo realiza uma revisão bibliográfica objetivando auxiliar a logística de forma estratégica no e-commerce para o alcance da satisfação dos clientes. À priori, o presente trabalho apresenta uma revisão crítica da literatura, destacando a definição de logística empresarial estratégica, e-commerce e como tudo isso, de forma real, impacta na satisfação do cliente por meio de produtos e serviços ofertados. Em seguida é apresentada uma descrição dos níveis de serviço como apoio na obtenção de vantagens competitivas. Dentre os níveis de serviço, destacam-se: o tempo na forma de entrega, a facilidade de se adquirir o produto, como o produto chega às mãos do cliente e a facilidade em caso de desejo em trocar o produto. Com isso, foi possível constatar a preferência, de compra de clientes, em sua maioria, no que se refere a prazo de entrega é de 72h, que 52% preferem pagar mais em troca de rapidez na entrega, que 76% concordam plenamente a facilidade de navegação pode influenciar na compra, o poder de influencia no pós-venda chega a 84% e que 56% se dizem serem influenciados quanto o preço na hora da compra.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de AdministraçãoUDFAzevedo Junior, Demostenes Jonatas de9411630475211493http://lattes.cnpq.br/9411630475211493Silva, José dos Reis Gomes daJúnior, Sílvio Passos EvangelistaRocha, Washington Muniz da2020-11-17T15:46:14Z2020-11-172020-11-17T15:46:14Z2018-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1109porARBACHE, Fernando Saba. Gestão da logística, distribuição e trade marketing / Fernando SabaArbache...[et al.]. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial / Ronald H. Ballou; trad. Elias Pereira. – 4. ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001. Reimpressão. 2002. BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica. teoria e prática da monografia para os cursos de direito. São Paulo: Saraiva, 12° Edição, 2014. BORGES, Leandro Basílio. A logística no comércio eletrônico. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9 767/1/20017003.pdf. Acessado em: 16/05/2018. BOWERSOX, Donald J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento / Donald J. Bowersox, David J. Closs; tradução Equipe do Centro de Estudos em Logísticas, Adalberto Ferreira das Neves; coordenação da revisão técnica Paulo Fernando Fleury, Cesar Lavalle. 1.ed. – 6. reimper. – São Paulo: Atlas, 2008. COLECCHIA, A. Defining and measuring electronic commerce: towards the development of an OECD methodology. Paris. 1999.Disponível em: Acesso em: 18/04/2018. DEITEL,H,M, e-Business e e-commerce para Administradores-São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2004. DINIZ, Eduardo Henrique. Comércio eletrônico: fazendo negócios por meio da internet. Florianópolis: UFSC, 04 de março de 2011. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/comercio-50 Biblos :Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 30, n.2, 2016. FILHO, Antônio Alvino da Silva. Comércio eletrônico: marketing, segurança, aspectos legais e logística. Disponível em: http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/marketingsegurançaaspectos_legais_e_logistica.pdf. Acessado em: 19/05/2018. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, Carlos Francisco Simões. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação / Carlos Francisco Simões Gomes & Priscila Cristina Cabral Ribeiro. São Paulo: pioneira Thomson Learning, 2004. GONÇALVES, Lismeri de Ávila. A logística do comércio eletrônico no segmento B2C: Tempo de entrega como vantagem competitiva. Disponível em: http://www.vanzolini.org.br/download/MBAA rtigo-LismeriAvila.pdf. Acessado em: 15/05/2018. GUIMARÃES, Letícia Silva. A importância da logística para o desenvolvimento do ecommerce: uma análise documental. Letícia Silva Guimarães...[et al.]. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos1 5/9122227.pdf. Acessado em: 18/05/2018. Mais de 4 milhões de pessoas usam a internet ao redor do mundo. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/1266 54-4-bilhoes-pessoas-usam-internet-nomundo.htm. Acessado em: 22/05/2018 MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. MEGIDO, Jose Luiz Tejon& SZULCSCEWSKI, Charles John. Administracao Estratégica de Vendas e Canais de Distribiuicao - São Paulo: Atlas, 2002 MENDES, Laura Zimmermann Ramayana. E-commerce: origem desenvolvimento e perspectivas. Porto Alegre: UFRGS, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/78391. Acesso em:10/04/2018 MINTZBERG, Henry. What is planning anyway, Strategic Management Journal.New York, nº 2, Oct. 1983. MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e Pública: para concursos. Ed. Salvador, Bahia: Jus podivm. 2016. NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos metodologia prática. 21. Ed. São Paulo: Atlas, 2004. OLIVEIRA, Leandro Santos de, Estudo Sobre o Processo de Compra pela Internet e a Distribuicao ao Consumidor Final, São Paulo, 2009, disponível em: http://fateczl.edu.br/TCC/2009-2/tcc246.pdf. acesso em 26/10/2012 PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro. Elsevier, 1986. SCANDIUZZI, Fernando. A logística no comércio eletrônico B2C: Um estudo nacional multicasos. Fernando Scandiuzzi...[et al.]. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/viewFile/13050/12326. Acessado em: 17/05/2018. SEBRAE. Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico.Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Vantagens-edesvantagens-docom%C3%A9rcio-eletr%C3%B4nico. Acessado em 17/Abril/2018. SEYBOLD, Patricia B., Clientes.com, São Paulo- Makron books-2000 STEINER, George A. Strategicplanning. Londres: Collier e Macmillan, 1979. ____. Top management planning.New York: Macmillan, 1969. WRAPP, Edward H. Good managers Don’t make policy decisions. Harvard Business review. Review on Management. Boston: Harper &Row, p. 5-18. Nov./ Dec. 1967. TURBAN, Efraim, RAINER, R. Kelly Jr., POTTER, Richard E. Administração de Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. TURRIONI, J. B.; MELLO, C. H. P. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção: estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá. Itajubá: UNIFEI, 2012. Disponível em: http://www.marco.eng.br/admorganizacaol/Apostila_Metodologia_Completa_2012_%20UNIFEI.pdf. Acesso em: 07 nov. 2018. VIANNA, C. T. Classificação das Pesquisas Científicas: notas para os alunos. Florianópolis, 2013, 2p. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.279.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-02-01T18:23:23Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1109Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-02-01T18:23:23Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente
Strategic logistic management in e-commerce: customer
title Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente
spellingShingle Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente
Silva, José dos Reis Gomes da
Logística empresarial
E-commerce
Níveis de serviço
6.02.00.00-6 Administração
title_short Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente
title_full Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente
title_fullStr Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente
title_full_unstemmed Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente
title_sort Gestão logística estratégica no e-commerce: a busca da satisfação do cliente
author Silva, José dos Reis Gomes da
author_facet Silva, José dos Reis Gomes da
Júnior, Sílvio Passos Evangelista
Rocha, Washington Muniz da
author_role author
author2 Júnior, Sílvio Passos Evangelista
Rocha, Washington Muniz da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo Junior, Demostenes Jonatas de
9411630475211493
http://lattes.cnpq.br/9411630475211493
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José dos Reis Gomes da
Júnior, Sílvio Passos Evangelista
Rocha, Washington Muniz da
dc.subject.por.fl_str_mv Logística empresarial
E-commerce
Níveis de serviço
6.02.00.00-6 Administração
topic Logística empresarial
E-commerce
Níveis de serviço
6.02.00.00-6 Administração
description In the midst of so much competitiveness provided by innovations, the presence of demanding consumers, with diverse needs to be supplied, boosts in companies the greed of a new way of managing their businesses, aiming to guarantee the loyalty of their customers. In this way, this article performs a bibliographical review aiming at assisting logistics in a strategic way in e-commerce to achieve customer satisfaction. A priori, this paper presents a critical review of the literature, highlighting the definition of strategic business logistics, e-commerce and how all this, in a real way, impacts on customer satisfaction through products and services offered. Below is a description of service levels as support in gaining competitive advantage. Among the levels of service, we highlight: the time in the form of delivery, the ease of buying the product, how the product reaches the customer's hands and the ease in case of a desire to change the product.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02
2020-11-17T15:46:14Z
2020-11-17
2020-11-17T15:46:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1109
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ARBACHE, Fernando Saba. Gestão da logística, distribuição e trade marketing / Fernando SabaArbache...[et al.]. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial / Ronald H. Ballou; trad. Elias Pereira. – 4. ed. – Porto Alegre: Bookman, 2001. Reimpressão. 2002. BITTAR, Eduardo C. B. Metodologia da pesquisa jurídica. teoria e prática da monografia para os cursos de direito. São Paulo: Saraiva, 12° Edição, 2014. BORGES, Leandro Basílio. A logística no comércio eletrônico. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9 767/1/20017003.pdf. Acessado em: 16/05/2018. BOWERSOX, Donald J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento / Donald J. Bowersox, David J. Closs; tradução Equipe do Centro de Estudos em Logísticas, Adalberto Ferreira das Neves; coordenação da revisão técnica Paulo Fernando Fleury, Cesar Lavalle. 1.ed. – 6. reimper. – São Paulo: Atlas, 2008. COLECCHIA, A. Defining and measuring electronic commerce: towards the development of an OECD methodology. Paris. 1999.Disponível em: Acesso em: 18/04/2018. DEITEL,H,M, e-Business e e-commerce para Administradores-São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2004. DINIZ, Eduardo Henrique. Comércio eletrônico: fazendo negócios por meio da internet. Florianópolis: UFSC, 04 de março de 2011. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/comercio-50 Biblos :Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 30, n.2, 2016. FILHO, Antônio Alvino da Silva. Comércio eletrônico: marketing, segurança, aspectos legais e logística. Disponível em: http://egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/marketingsegurançaaspectos_legais_e_logistica.pdf. Acessado em: 19/05/2018. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, Carlos Francisco Simões. Gestão da cadeia de suprimentos integrada à tecnologia da informação / Carlos Francisco Simões Gomes & Priscila Cristina Cabral Ribeiro. São Paulo: pioneira Thomson Learning, 2004. GONÇALVES, Lismeri de Ávila. A logística do comércio eletrônico no segmento B2C: Tempo de entrega como vantagem competitiva. Disponível em: http://www.vanzolini.org.br/download/MBAA rtigo-LismeriAvila.pdf. Acessado em: 15/05/2018. GUIMARÃES, Letícia Silva. A importância da logística para o desenvolvimento do ecommerce: uma análise documental. Letícia Silva Guimarães...[et al.]. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos1 5/9122227.pdf. Acessado em: 18/05/2018. Mais de 4 milhões de pessoas usam a internet ao redor do mundo. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/internet/1266 54-4-bilhoes-pessoas-usam-internet-nomundo.htm. Acessado em: 22/05/2018 MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999. MEGIDO, Jose Luiz Tejon& SZULCSCEWSKI, Charles John. Administracao Estratégica de Vendas e Canais de Distribiuicao - São Paulo: Atlas, 2002 MENDES, Laura Zimmermann Ramayana. E-commerce: origem desenvolvimento e perspectivas. Porto Alegre: UFRGS, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/78391. Acesso em:10/04/2018 MINTZBERG, Henry. What is planning anyway, Strategic Management Journal.New York, nº 2, Oct. 1983. MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e Pública: para concursos. Ed. Salvador, Bahia: Jus podivm. 2016. NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos metodologia prática. 21. Ed. São Paulo: Atlas, 2004. OLIVEIRA, Leandro Santos de, Estudo Sobre o Processo de Compra pela Internet e a Distribuicao ao Consumidor Final, São Paulo, 2009, disponível em: http://fateczl.edu.br/TCC/2009-2/tcc246.pdf. acesso em 26/10/2012 PORTER, M. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro. Elsevier, 1986. SCANDIUZZI, Fernando. A logística no comércio eletrônico B2C: Um estudo nacional multicasos. Fernando Scandiuzzi...[et al.]. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/viewFile/13050/12326. Acessado em: 17/05/2018. SEBRAE. Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico.Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Vantagens-edesvantagens-docom%C3%A9rcio-eletr%C3%B4nico. Acessado em 17/Abril/2018. SEYBOLD, Patricia B., Clientes.com, São Paulo- Makron books-2000 STEINER, George A. Strategicplanning. Londres: Collier e Macmillan, 1979. ____. Top management planning.New York: Macmillan, 1969. WRAPP, Edward H. Good managers Don’t make policy decisions. Harvard Business review. Review on Management. Boston: Harper &Row, p. 5-18. Nov./ Dec. 1967. TURBAN, Efraim, RAINER, R. Kelly Jr., POTTER, Richard E. Administração de Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. TURRIONI, J. B.; MELLO, C. H. P. Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção: estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá. Itajubá: UNIFEI, 2012. Disponível em: http://www.marco.eng.br/admorganizacaol/Apostila_Metodologia_Completa_2012_%20UNIFEI.pdf. Acesso em: 07 nov. 2018. VIANNA, C. T. Classificação das Pesquisas Científicas: notas para os alunos. Florianópolis, 2013, 2p. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.279.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Administração
UDF
publisher.none.fl_str_mv Centro de Ensino Unificado do Distrito Federal
Brasil
Coordenação do Curso de Administração
UDF
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311348952629248