Gestão de mudanças organizacionais. A importância da gestão de pessoas em um processo de mudança.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1388 |
Resumo: | The purpose of this study is to present reasons for a change in the organization and to verify if there is a need to have a sector responsible for guiding and helping employees in the adaptation stage. For this, an interview was conducted with a manager of a company that recently underwent such restructuring, this manager followed and participated directly in the entire process. The company needed a new restructuring, without time to plan or even hire a change manager to take care of the process. The process of change has been quite arduous for employees because the organization does not have a Human Resources Department. It was confirmed that the Human Resources has the important purpose of reducing the resistance to change of the company members. HR Departament is not the only one, but is an important sector in the process because it helps to make the change process more acceptable by the employees, this department acts in the development and preparation of employees. In this way, the resistance would be less, diminishing the demotivation and the negative impact of the change. The need to carry out the change, the challenges faced by the organization during the process and the HR roles were discussed in this article. |
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Gestão de mudanças organizacionais. A importância da gestão de pessoas em um processo de mudança.Mudança organizacionalProcesso de mudançaRecursos humanosColaboradores6.02.00.00-6 AdministraçãoThe purpose of this study is to present reasons for a change in the organization and to verify if there is a need to have a sector responsible for guiding and helping employees in the adaptation stage. For this, an interview was conducted with a manager of a company that recently underwent such restructuring, this manager followed and participated directly in the entire process. The company needed a new restructuring, without time to plan or even hire a change manager to take care of the process. The process of change has been quite arduous for employees because the organization does not have a Human Resources Department. It was confirmed that the Human Resources has the important purpose of reducing the resistance to change of the company members. HR Departament is not the only one, but is an important sector in the process because it helps to make the change process more acceptable by the employees, this department acts in the development and preparation of employees. In this way, the resistance would be less, diminishing the demotivation and the negative impact of the change. The need to carry out the change, the challenges faced by the organization during the process and the HR roles were discussed in this article.Agência 1O objetivo deste estudo é apresentar razões para se realizar uma mudança na organização e verificar se há necessidade de ter um setor responsável por orientar e ajudar os colaboradores na fase de adaptação. Para isso, foi realizada uma entrevista com um gestor de uma empresa que passou recentemente por tal reestruturação, este acompanhou e participou diretamente de todo o processo. A empresa necessitava de uma nova reestruturação, sem tempo para planejar ou até mesmo contratar um gestor de mudança para cuidar do processo, e como a organização não possui um setor de Recursos Humanos (RH), o processo de mudança foi bastante árduo para os funcionários. Constatou-se que a área de Recursos humanos tem a importante função de diminuir a resistência a mudança por parte dos integrantes da empresa. O RH não é o único, mas é um importante setor no processo pois ajuda a tornar o processo de mudança mais aceitável por parte dos colaboradores, este setor atua no desenvolvimento e preparo dos funcionários. Dessa forma, a resistência seria menor, diminuindo a desmotivação e o impacto negativo da mudança. A necessidade de se realizar a mudança, os desafios enfrentados pela organização durante o processo e os papéis do RH são discutidos ao longo deste artigo.Centro de Ensino Unificado do Distrito FederalBrasilCoordenação do Curso de AdministraçãoUDFAzevedo Junior, Demostenes Jonatas de9411630475211493http://lattes.cnpq.br/9411630475211493Almeida, Sarane Cruz deCereijo, Guillermo RiberoLima, Lucas Gonçalves deSilva, Vanessa Pereira da2021-01-27T15:33:36Z2021-02-262021-01-27T15:33:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1388porCENTRO TECNOLÓGICO DO CALÇADO DE PORTUGAL. Gestão de Recursos Humanos. Guia do Empresário. São João da Madeira. Portugal. 2016. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. São Paulo: Thomson, 2004. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro. Elsevier. 2008. DUBRIN, Andrew J. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomsom Learnig, 2003. Duplo Foco. Disponível em: http://www.duplofoco.com.br/consultoriaempresarial/objetivos-da-consultoriaempresarial/. Acesso em 29 de maio de 2017. FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002. GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas. Enfoque nos Papéis Profissionais. São Paulo: Atlas, 2006. GONÇALVES, Lucio Lage. Gestão de mudanças na teoria e na prática e o método das gestões. São Paulo: All Print Editora, 2014. GONÇALVES, Vicente; CAMPOS, Carla. Gestão de Mudanças: o fator humano na liderança de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2012. KOTTER, John P. Liderando mudanças; Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. LANGHI, C. Gestão de pessoas e comportamento organizacional. 1. ed. São Paulo. Senac. 2017. MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2000. NONAKA, Ikujiro, TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Editora Campos, 1997. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Fundamentos da Administração: conceitos e práticas essenciais. São Paulo: Atlas, 2009. OLIVEIRA, J. F.; SILVA, E. A. Gestão organizacional: descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo: Saraiva, 2006. PALADINI, Edson P. Gestão da qualidade: teoria e prática. 2. Ed., São Paulo: Atlas, 2011. Rh.com.br. Disponível em: http://www.rh.com.br/Portal/Desenvolvimento/Coluna_IBC/8856/a-importancia-dagestao-de-pessoas-nas-empresas.html . Acesso em 27 de outubro de 2017. Rh Portal. Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigosrh/mudanas-e-desenvolvimentoorganizacional/ . Acesso em 26 de setembro de 2017. ROBBINS, S.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional - teoria e prática no contexto brasileiro. 14.ed; São Paulo: Pearson, 2011. SANTOS, Paulo Sérgio Monteiro dos. Gestão de Riscos Empresariais: um guia prático e estratégico para gerenciar os riscos de sua empresa. São Paulo: Novo Século, 2002. Soar. Disponível em: http://www.soar.net.br/consultoria-emrh . Acesso em 27 de outubro de 2017. TACHIZAWA, Takeshy; SCAICO, Oswaldo. Organização lexível: qualidade na gestão por processos. 2. Ed., São Paulo: Atlas, 2006.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-01-29T22:11:28Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1388Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-01-29T22:11:28Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
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