Empatia e agressividade nas relações laborais de policiais militares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira , Beatriz Cavalcante de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1772
Resumo: In the military context, the exercise of empathy is stimulated during the officer's training course, reinforcing the importance of teamwork and building a relationship of trust, while on the other hand, issues such as aggressiveness are left aside. This project aimed to verify if there is a significant relationship between empathy and aggressiveness in military police, through a descriptive and quantitative field research. 50 police officers participated in the study. A socio-demographic questionnaire, the Empathy Inventory and the Aggressiveness Scale were used. After approval by the Ethics Committee, data collection began and the research was answered individually, in a self-administered manner. The study was conducted considering the ethical aspects relevant to research involving human beings, according to resolution 466/12. For data analysis, descriptive and inferential statistics were calculated, processed using the SSPS program. The results showed that the police have empathy with an average of 3.6, the fourth factor, Sensitivity, It had the highest average, being 3.9, while the second factor, Flexibility, had the lowest average, with a value of 3.4 and aggressiveness with an average of 2.0. According to these results, there are satisfactory rates of empathy and aggressiveness, with no significant difference (p>0.05) when comparing administrative and combat services. This study can contribute to the creation of interventions that reinforce the maintenance of high levels of empathy and low aggressiveness by promoting greater effectiveness of its services provided.
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For data analysis, descriptive and inferential statistics were calculated, processed using the SSPS program. The results showed that the police have empathy with an average of 3.6, the fourth factor, Sensitivity, It had the highest average, being 3.9, while the second factor, Flexibility, had the lowest average, with a value of 3.4 and aggressiveness with an average of 2.0. According to these results, there are satisfactory rates of empathy and aggressiveness, with no significant difference (p>0.05) when comparing administrative and combat services. This study can contribute to the creation of interventions that reinforce the maintenance of high levels of empathy and low aggressiveness by promoting greater effectiveness of its services provided.No contexto militar, o exercício da empatia é estimulado durante o curso de formação do oficial, reforçando a importância do trabalho em equipe e construção de uma relação de confiança, enquanto por outro lado, questões como a agressividade são deixadas de lado. O presente projeto teve como objetivo verificar se há uma relação significativa entre a empatia e agressividade em policiais militares, por meio de uma pesquisa de campo, descritiva e quantitativa. Participaram do estudo 50 policiais. Foram utilizados um questionário sócio demográfico, o Inventário de Empatia e Escala de agressividade. Após a aprovação do Comitê de Ética, iniciou-se a coleta de dados e a pesquisa foi respondida individualmente, de forma autoaplicável. O estudo foi realizado considerando-se os aspectos éticos pertinentes a pesquisas envolvendo seres humanos, conforme a resolução 466/12. Para a análise de dados, foram calculadas estatísticas descritivas e inferenciais, processadas por meio do programa SSPS. Os resultados evidenciaram que os policiais possuem empatia com média de 3,6, o fator Sensibilidade apresentou a maior média, sendo de 3,9, enquanto o fator Flexibilidade teve a menor média, com o valor de 3,4; e a agressividade média de 2,0. Conforme estes resultados, verifica-se índices satisfatórios de empatia e agressividade, não havendo diferença significativa (p>0,05) quando comparados os serviços administrativos e de combate. Este estudo pode contribuir com a criação de intervenções que reforcem a manutenção de níveis elevado de empatia e baixos de agressividade promovendo maior eficácia de seus serviços prestados.Centro Universitário de João PessoaBrasilUNIPÊGouveia , Charlene Nayana Nunes Alveshttp://lattes.cnpq.br/9432747696072581Oliveira , Beatriz Cavalcante de2021-03-26T12:56:38Z2021-03-272021-03-26T12:56:38Z2020-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/1772porARONSON, E.; WILSON, T. D.; ARKET, R. M. Agressão: Por que machucamos outras pessoas?. Psicologia Social, pp. 454-490, LTC Editora, 2017. BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013. CECCONELLO, A. M.; KOLLER, S. H. Competência social e empatia: um estudo sobre resiliência com crianças em situações de pobreza. Estudos de psicologia, vol.5, no.1. Jan./Jun. Natal, Brasil, 2000. COSTA, M.; JUNIOR, H. A.; OLIVEIRA, J.; MAIA, E. Estresse: diagnóstico dos policiais militares em uma cidade brasileira. Revista Panamericana de Salud Publica. Rio Grande do Norte, Natal, 2006. COUTO, G.; VANDENBERGHE, L.; BRITO, E. A. G. Interações interpessoais e estresse entre policiais militares: um estudo correlacional. Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol. 64, n. 2, pp. 47-63. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2012. FARIZ, M.; MIAS, C.; MOURA, C. B. Comportamento agressivo e terapia cognitivo-comportamental na infância. Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: Transtornos específicos (pp. 57-79). São Paulo, Brasil. Santos Editora, 2005. FALCONE, E. M. O.; GIL, D. B.; FERREIRA, M. C. 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Psicologia: Reflexão e Critica, v. 23, n. 3, pp. 544-553, Brasil, 2010.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-03-26T12:59:15Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/1772Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-03-26T12:59:15Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
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