Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Lorena Pereira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2887
Resumo: At school, some difficulties in learning are developed, thus, causing in students some symptoms revealing that something is not right, but it is necessary to understand these difficulties to reduce the impact on the lives of these students, it is also noted that one of the emotions that are part of the school environment is anxiety. The anxiety disorder is characterized by a normal human emotion, but in an excessive way, it can become a disease. The human being is born with a predisposition to learn, and internal and external stimuli are necessary for learning to occur, which in most cases occurs in the social environment in which the individual lives, and may be altered by other factors. This study aimed to present the relationship between pathological anxiety and school learning, using as method the bibliographic research, of qualitative, descriptive nature. Throughout the work it was possible to understand the main concepts of anxiety, learning, and consequently how anxiety interferes with learning at school.
id CUB_a9d8bec1f5b608a60284e46dd7dc7793
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2887
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolarTranstorno de AnsiedadeAprendizagemContexto escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAt school, some difficulties in learning are developed, thus, causing in students some symptoms revealing that something is not right, but it is necessary to understand these difficulties to reduce the impact on the lives of these students, it is also noted that one of the emotions that are part of the school environment is anxiety. The anxiety disorder is characterized by a normal human emotion, but in an excessive way, it can become a disease. The human being is born with a predisposition to learn, and internal and external stimuli are necessary for learning to occur, which in most cases occurs in the social environment in which the individual lives, and may be altered by other factors. This study aimed to present the relationship between pathological anxiety and school learning, using as method the bibliographic research, of qualitative, descriptive nature. Throughout the work it was possible to understand the main concepts of anxiety, learning, and consequently how anxiety interferes with learning at school.No âmbito escolar, são desenvolvidas algumas dificuldades na aprendizagem, com isso, provocando nos alunos alguns sintomas revelando que algo não está bem, porém torna-se necessário o entendimento dessas dificuldades para diminuir o impacto na vida desses alunos, salienta-se ainda que uma das emoções que fazem parte do ambiente escolar é a ansiedade. O transtorno de ansiedade caracteriza-se por uma emoção normal do ser humano, porém de maneira excessiva, pode se tornar uma doença. O ser humano já nasce com uma predisposição a aprender, sendo necessário os estímulos internos e externos para ocorrer a aprendizagem, que na grande maioria das vezes ocorre no meio social em que o indivíduo vive, podendo ser alterada por outros fatores. O presente trabalho possuiu como objetivo apresentar a relação entre a ansiedade patológica e a aprendizagem escolar, utilizando como método a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, descritiva. Ao longo do trabalho foi possível compreender os conceitos principais da ansiedade, da aprendizagem, e consequentemente a maneira como a ansiedade interfere na aprendizagem no âmbito escolarCentro Universitário de João PessoaBrasilUNIPÊVentura, Jayana Ramalhohttp://lattes.cnpq.br/4211118781203533Santos, Gabriela Lorena Pereira dos2021-10-14T16:51:56Z2021-10-152021-10-14T16:51:56Z2021-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Gabriela Lorena Pereira dos. Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar. 2021. 46 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2887porARAÚJO, C. M. M. Relações Interpessoais Professor- Aluno: Uma abordagem para a questão das dificuldades de aprendizagem. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília, p. 193, 1995. ARAÚJO, S. R. C; MELLO, M. T; LEITE, J. R. Transtornos de Ansiedade e Exercício Físico. Revista Brasileira de Psiquiatria – Vol. 29, Nº 2, p. 164-171, 2007. ASBAHR, F. R. Transtornos Ansiosos na Infância e Adolescência: Aspectos Clínicos e Neurobiológicos. Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº 2, São Paulo, 2004. BEIDEL, D.C; TURNER, S.M; MORRIS, T.L. Psychopathology of Childhood Social Phobia. Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Vol. 38, p. 643-650, 1999. BERNSTEIN, G.A; BORCHARDT C.M; PERWIEN A. R. Anxiety Disorders in Children and Adolescents: A Review in the Last 10 Years. Journal da Academia Americana da criança e do adolescente Psiquiatria - Vol. 71, Nª 8, p. 1110-1119, 1996. BERGER, C; ALCALAY, L; TORRETI, A; MILICIC N. Socio-Emotional Well-Being and Academic Achievement: Evidence from a Multilevel Approach. Psicologia: Reflexão e Crítica, p. 344-351, 2011. BIRENBAUM, M; PINKU, P. Effects of Test Anxiety, Information Organization and Testing Situation on Performance in Two Test Formats. Contemporary Educational Psychology. Vol. 22, p. 23-38, 1997. BORUCHOVITCH; BZUNECK J. A. A Motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3ª ed. Petrópolis, 2001. BORUCHOVITCH; COSTA, E.R. A motivação do aluno contribuições da psicologia contemporânea. Rio de Janeiro, 2001. BRITO, I. Ansiedade e Depressão na Adolescência. Revista Portuguesa de Clínica Geral. Vol. 27, p. 208-214, 2011. BROUCO, G. R. A Influência da Brincadeira Atenuando a Ansiedade Escolar em Período Pré-Avaliativo. Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. Rio de Janeiro, 2006. BROPHY, J. Research on Motivation in Education: Past, present, and future. In: URDAN, T. C; MAEHR, M; PINTRICH, P. R. Advances in Motivation and Achievement – Vol. 11, Greenwich, 1999. BRYAN, J. H. et al. The Relationship Between Fear of Failure and Learning Disabilities. Learning Disability Quarterly. Vol. 16, Nº 2, p.217-222, 1983. CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais.1ª ed. São Paulo, p. 212, 2003. CASTILLO, A.R. et. Al. Transtornos de Ansiedade. Revista brasileira de psiquiatria, 22 (Supl. II): 20-3, ed. Porto Alegre, 2000. CIA, F; BARHAM, E. J; FONTAINE, A. M. G. V. Desempenho Acadêmico e Autoconceito de Escolares: Contribuições do Envolvimento Paterno. Estudos de Psicologia, Vol. 29, p. 461- 470, 2012. CORDIOLI, A; MANFRO, G. Transtornos de Ansiedade. In: DUNCAN, B. et. al. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 3ª ed. Porto Alegre, p. 1087-1088, 2004. COSTA, E.R. As estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do Ensino Fundamental: Implicações para a Prática Educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Campinas, Campinas, 2000. DAVIDSON, H.H. et al. Characteristics of Successful School Achievers From a Severely Deprived Environment. New York, 1962. DOMINGOS, G.A. Dificuldades do processo de aprendizagem. (Monografia) -Escola Superior Aberta do Brasil. Vila Velha. p. 5, 2007. DSM-V, American Psychiatric Association - Manual de Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais. 5ª Artes Médicas, p 189, 2014. EMERSON, C.S; MOLLET, G.A; HARRISON, D.W. Anxious-depression in boys: an evaluation of executive functioning. Archives of Clinical Neuropsychology. 2005. EYSENCK, M.W; DERAKSHAN, N; SANTOS, R; CALVO, MG. Anxiety and Cognitive Performance: Attentional Control Theory. 2007. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 37ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, p. 96, 1996. GAZZANIGA, M.S, IVRY, R.B; MANGUN, G.R. Neurociência cognitiva: A Biologia da Mente. Tradução de Angélica Rosat Consiglio et al. 2ª ed. Porto Alegre, 2006. GONZÁLEZ, C. R; VALLE, A. A. Características Afectivo Motivacionales de los Estudiantes com Dificultades de Aprendizagens. In: SANTIUSTE, B. V; BELTRÁN, L.J.A. Dificultades de aprendizaje. Madrid,1998. GRAEFF, F.G. Bases Biológicas da Ansiedade. In: KAPCZINSKI, F; QUEVEDO, J; IZQUIERDO, I et al. Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos. 2ª ed. Porto Alegre, 2004. GRAY, J.A; NAUGHTON, N. The Neropsychology of Anxiety. An Enquiry into the functions of septo-hippocampal system. 2ª ed. Oxford Psychology Series, 2007. GROSSMAN, B. A Study to Determine the Relationship Between Anxiety and Learning in Young Children. 1969. JARROS, R. B. Perfil Neuropsicológico de Adolescentes com Transtornos de Ansiedade. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. KAPLAN, H.I; SADOCK, B.J; GREBB, J. A. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. Artes médicas. 7ª ed. Porto Alegre, 1997. LAU, J.Y.F; PINE, D.S. Elucidating Risk Mechanisms of Gene–Environment Interactionson Pediatric anxiety: Integrating Findings from Neuroscience. Eur Arch Psychiatry Clin Neurosci. p. 97-106, 2008. LAST, C. G; PERRIN, S; HERSEN, M; KAZDIN, A. E. A Prospective Study of Childhood Anxiety Disorders. Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. 1996. LEITE, V.A.M. Dimensões da Não Aprendizagem. Curitiba, 2012. LOURENÇO, A. A. et. AI. A Motivação Escolar e o Processo de Aprendizagem: Ciências & Cognição. Vol. 15, Portugal, p. 132-141, 2010. LUNDIN, R. W. Personalidade: Uma Análise do Comportamento. 2ª ed. São Paulo, 1977. MATURANA. De Máquinas e Seres Vivos. Artes Médicas, Porto Alegre, 1997. MATURANA, V. F. A Árvore do Conhecimento: As Bases Biológicas do Entendimento Humano. São Paulo, p. 186, 1995. MAZER, S. M; DAL BELLO, A.C; BAZON, M.R. Dificuldades de Aprendizagem: Revisão de Literatura sobre os Fatores de Risco Associados. São Paulo, 2009. MICCO, J.A; HENIN, A; BIEDERMAN, J; ROSENBAUM, JF; PETTY, C; RINDLAUB LA, M; MURPHY, H.B. Depression and anxiety. 2009. MORAES, T. Saturnino de La Sentipensar: Fundamentos e Estratégias para Reencantar a Educação. São Paulo, 2004. MYCHAILYSZYN, M. P; MENDEZ, J. L; KENDALL, P. C. School Functioning in Youth With and Without Anxiety Disorders: Comparisons by Diagnosis and Comorbidity. School Psychology Review, p. 106–121, 2010. NELSON, J.M; HARWOOD, H. Jounal of Leraning Disabilities: Hammill Institute on Disabilites. Journal of Learning Disabilities – Vol. 44, p.3-17, 2010. NUNES, A.I. BL; SILVEIRA, R.D.N. Psicologia da Aprendizagem. 3ª ed. rev. Fortaleza, 2015. OGUNDOKUN, M. O. Learning Style, School Environment and Test Anxiety as Correlates of Learning Outcomes Among Secondary School Students. Ife Psychologia. Vol. 19, p. 321-336, 2011. OLIVEIRA, M.I.S. Intervenção Cognitivo-Comportamental em Transtorno de Ansiedade: Relato de Caso. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Aracajú, 2011. OLIVEIRA, S. M. S. S. O Modelo de Rasch para avaliar o Inventário de Ansiedade na Escola. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 2012. OLIVEIRA, S. M. S. S; SISTO, F. F. Estudo para uma Escala de Ansiedade Escolar para Crianças. Psicologia Escolar e Educacional, p. 57-66, 2002. OSTI, A. As Dificuldades de Aprendizagem na Concepção do Professor (Dissertação de mestrado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, 2004. PAPALIA, D. E; OLDS, S. W; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre, 2013. PEREIRA, A. I. F; BARROS, L; MENDONÇA, D. Cognitive Errors and Anxiety in School Aged Children. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2012. PETROVSKI, A.V. Psicologia Evolutiva e Pedagógica. Moscú, Progresso, 2000. PILETTI, N; ROSSATO S. M. Psicologia da Aprendizagem: Da Teoria do Condicionamento ao Construtivismo. São Paulo, 2011. PINE, D.S; GUYER, A.E; LEIBENLUFT, E. Functional Magnetic Resonance Imaging and Pediatric anxiety. 2008. PINTO, T. R. et al. Hábitos de Sono e Ansiedade, Depressão e Stress: Que Relação? 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Vol. 12, p. 990-1006, 2012. PHAN, K.L; WAGER, T.D; TAYLOR, S.F; LIBERZON, I. Functional Neuroimaging Studies of Human Emotions. p. 258-266, 2004. RELVAS. Neurociência e Transtorno de Aprendizagem: As Múltiplas Deficiências para uma Educação Inclusiva. Editora Wark, 5ª ed. Rio de Janeiro, 2011. RELVAS, M. P. Neurociência e Educação. Rio de Janeiro, 2009. RODRIGUES, M. Psicologia Educacional: Uma Crônica do Desenvolvimento Humano. São Paulo, 1976. ROSÁRIO, P. et al. Ansiedade Face aos Testes e Auto Regulação da Aprendizagem: Variáveis Emocionais no Aprender. Psicologia e Educação. Vol. 3, p. 15-26, 2004. SAMPAIO, S. Dificuldades de Aprendizagem: A Psicopedagogia na Relação Sujeito, Família e Escola. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2010. SARASON, L.G. Experimental a Poacles Anxiety: Attention and the uses of. Acadernic Press, New York, 1972. SERPA, A.L.O; SOARES, T.M; SILVA, F.N. Variáveis do Contexto Escolar como Preditoras da Autoeficácia e Ansiedade de Estudantes. Avaliação Psicológica. Vol. 14, p. 189-197, 2015. SILVEIRA, L. C. L. Neurociências no Brasil: Uma Revolução Tecnológica ao nosso Alcance. Neurociências, 2004. SIMONETTI, A. A. Angústia e a Ansiedade na Psicopatologia Fundamental. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. SINDJUSTIÇA. Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, diz OMDS. Disponível em: https://sindjustica.com/2020/05/27/brasil-tem-maior-taxa-detranstorno-de-ansiedade-do-mundo-diz-oms/. Acesso em: 21 out. 2020. SOARES, A. B; MARTINS, J.S.R. Ansiedade dos Estudantes Diante da Expectativa do Exame Vestibular. Paidéia. Vol. 20, Nº 45, p. 57-62, 2010. SOUZA, M.P.R. Prontuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar. 2005. SPREEN, O; STRAUSS, E. A Compendium of Neuropsychological Test. 2ª ed. New York, 1998. STRONGMAN, K. T. A Psicologia da Emoção: Uma Perspectiva sobre as Teorias da Emoção. Lisboa, 1998. TOBIAS, S. Test Anxiety: Interference, Defective skills, and Cognitive Capacity, Educational Psychologist. Vol. 2, p. 159-183, 1985. THOMPSON, J.R.J; LAMPRON, L.B; JOHANSON, D.F; ECKSTEIN, T.L. Behavior Problems Inchildren With the Presenting Problem of Poor School Performance. Journal of Pediatric Psychology. 1990. VALLE, L. G. Transtorno de Pânico. Porto Alegre, p. 181-193, 2003. VYGOTSKY; LEV, S.E.l. Desarrollo de li-os Processos Psiquicos Superiores. Academia de Ciências Pedagógicas, 2ª ed, p.8, México, 1988. VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 3ª ed. São Paulo, 1998. WEISS, M. L. L. A Avaliação e a Instituição Escolar. In: BOSSA, N. A; OLIVEIRA, V. B. Avaliação Psicopedagógica de Criança de 7 a 11 anos. Petrópolis, p. 166- 173, 2010. WIGFIELD, A; ECCLES, J. S. Test Anxiety in Elementary and Secondary Schools Students. Vol. .24, p.159-183, 1989. WOOD, J. J. et al. Terapia Cognitiva Comportamental Familiar para Transtornos de Ansiedade. Vol. 45, p. 314-321, 2006.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2021-10-14T16:56:11Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/2887Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2021-10-14T16:56:11Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar
title Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar
spellingShingle Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar
Santos, Gabriela Lorena Pereira dos
Transtorno de Ansiedade
Aprendizagem
Contexto escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar
title_full Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar
title_fullStr Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar
title_full_unstemmed Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar
title_sort Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar
author Santos, Gabriela Lorena Pereira dos
author_facet Santos, Gabriela Lorena Pereira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Jayana Ramalho
http://lattes.cnpq.br/4211118781203533
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriela Lorena Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Ansiedade
Aprendizagem
Contexto escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Transtorno de Ansiedade
Aprendizagem
Contexto escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description At school, some difficulties in learning are developed, thus, causing in students some symptoms revealing that something is not right, but it is necessary to understand these difficulties to reduce the impact on the lives of these students, it is also noted that one of the emotions that are part of the school environment is anxiety. The anxiety disorder is characterized by a normal human emotion, but in an excessive way, it can become a disease. The human being is born with a predisposition to learn, and internal and external stimuli are necessary for learning to occur, which in most cases occurs in the social environment in which the individual lives, and may be altered by other factors. This study aimed to present the relationship between pathological anxiety and school learning, using as method the bibliographic research, of qualitative, descriptive nature. Throughout the work it was possible to understand the main concepts of anxiety, learning, and consequently how anxiety interferes with learning at school.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T16:51:56Z
2021-10-15
2021-10-14T16:51:56Z
2021-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Gabriela Lorena Pereira dos. Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar. 2021. 46 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2887
identifier_str_mv SANTOS, Gabriela Lorena Pereira dos. Relação entre ansiedade patológica e aprendizagem escolar. 2021. 46 P. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, João Pessoa, 2021.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/2887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ARAÚJO, C. M. M. Relações Interpessoais Professor- Aluno: Uma abordagem para a questão das dificuldades de aprendizagem. Tese de doutorado. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília, p. 193, 1995. ARAÚJO, S. R. C; MELLO, M. T; LEITE, J. R. Transtornos de Ansiedade e Exercício Físico. Revista Brasileira de Psiquiatria – Vol. 29, Nº 2, p. 164-171, 2007. ASBAHR, F. R. Transtornos Ansiosos na Infância e Adolescência: Aspectos Clínicos e Neurobiológicos. Jornal de Pediatria - Vol. 80, Nº 2, São Paulo, 2004. BEIDEL, D.C; TURNER, S.M; MORRIS, T.L. Psychopathology of Childhood Social Phobia. Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. Vol. 38, p. 643-650, 1999. BERNSTEIN, G.A; BORCHARDT C.M; PERWIEN A. R. Anxiety Disorders in Children and Adolescents: A Review in the Last 10 Years. Journal da Academia Americana da criança e do adolescente Psiquiatria - Vol. 71, Nª 8, p. 1110-1119, 1996. BERGER, C; ALCALAY, L; TORRETI, A; MILICIC N. Socio-Emotional Well-Being and Academic Achievement: Evidence from a Multilevel Approach. Psicologia: Reflexão e Crítica, p. 344-351, 2011. BIRENBAUM, M; PINKU, P. Effects of Test Anxiety, Information Organization and Testing Situation on Performance in Two Test Formats. Contemporary Educational Psychology. Vol. 22, p. 23-38, 1997. BORUCHOVITCH; BZUNECK J. A. A Motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 3ª ed. Petrópolis, 2001. BORUCHOVITCH; COSTA, E.R. A motivação do aluno contribuições da psicologia contemporânea. Rio de Janeiro, 2001. BRITO, I. Ansiedade e Depressão na Adolescência. Revista Portuguesa de Clínica Geral. Vol. 27, p. 208-214, 2011. BROUCO, G. R. A Influência da Brincadeira Atenuando a Ansiedade Escolar em Período Pré-Avaliativo. Encontro Fluminense de Educação Física Escolar. Rio de Janeiro, 2006. BROPHY, J. Research on Motivation in Education: Past, present, and future. In: URDAN, T. C; MAEHR, M; PINTRICH, P. R. Advances in Motivation and Achievement – Vol. 11, Greenwich, 1999. BRYAN, J. H. et al. The Relationship Between Fear of Failure and Learning Disabilities. Learning Disability Quarterly. Vol. 16, Nº 2, p.217-222, 1983. CABALLO, V. E. Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais.1ª ed. São Paulo, p. 212, 2003. CASTILLO, A.R. et. Al. Transtornos de Ansiedade. Revista brasileira de psiquiatria, 22 (Supl. II): 20-3, ed. Porto Alegre, 2000. CIA, F; BARHAM, E. J; FONTAINE, A. M. G. V. Desempenho Acadêmico e Autoconceito de Escolares: Contribuições do Envolvimento Paterno. Estudos de Psicologia, Vol. 29, p. 461- 470, 2012. CORDIOLI, A; MANFRO, G. Transtornos de Ansiedade. In: DUNCAN, B. et. al. Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 3ª ed. Porto Alegre, p. 1087-1088, 2004. COSTA, E.R. As estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do Ensino Fundamental: Implicações para a Prática Educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Campinas, Campinas, 2000. DAVIDSON, H.H. et al. Characteristics of Successful School Achievers From a Severely Deprived Environment. New York, 1962. DOMINGOS, G.A. Dificuldades do processo de aprendizagem. (Monografia) -Escola Superior Aberta do Brasil. Vila Velha. p. 5, 2007. DSM-V, American Psychiatric Association - Manual de Diagnóstico e Estatístico de Distúrbios Mentais. 5ª Artes Médicas, p 189, 2014. EMERSON, C.S; MOLLET, G.A; HARRISON, D.W. Anxious-depression in boys: an evaluation of executive functioning. Archives of Clinical Neuropsychology. 2005. EYSENCK, M.W; DERAKSHAN, N; SANTOS, R; CALVO, MG. Anxiety and Cognitive Performance: Attentional Control Theory. 2007. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 37ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, p. 96, 1996. GAZZANIGA, M.S, IVRY, R.B; MANGUN, G.R. Neurociência cognitiva: A Biologia da Mente. Tradução de Angélica Rosat Consiglio et al. 2ª ed. Porto Alegre, 2006. GONZÁLEZ, C. R; VALLE, A. A. Características Afectivo Motivacionales de los Estudiantes com Dificultades de Aprendizagens. In: SANTIUSTE, B. V; BELTRÁN, L.J.A. Dificultades de aprendizaje. Madrid,1998. GRAEFF, F.G. Bases Biológicas da Ansiedade. In: KAPCZINSKI, F; QUEVEDO, J; IZQUIERDO, I et al. Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos. 2ª ed. Porto Alegre, 2004. GRAY, J.A; NAUGHTON, N. The Neropsychology of Anxiety. An Enquiry into the functions of septo-hippocampal system. 2ª ed. Oxford Psychology Series, 2007. GROSSMAN, B. A Study to Determine the Relationship Between Anxiety and Learning in Young Children. 1969. JARROS, R. B. Perfil Neuropsicológico de Adolescentes com Transtornos de Ansiedade. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. KAPLAN, H.I; SADOCK, B.J; GREBB, J. A. Compêndio de Psiquiatria: Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. Artes médicas. 7ª ed. Porto Alegre, 1997. LAU, J.Y.F; PINE, D.S. Elucidating Risk Mechanisms of Gene–Environment Interactionson Pediatric anxiety: Integrating Findings from Neuroscience. Eur Arch Psychiatry Clin Neurosci. p. 97-106, 2008. LAST, C. G; PERRIN, S; HERSEN, M; KAZDIN, A. E. A Prospective Study of Childhood Anxiety Disorders. Journal of American Academy of Child and Adolescent Psychiatry. 1996. LEITE, V.A.M. Dimensões da Não Aprendizagem. Curitiba, 2012. LOURENÇO, A. A. et. AI. A Motivação Escolar e o Processo de Aprendizagem: Ciências & Cognição. Vol. 15, Portugal, p. 132-141, 2010. LUNDIN, R. W. Personalidade: Uma Análise do Comportamento. 2ª ed. São Paulo, 1977. MATURANA. De Máquinas e Seres Vivos. Artes Médicas, Porto Alegre, 1997. MATURANA, V. F. A Árvore do Conhecimento: As Bases Biológicas do Entendimento Humano. São Paulo, p. 186, 1995. MAZER, S. M; DAL BELLO, A.C; BAZON, M.R. Dificuldades de Aprendizagem: Revisão de Literatura sobre os Fatores de Risco Associados. São Paulo, 2009. MICCO, J.A; HENIN, A; BIEDERMAN, J; ROSENBAUM, JF; PETTY, C; RINDLAUB LA, M; MURPHY, H.B. Depression and anxiety. 2009. MORAES, T. Saturnino de La Sentipensar: Fundamentos e Estratégias para Reencantar a Educação. São Paulo, 2004. MYCHAILYSZYN, M. P; MENDEZ, J. L; KENDALL, P. C. School Functioning in Youth With and Without Anxiety Disorders: Comparisons by Diagnosis and Comorbidity. School Psychology Review, p. 106–121, 2010. NELSON, J.M; HARWOOD, H. Jounal of Leraning Disabilities: Hammill Institute on Disabilites. Journal of Learning Disabilities – Vol. 44, p.3-17, 2010. NUNES, A.I. BL; SILVEIRA, R.D.N. Psicologia da Aprendizagem. 3ª ed. rev. Fortaleza, 2015. OGUNDOKUN, M. O. Learning Style, School Environment and Test Anxiety as Correlates of Learning Outcomes Among Secondary School Students. Ife Psychologia. Vol. 19, p. 321-336, 2011. OLIVEIRA, M.I.S. Intervenção Cognitivo-Comportamental em Transtorno de Ansiedade: Relato de Caso. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. Aracajú, 2011. OLIVEIRA, S. M. S. S. O Modelo de Rasch para avaliar o Inventário de Ansiedade na Escola. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 2012. OLIVEIRA, S. M. S. S; SISTO, F. F. Estudo para uma Escala de Ansiedade Escolar para Crianças. Psicologia Escolar e Educacional, p. 57-66, 2002. OSTI, A. As Dificuldades de Aprendizagem na Concepção do Professor (Dissertação de mestrado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, 2004. PAPALIA, D. E; OLDS, S. W; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. 12ª ed. Porto Alegre, 2013. PEREIRA, A. I. F; BARROS, L; MENDONÇA, D. Cognitive Errors and Anxiety in School Aged Children. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2012. PETROVSKI, A.V. Psicologia Evolutiva e Pedagógica. Moscú, Progresso, 2000. PILETTI, N; ROSSATO S. M. Psicologia da Aprendizagem: Da Teoria do Condicionamento ao Construtivismo. São Paulo, 2011. PINE, D.S; GUYER, A.E; LEIBENLUFT, E. Functional Magnetic Resonance Imaging and Pediatric anxiety. 2008. PINTO, T. R. et al. Hábitos de Sono e Ansiedade, Depressão e Stress: Que Relação? 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Vol. 12, p. 990-1006, 2012. PHAN, K.L; WAGER, T.D; TAYLOR, S.F; LIBERZON, I. Functional Neuroimaging Studies of Human Emotions. p. 258-266, 2004. RELVAS. Neurociência e Transtorno de Aprendizagem: As Múltiplas Deficiências para uma Educação Inclusiva. Editora Wark, 5ª ed. Rio de Janeiro, 2011. RELVAS, M. P. Neurociência e Educação. Rio de Janeiro, 2009. RODRIGUES, M. Psicologia Educacional: Uma Crônica do Desenvolvimento Humano. São Paulo, 1976. ROSÁRIO, P. et al. Ansiedade Face aos Testes e Auto Regulação da Aprendizagem: Variáveis Emocionais no Aprender. Psicologia e Educação. Vol. 3, p. 15-26, 2004. SAMPAIO, S. Dificuldades de Aprendizagem: A Psicopedagogia na Relação Sujeito, Família e Escola. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2010. SARASON, L.G. Experimental a Poacles Anxiety: Attention and the uses of. Acadernic Press, New York, 1972. SERPA, A.L.O; SOARES, T.M; SILVA, F.N. Variáveis do Contexto Escolar como Preditoras da Autoeficácia e Ansiedade de Estudantes. Avaliação Psicológica. Vol. 14, p. 189-197, 2015. SILVEIRA, L. C. L. Neurociências no Brasil: Uma Revolução Tecnológica ao nosso Alcance. Neurociências, 2004. SIMONETTI, A. A. Angústia e a Ansiedade na Psicopatologia Fundamental. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. SINDJUSTIÇA. Brasil tem maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, diz OMDS. Disponível em: https://sindjustica.com/2020/05/27/brasil-tem-maior-taxa-detranstorno-de-ansiedade-do-mundo-diz-oms/. Acesso em: 21 out. 2020. SOARES, A. B; MARTINS, J.S.R. Ansiedade dos Estudantes Diante da Expectativa do Exame Vestibular. Paidéia. Vol. 20, Nº 45, p. 57-62, 2010. SOUZA, M.P.R. Prontuários revelando os bastidores do atendimento psicológico à queixa escolar. 2005. SPREEN, O; STRAUSS, E. A Compendium of Neuropsychological Test. 2ª ed. New York, 1998. STRONGMAN, K. T. A Psicologia da Emoção: Uma Perspectiva sobre as Teorias da Emoção. Lisboa, 1998. TOBIAS, S. Test Anxiety: Interference, Defective skills, and Cognitive Capacity, Educational Psychologist. Vol. 2, p. 159-183, 1985. THOMPSON, J.R.J; LAMPRON, L.B; JOHANSON, D.F; ECKSTEIN, T.L. Behavior Problems Inchildren With the Presenting Problem of Poor School Performance. Journal of Pediatric Psychology. 1990. VALLE, L. G. Transtorno de Pânico. Porto Alegre, p. 181-193, 2003. VYGOTSKY; LEV, S.E.l. Desarrollo de li-os Processos Psiquicos Superiores. Academia de Ciências Pedagógicas, 2ª ed, p.8, México, 1988. VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 3ª ed. São Paulo, 1998. WEISS, M. L. L. A Avaliação e a Instituição Escolar. In: BOSSA, N. A; OLIVEIRA, V. B. Avaliação Psicopedagógica de Criança de 7 a 11 anos. Petrópolis, p. 166- 173, 2010. WIGFIELD, A; ECCLES, J. S. Test Anxiety in Elementary and Secondary Schools Students. Vol. .24, p.159-183, 1989. WOOD, J. J. et al. Terapia Cognitiva Comportamental Familiar para Transtornos de Ansiedade. Vol. 45, p. 314-321, 2006.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de João Pessoa
Brasil
UNIPÊ
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário de João Pessoa
Brasil
UNIPÊ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311336560558080