As práticas pedagógicas para o ensino da geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Claudionor Quixabeira do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5311
Resumo: This work aims to investigate how the pedagogical practices for the teaching of geography are constituted. Reflecting how these practices happen for the development of the teaching of Geography, facing the relationship teacher and student and the challenges for teaching and learning in fact happen. In this way, a bibliographical research was carried out, trying to emphasize these practices for the teaching of geography, as well as the need to better understand the teaching-learning process. In this way we tried to understand the importance of the practices in the academy, school and the constitution of the teaching of Geography. The PIBID program (Institutional Scholarship Program) was one of the programs that gave opportunities to know, develop and apply these practices, confronting theory and pedagogical doing. It is concluded that the process of teaching and learning must be contained in the planning process, so that it can develop the importance of progressing in front of the everyday challenges of the classroom.
id UFAL_a8e6ee2d7254253fe02a3d0ea726826b
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5311
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling As práticas pedagógicas para o ensino da geografiaGeografiaEducaçãoEnsino e aprendizagemFormação docentePrática docentePlanejamento pedagógicoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANAThis work aims to investigate how the pedagogical practices for the teaching of geography are constituted. Reflecting how these practices happen for the development of the teaching of Geography, facing the relationship teacher and student and the challenges for teaching and learning in fact happen. In this way, a bibliographical research was carried out, trying to emphasize these practices for the teaching of geography, as well as the need to better understand the teaching-learning process. In this way we tried to understand the importance of the practices in the academy, school and the constitution of the teaching of Geography. The PIBID program (Institutional Scholarship Program) was one of the programs that gave opportunities to know, develop and apply these practices, confronting theory and pedagogical doing. It is concluded that the process of teaching and learning must be contained in the planning process, so that it can develop the importance of progressing in front of the everyday challenges of the classroom.Este trabalho tem como objetivo investigar como se constitui as práticas pedagógicas para o ensino da geografia. Refletindo como estas práticas acontecem para o desenvolvimento do ensino da Geografia, diante da relação professor x aluno e os desafios para que o ensino e aprendizagem de fato aconteçam. Desta forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, procurando enfatizar estas práticas para o ensino da geografia, bem como a necessidade de melhor compreender o processo ensino x aprendizagem. Desta forma procurou-se entender a importância das práticas na academia, escola e na constituição do ensino da Geografia. O programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência) foi um dos programas que oportunizou conhecer, desenvolver e aplicar estas práticas, confrontando teoria e com o fazer pedagógico. Conclui-se que o processo de ensino e aprendizagem deve estar contido no processo de planejamento, para que possa desenvolver a importância de progredir frente os desafios cotidianos da sala de aula.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de GeografiaUFALFechine, José Alegnoberto Leitehttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182Oliveira, Luã Karll deAlmeida, Ricardo Santos deNascimento, Claudionor Quixabeira do2019-06-26T16:50:16Z2019-04-252019-06-26T16:50:16Z2019-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Claudionor Quixabeira do. As práticas pedagógicas para o ensino da geografia. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-10T18:00:40Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5311Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-10T18:00:40Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas pedagógicas para o ensino da geografia
title As práticas pedagógicas para o ensino da geografia
spellingShingle As práticas pedagógicas para o ensino da geografia
Nascimento, Claudionor Quixabeira do
Geografia
Educação
Ensino e aprendizagem
Formação docente
Prática docente
Planejamento pedagógico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
title_short As práticas pedagógicas para o ensino da geografia
title_full As práticas pedagógicas para o ensino da geografia
title_fullStr As práticas pedagógicas para o ensino da geografia
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas para o ensino da geografia
title_sort As práticas pedagógicas para o ensino da geografia
author Nascimento, Claudionor Quixabeira do
author_facet Nascimento, Claudionor Quixabeira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fechine, José Alegnoberto Leite
http://lattes.cnpq.br/0122734956600182
Oliveira, Luã Karll de
Almeida, Ricardo Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Claudionor Quixabeira do
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Educação
Ensino e aprendizagem
Formação docente
Prática docente
Planejamento pedagógico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
topic Geografia
Educação
Ensino e aprendizagem
Formação docente
Prática docente
Planejamento pedagógico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA
description This work aims to investigate how the pedagogical practices for the teaching of geography are constituted. Reflecting how these practices happen for the development of the teaching of Geography, facing the relationship teacher and student and the challenges for teaching and learning in fact happen. In this way, a bibliographical research was carried out, trying to emphasize these practices for the teaching of geography, as well as the need to better understand the teaching-learning process. In this way we tried to understand the importance of the practices in the academy, school and the constitution of the teaching of Geography. The PIBID program (Institutional Scholarship Program) was one of the programs that gave opportunities to know, develop and apply these practices, confronting theory and pedagogical doing. It is concluded that the process of teaching and learning must be contained in the planning process, so that it can develop the importance of progressing in front of the everyday challenges of the classroom.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26T16:50:16Z
2019-04-25
2019-06-26T16:50:16Z
2019-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, Claudionor Quixabeira do. As práticas pedagógicas para o ensino da geografia. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5311
identifier_str_mv NASCIMENTO, Claudionor Quixabeira do. As práticas pedagógicas para o ensino da geografia. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Geografia
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Geografia
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233740131237888