O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Cássia M. T. Stano, Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724
Resumo:             O percurso formativo do professor não se limita a um curso de formação inicial. A própria especificidade da profissão docente aponta que o cotidiano escolar e as ações docentes, no exercício  reflexivo, revertem-se em cenário de formação continuada, muitas vezes, mais eficientes que cursos de curto período. Observe-se, porém que o cotidiano escolar e as ações docentes só se tornam elementos propiciadores de formação continuada docente se ao professor legitimado um tempo-lugar para o devido distanciamento do familiar da docência, para que então a reflexão se torne possível. Este texto apresenta a experiência de um grupo de trabalho sobre a Pedagogia  para a Autonomia, GTPA, em que se exercita o compartilhamento e reflexão de práticas docentes, num lugar e tempo comuns a professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior.  A metodologia utilizada e norteadora da captação dos sentidos deste grupo foi uma escuta hermenêutica para a análise de registros de dois encontros presenciais em que as práticas docentes são compartilhadas. A partir de seus fundamentos, construídos no decorrer dos encontros, o GTPA tem se configurado um modo de garantir que a docência seja cuidada, reinventada e fortalecida pelos pares, num movimento colaborativo de pensar a prática, buscando reorganizá-la a partir de determinados referenciais teórico-pedagógicos.
id UFPR-4_69fc6db010653c7750d0a24eae2dba94
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/40724
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomiaEducação; Ensino-aprendizagemPedagogia da Autonomia; Prática docente; Formação continuada docenteEducação            O percurso formativo do professor não se limita a um curso de formação inicial. A própria especificidade da profissão docente aponta que o cotidiano escolar e as ações docentes, no exercício  reflexivo, revertem-se em cenário de formação continuada, muitas vezes, mais eficientes que cursos de curto período. Observe-se, porém que o cotidiano escolar e as ações docentes só se tornam elementos propiciadores de formação continuada docente se ao professor legitimado um tempo-lugar para o devido distanciamento do familiar da docência, para que então a reflexão se torne possível. Este texto apresenta a experiência de um grupo de trabalho sobre a Pedagogia  para a Autonomia, GTPA, em que se exercita o compartilhamento e reflexão de práticas docentes, num lugar e tempo comuns a professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior.  A metodologia utilizada e norteadora da captação dos sentidos deste grupo foi uma escuta hermenêutica para a análise de registros de dois encontros presenciais em que as práticas docentes são compartilhadas. A partir de seus fundamentos, construídos no decorrer dos encontros, o GTPA tem se configurado um modo de garantir que a docência seja cuidada, reinventada e fortalecida pelos pares, num movimento colaborativo de pensar a prática, buscando reorganizá-la a partir de determinados referenciais teórico-pedagógicos.UFPRde Cássia M. T. Stano, Rita2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 275-290Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 275-290Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 275-2901984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724/26351https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724/30365https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/40724/20565https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/40724/21528info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:00Zoai:revistas.ufpr.br:article/40724Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia
title O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia
spellingShingle O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia
de Cássia M. T. Stano, Rita
Educação; Ensino-aprendizagem
Pedagogia da Autonomia; Prática docente; Formação continuada docente
Educação
title_short O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia
title_full O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia
title_fullStr O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia
title_full_unstemmed O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia
title_sort O caminho de um grupo de formação continuada docente: do compartilhamento de práticas docentes para uma pedagogia da e para a autonomia
author de Cássia M. T. Stano, Rita
author_facet de Cássia M. T. Stano, Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Cássia M. T. Stano, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-aprendizagem
Pedagogia da Autonomia; Prática docente; Formação continuada docente
Educação
topic Educação; Ensino-aprendizagem
Pedagogia da Autonomia; Prática docente; Formação continuada docente
Educação
description             O percurso formativo do professor não se limita a um curso de formação inicial. A própria especificidade da profissão docente aponta que o cotidiano escolar e as ações docentes, no exercício  reflexivo, revertem-se em cenário de formação continuada, muitas vezes, mais eficientes que cursos de curto período. Observe-se, porém que o cotidiano escolar e as ações docentes só se tornam elementos propiciadores de formação continuada docente se ao professor legitimado um tempo-lugar para o devido distanciamento do familiar da docência, para que então a reflexão se torne possível. Este texto apresenta a experiência de um grupo de trabalho sobre a Pedagogia  para a Autonomia, GTPA, em que se exercita o compartilhamento e reflexão de práticas docentes, num lugar e tempo comuns a professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior.  A metodologia utilizada e norteadora da captação dos sentidos deste grupo foi uma escuta hermenêutica para a análise de registros de dois encontros presenciais em que as práticas docentes são compartilhadas. A partir de seus fundamentos, construídos no decorrer dos encontros, o GTPA tem se configurado um modo de garantir que a docência seja cuidada, reinventada e fortalecida pelos pares, num movimento colaborativo de pensar a prática, buscando reorganizá-la a partir de determinados referenciais teórico-pedagógicos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724/26351
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40724/30365
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/40724/20565
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/40724/21528
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 275-290
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 275-290
Educar em Revista; v. 31, n. 57 (2015); p. 275-290
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897131417600