Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Katia Simone Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/228
Resumo: In this work I reflect on the trends of educational practices in the public schools of the State of São Paulo and the relationship between the processes of teacher education, with a view to the building of subject-teacher. By basing my actions on the Subject Pedagogy, noticed that some actions in the classroom had better results with regard to the teaching-learning process. I used the methodological procedure of Analysis Document to address the issues that guided the work and achieve the proposed goals, which also served as a data collection technique. The collection was supplemented by the information obtained during frequent dialogues with Dr. Acacio Pereira Potiguara, mentor and creator of the Subject Pedagogy, besides the direct observation and participant observation in places where it was necessary. I found the path in which I wanted to go down to meet the Pedagogy of the Subject. Of the different pedagogical concepts studied, only Subject Pedagogy affirms the importance of contributing to the training of teachers and students as subjects. Once they identify as subjects, they will be autonomous, free and responsible.
id CUB_82aac7990758a3fa4e073382e75d94d4
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/228
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativaEducaçãoFormação docentePedagogia do sujeitoEnsino-aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMIn this work I reflect on the trends of educational practices in the public schools of the State of São Paulo and the relationship between the processes of teacher education, with a view to the building of subject-teacher. By basing my actions on the Subject Pedagogy, noticed that some actions in the classroom had better results with regard to the teaching-learning process. I used the methodological procedure of Analysis Document to address the issues that guided the work and achieve the proposed goals, which also served as a data collection technique. The collection was supplemented by the information obtained during frequent dialogues with Dr. Acacio Pereira Potiguara, mentor and creator of the Subject Pedagogy, besides the direct observation and participant observation in places where it was necessary. I found the path in which I wanted to go down to meet the Pedagogy of the Subject. Of the different pedagogical concepts studied, only Subject Pedagogy affirms the importance of contributing to the training of teachers and students as subjects. Once they identify as subjects, they will be autonomous, free and responsible.Agência 1Neste trabalho reflito sobre as tendências das práticas educativas nas escolas públicas do Estado de São Paulo e a relação entre os processos educativos de formação docente, com vistas à construção do sujeito-professor. Ao fundamentar minhas ações na Pedagogia do Sujeito, observei que algumas ações em sala de aula tiveram melhor resultado no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem. Para solucionar as questões que nortearam o trabalho e atingir os objetivos propostos, utilizei o procedimento metodológico de Análise Documental, que serviu também de técnica de coleta de dados. A coleta foi acrescida das informações obtidas durante diálogos frequentes com o Prof. Dr. Potiguara Acácio Pereira, orientador e criador da Pedagogia do Sujeito, além da observação direta e da observação participante nos locais onde isto se fez necessário. Ao conhecer a Pedagogia do Sujeito, descobri o caminho pelo qual queria enveredar. Das diferentes concepções pedagógicas estudadas a Pedagogia do Sujeito é a que afirma a importância de contribuir para a formação de professores e alunos como sujeitos. Uma vez sujeitos, serão autônomos, livres e responsáveis.Universidade Cidade de São PauloBrasilDepartamento 1Programa de Pós Graduação Mestrado EducaçãoUNICIDPereira, Potiguara Acácio05663008934http://lattes.cnpq.br/9883481342993584Silva, Katia Simone Oliveira2019-11-25T18:52:47Z2012-09-062019-11-25T18:52:47Z2012-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Katia Simone Oliveira. Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2012http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/228porABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ALMEIDA, J.G. A intervenção (im)possível no cotidiano de uma escola: relato do trajeto de um diretor de escola na rede municipal de ensino. São Paulo. 259p. [Tese] Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo, 2003. ______ Como se Faz Escola Aberta? São Paulo (SP): Paulus, 2005. ARROYO, M.G. Ofício do Mestre - Imagens e auto-imagens. Petrópolis (RJ): Vozes. 2000. ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba (SP): Unimep, 2001. AZEVEDO, F. O sentido da educação colonial. In: ___ A Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1943, p. 289-320. BATTISTUS, C.T; LIMBERGER, C; CASTANHA, A.P. Educere et Educare. Revista de Educação da Unioeste, vol. 1, n. 1, Cascavel, 2006, p.227-231. BELLO, J.L. de P. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 20 mai. 2010. BEHRENS, M.A. O Estágio Supervisionado de Prática de Ensino: Uma proposta coletiva de reconstrução. [Dissertação] Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, 1991. BRANDÃO, C.F. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional passo a passo. 3. ed. [s.l.]: Avercamp, 2007. BRANDÃO, C.F. Plano Nacional de Educação Passo a Passo. [s.l.]: Avercamp, 2006. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb004_98.pdf. Acesso em: 20 mai. 2010. ____ MEC. DCNs do Ensino Médio − Parecer 15/98. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb015_98.pdf. Acesso em: 20 mai. 2010. ____ MEC/INEP. Fundamentos teórico-metodológicos do ENEM. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4005. Acesso em: 20 mai. 2010. ____ MEC/INEP. IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://portalideb.inep.gov.br/. Acesso em: 20 mai. 2010. ____ MEC/INEP. Prova Brasil e o SAEB. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2011. ____INEP/MEC. Enciclopédia de Pedagogia Universitária: glossário, v. 2. Editora-chefe: MOROSONI, MC. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. ____MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 10 out. 2011 ____ MEC/SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEGSEMTEC, 2002. Acesso em: 10 out. 2011 ____ Ministério da Educação e Cultura. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2000. CARDOSO, T.F.L. As Aulas Régias no Brasil. In: STEPHANOU, M; BASTOS, M.H.C. Histórias e Memórias da Educação no Brasil: Séculos XVI-XVIII, v. I. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2004, p.179-191. CARVALHO, C. Políticas educacionais no contexto de mudanças na esfera pública. In: BAUER, C; RUSSO, M; JARDILINO, J. Políticas Educacionais e Discursos Pedagógicos. Brasília: Líber Livro, 2007. COLL, C et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006. COLL, C; MARTÍN, E. et al. Aprender conteúdos & desenvolver capacidades. Porto Alegre (RS): Artmed, 2004. CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002. DELORS, J; EUFRAZIO, J.C. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2002. FAVERO, Maria de Lurdes. Universidade e Estágio Curricular: Subsídios para discussão. In: ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 7. ed. São Paulo: Cortez. FERRETTI, C.J; SILVA J.R. O institucional, a organização e a cultura da escola. São Paulo: Xamã, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FROMM, G; HERNANDES, M.C.L. (Orgs.) Domínios de Linguagem V - Diálogo entre a Universidade, a escola e a sociedade. São Paulo: Editora Plêiade, 2005. FURLANETTO, E.C. Como nasce um professor? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004. GARCIA, L.A.M.G. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência Online. Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: http://uvnt.universidadevirtual.br/ciencias/002.htm. Acesso em: 12 jan. 2005. GARDNER, H; PERKINS, D; PERRONE, V. et al. Ensino para a compreensão: A pesquisa na prática. Porto Alegre (RS): Artmed, 2007. GOMES, J.A. Contextos organizacionais e formação de educadores: a construção de significados para a docência em contextos metropolitanos. Revista Internacional d’Humanitats. Univ. Autónoma de Barcelona, n.17, set/dez. 2009. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih17/julio.pdf. Acesso em: 25 abr. 2012. HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre (RS): Artmed, 2003. HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre (RS): Mediação, 2001. JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. JULIA, D. A Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira da Educação. Autores Associados. SBHE, Jan./jun. 2001. LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível, o necessário. Porto Alegre (RS): Artmed, 2002. MARZANO, R.J; PICKERING, D.J; POLLOCK, J.E. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre (RS): Artmed, 2008. MENESES, J.G.C et al. Educação básica: Estrutura e funcionamento. Leituras. 2. ed. São Paulo: Pioneira/Thompson Learning, 2000. MEYERHOFF, M. Dinâmica e estruturas familiares. Trad. How Stuff Works Brasil. 2006. Disponível em http://saude.hsw.uol.com.br/estrutura-dinamica-familiar.htm. Acesso em: 09 ago. 2011. MILITÃO, J. Como fazer o trabalho comunitário? São Paulo: Paulus, 2003. MIZUKAMI, M.G.N; RODRIGUES, A.M.M. Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e praticas. São Paulo. EDUFSCAR. 2002. MORENO, Leda Virgínia A. ROSITO, Margarète May. O Sujeito na Educação e Saúde: Desafios na Contemporaneidade. Centro Universitário São Camilo. São Paulo: Loyola, 2007. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2006. NISKIER, A. Educação Brasileira: 500 anos de História. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001. NOSELLA, P; BUFFA, E. A educação negada. Introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. OLIVEIRA, M.K.V. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997. PEREIRA, P.A. O que é pesquisa em Educação? São Paulo: Paulus, 2008. ____ Pedagogia do Sujeito. In: FURLANETTO, E; PEREIRA, P.A. Superação da Defasagem Cultural da Escola. Universidade do Porto. ESDC/CEMOrOC-Feusp/ IJI, n. 17 jul/dez. 2008. ____ Trajetória de uma construção teórica. Revista @ambienteeducação. São Paulo, v. 1, n. 1, jan/jul. 2008. Disponível em: http://www.cidadesp.edu.br/old/revista_educacao/index.html. Acesso em: 25 jun. 2012. ____ Pedagogia do Sujeito. In: FURLANETO, E.C; MENEZES, J.G.C. (Orgs.). A Escola e o Aluno: relações entre sujeito-aluno e sujeito-professor. São Paulo: Avercamp, 2007. ____ A Importância da ciência para a formação do aluno. In: MENESES, J.G.C; BATISTA, S.H.S.S. (Coords.). Revisitando a prática docente: interdisciplinaridade, políticas públicas e formação. São Paulo: Pioneira/Thompson Learning, 2003. PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre (RS): Artmed, 2000. ____ Formando Professores Profissionais. São Paulo: Artmed, 2001. PESSOA, F. Obra Poética. Coleção Nova Aguilhar. [s.l.]: Editora Nova Fronteira. 2007. PETRAGLIA, I; ALMEIDA, C. (Orgs.) Estudos de Complexidade. São Paulo: Xamã, 2006. PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olimpio, 2007. PIAGET, J. Psicologia e pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998. PIMENTA, S.G; LIMA, MSL. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, São Paulo, v. 3, n. 3/4, p. 5-24, 2005. ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. ROMÃO, J.E. Pedagogia dialógica. São Paulo: Cortez/IPF, 2002. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: Documento de Apresentação. São Paulo: SE, 2008. Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/PropostaCurricularGeral_Internet_md.pdf. Acesso em: 20 mar. 2012. SILVA, J.R. Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002. SILVA, T.T. Documentos de Identidade. Uma Introdução às Teorias do Currículo. Autentica, 1999. SINGER, P. Ética. O que é uma pessoa? In: ___ Ética Prática. Lisboa: Gradiva, 2000. Trad. Fernandes, A.A. Rev. Crítica, 11 nov. 2007. Disponível em: http://www.criticanarede.com/fa_9html. Acesso em: 25 abr. 2012. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002. VASCONCELLOS, C.S. Avaliação da Aprendizagem − Práticas de Mudança por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2019-11-25T18:54:23Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/228Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2019-11-25T18:54:23Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa
title Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa
spellingShingle Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa
Silva, Katia Simone Oliveira
Educação
Formação docente
Pedagogia do sujeito
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa
title_full Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa
title_fullStr Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa
title_full_unstemmed Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa
title_sort Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa
author Silva, Katia Simone Oliveira
author_facet Silva, Katia Simone Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Potiguara Acácio
05663008934
http://lattes.cnpq.br/9883481342993584
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Katia Simone Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação docente
Pedagogia do sujeito
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação
Formação docente
Pedagogia do sujeito
Ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description In this work I reflect on the trends of educational practices in the public schools of the State of São Paulo and the relationship between the processes of teacher education, with a view to the building of subject-teacher. By basing my actions on the Subject Pedagogy, noticed that some actions in the classroom had better results with regard to the teaching-learning process. I used the methodological procedure of Analysis Document to address the issues that guided the work and achieve the proposed goals, which also served as a data collection technique. The collection was supplemented by the information obtained during frequent dialogues with Dr. Acacio Pereira Potiguara, mentor and creator of the Subject Pedagogy, besides the direct observation and participant observation in places where it was necessary. I found the path in which I wanted to go down to meet the Pedagogy of the Subject. Of the different pedagogical concepts studied, only Subject Pedagogy affirms the importance of contributing to the training of teachers and students as subjects. Once they identify as subjects, they will be autonomous, free and responsible.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-06
2012-09-04
2019-11-25T18:52:47Z
2019-11-25T18:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Katia Simone Oliveira. Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2012
http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/228
identifier_str_mv SILVA, Katia Simone Oliveira. Pedagogia do sujeito: considerações sobre a prática educativa. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2012
url http://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ALMEIDA, J.G. A intervenção (im)possível no cotidiano de uma escola: relato do trajeto de um diretor de escola na rede municipal de ensino. São Paulo. 259p. [Tese] Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo, 2003. ______ Como se Faz Escola Aberta? São Paulo (SP): Paulus, 2005. ARROYO, M.G. Ofício do Mestre - Imagens e auto-imagens. Petrópolis (RJ): Vozes. 2000. ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba (SP): Unimep, 2001. AZEVEDO, F. O sentido da educação colonial. In: ___ A Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1943, p. 289-320. BATTISTUS, C.T; LIMBERGER, C; CASTANHA, A.P. Educere et Educare. Revista de Educação da Unioeste, vol. 1, n. 1, Cascavel, 2006, p.227-231. BELLO, J.L. de P. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco. Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 20 mai. 2010. BEHRENS, M.A. O Estágio Supervisionado de Prática de Ensino: Uma proposta coletiva de reconstrução. [Dissertação] Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, 1991. BRANDÃO, C.F. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional passo a passo. 3. ed. [s.l.]: Avercamp, 2007. BRANDÃO, C.F. Plano Nacional de Educação Passo a Passo. [s.l.]: Avercamp, 2006. BRASIL. MEC. DCNs do Ensino Fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb004_98.pdf. Acesso em: 20 mai. 2010. ____ MEC. DCNs do Ensino Médio − Parecer 15/98. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb015_98.pdf. Acesso em: 20 mai. 2010. ____ MEC/INEP. Fundamentos teórico-metodológicos do ENEM. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4005. Acesso em: 20 mai. 2010. ____ MEC/INEP. IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://portalideb.inep.gov.br/. Acesso em: 20 mai. 2010. ____ MEC/INEP. Prova Brasil e o SAEB. Disponível em: http://provabrasil.inep.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2011. ____INEP/MEC. Enciclopédia de Pedagogia Universitária: glossário, v. 2. Editora-chefe: MOROSONI, MC. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. ____MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 10 out. 2011 ____ MEC/SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEGSEMTEC, 2002. Acesso em: 10 out. 2011 ____ Ministério da Educação e Cultura. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2000. CARDOSO, T.F.L. As Aulas Régias no Brasil. In: STEPHANOU, M; BASTOS, M.H.C. Histórias e Memórias da Educação no Brasil: Séculos XVI-XVIII, v. I. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 2004, p.179-191. CARVALHO, C. Políticas educacionais no contexto de mudanças na esfera pública. In: BAUER, C; RUSSO, M; JARDILINO, J. Políticas Educacionais e Discursos Pedagógicos. Brasília: Líber Livro, 2007. COLL, C et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006. COLL, C; MARTÍN, E. et al. Aprender conteúdos & desenvolver capacidades. Porto Alegre (RS): Artmed, 2004. CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002. DELORS, J; EUFRAZIO, J.C. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2002. FAVERO, Maria de Lurdes. Universidade e Estágio Curricular: Subsídios para discussão. In: ALVES, N. (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. 7. ed. São Paulo: Cortez. FERRETTI, C.J; SILVA J.R. O institucional, a organização e a cultura da escola. São Paulo: Xamã, 2004. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FROMM, G; HERNANDES, M.C.L. (Orgs.) Domínios de Linguagem V - Diálogo entre a Universidade, a escola e a sociedade. São Paulo: Editora Plêiade, 2005. FURLANETTO, E.C. Como nasce um professor? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004. GARCIA, L.A.M.G. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência Online. Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: http://uvnt.universidadevirtual.br/ciencias/002.htm. Acesso em: 12 jan. 2005. GARDNER, H; PERKINS, D; PERRONE, V. et al. Ensino para a compreensão: A pesquisa na prática. Porto Alegre (RS): Artmed, 2007. GOMES, J.A. Contextos organizacionais e formação de educadores: a construção de significados para a docência em contextos metropolitanos. Revista Internacional d’Humanitats. Univ. Autónoma de Barcelona, n.17, set/dez. 2009. Disponível em: http://www.hottopos.com/rih17/julio.pdf. Acesso em: 25 abr. 2012. HARGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre (RS): Artmed, 2003. HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre (RS): Mediação, 2001. JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. JULIA, D. A Cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira da Educação. Autores Associados. SBHE, Jan./jun. 2001. LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível, o necessário. Porto Alegre (RS): Artmed, 2002. MARZANO, R.J; PICKERING, D.J; POLLOCK, J.E. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre (RS): Artmed, 2008. MENESES, J.G.C et al. Educação básica: Estrutura e funcionamento. Leituras. 2. ed. São Paulo: Pioneira/Thompson Learning, 2000. MEYERHOFF, M. Dinâmica e estruturas familiares. Trad. How Stuff Works Brasil. 2006. Disponível em http://saude.hsw.uol.com.br/estrutura-dinamica-familiar.htm. Acesso em: 09 ago. 2011. MILITÃO, J. Como fazer o trabalho comunitário? São Paulo: Paulus, 2003. MIZUKAMI, M.G.N; RODRIGUES, A.M.M. Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e praticas. São Paulo. EDUFSCAR. 2002. MORENO, Leda Virgínia A. ROSITO, Margarète May. O Sujeito na Educação e Saúde: Desafios na Contemporaneidade. Centro Universitário São Camilo. São Paulo: Loyola, 2007. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2006. NISKIER, A. Educação Brasileira: 500 anos de História. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001. NOSELLA, P; BUFFA, E. A educação negada. Introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2003. NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002. OLIVEIRA, M.K.V. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,1997. PEREIRA, P.A. O que é pesquisa em Educação? São Paulo: Paulus, 2008. ____ Pedagogia do Sujeito. In: FURLANETTO, E; PEREIRA, P.A. Superação da Defasagem Cultural da Escola. Universidade do Porto. ESDC/CEMOrOC-Feusp/ IJI, n. 17 jul/dez. 2008. ____ Trajetória de uma construção teórica. Revista @ambienteeducação. São Paulo, v. 1, n. 1, jan/jul. 2008. Disponível em: http://www.cidadesp.edu.br/old/revista_educacao/index.html. Acesso em: 25 jun. 2012. ____ Pedagogia do Sujeito. In: FURLANETO, E.C; MENEZES, J.G.C. (Orgs.). A Escola e o Aluno: relações entre sujeito-aluno e sujeito-professor. São Paulo: Avercamp, 2007. ____ A Importância da ciência para a formação do aluno. In: MENESES, J.G.C; BATISTA, S.H.S.S. (Coords.). Revisitando a prática docente: interdisciplinaridade, políticas públicas e formação. São Paulo: Pioneira/Thompson Learning, 2003. PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre (RS): Artmed, 2000. ____ Formando Professores Profissionais. São Paulo: Artmed, 2001. PESSOA, F. Obra Poética. Coleção Nova Aguilhar. [s.l.]: Editora Nova Fronteira. 2007. PETRAGLIA, I; ALMEIDA, C. (Orgs.) Estudos de Complexidade. São Paulo: Xamã, 2006. PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olimpio, 2007. PIAGET, J. Psicologia e pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998. PIMENTA, S.G; LIMA, MSL. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, São Paulo, v. 3, n. 3/4, p. 5-24, 2005. ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. ROMÃO, J.E. Pedagogia dialógica. São Paulo: Cortez/IPF, 2002. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio: Documento de Apresentação. São Paulo: SE, 2008. Disponível em: http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/PropostaCurricularGeral_Internet_md.pdf. Acesso em: 20 mar. 2012. SILVA, J.R. Reforma do Estado e da Educação no Brasil de FHC. São Paulo: Xamã, 2002. SILVA, T.T. Documentos de Identidade. Uma Introdução às Teorias do Currículo. Autentica, 1999. SINGER, P. Ética. O que é uma pessoa? In: ___ Ética Prática. Lisboa: Gradiva, 2000. Trad. Fernandes, A.A. Rev. Crítica, 11 nov. 2007. Disponível em: http://www.criticanarede.com/fa_9html. Acesso em: 25 abr. 2012. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2002. VASCONCELLOS, C.S. Avaliação da Aprendizagem − Práticas de Mudança por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre (RS): Artmed, 1998.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Departamento 1
Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
UNICID
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
Brasil
Departamento 1
Programa de Pós Graduação Mestrado Educação
UNICID
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311346186485760