Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Érica de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
Texto Completo: https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511
Resumo: Teacher education has been a major challenge for governments and policy of our country, especially in recent decades. Economic globalization, new technologies and the development of alternative sources of information, collaborate, among other factors, to some significant changes in society and education.For thar reason, the great demand for teacher with appopiate qualifications has become morevisible on one side,on the other side, the difficulty of improving the conditions of teaching and learning and preparing the professionals for the educational practice challenges. Thus, this research aims at analyzing an interdisciplinary PIBID developed at the University of Franca (SP), with students who attend the graduate coure in science. The project was organized through the problematization methodology and the STS approach and was applied in two public school in the city of Franca. The methodology of this study was bibliographical and ethnographic survery to increase the knowledge of the sudy. After that, a survey of descriptive field with questionnaires and interviews with participants was carried out. The results were compared to other PIBIDs studies, considering positive features of the programme.
id CUB_ab3a0a4f4b5fd6a6b8e10dda9df87cfa
oai_identifier_str oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/511
network_acronym_str CUB
network_name_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository_id_str
spelling Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTSThe study of na interdisciplinar PIBID organized through the problematization methodology and the STS ( Science, tecnology and society) approachCiências - Formação de professoresCiência, tecnologia e sociedade (CTS)InterdisciplinaridadeMetodologia da problematizaçãoPrograma Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICATeacher education has been a major challenge for governments and policy of our country, especially in recent decades. Economic globalization, new technologies and the development of alternative sources of information, collaborate, among other factors, to some significant changes in society and education.For thar reason, the great demand for teacher with appopiate qualifications has become morevisible on one side,on the other side, the difficulty of improving the conditions of teaching and learning and preparing the professionals for the educational practice challenges. Thus, this research aims at analyzing an interdisciplinary PIBID developed at the University of Franca (SP), with students who attend the graduate coure in science. The project was organized through the problematization methodology and the STS approach and was applied in two public school in the city of Franca. The methodology of this study was bibliographical and ethnographic survery to increase the knowledge of the sudy. After that, a survey of descriptive field with questionnaires and interviews with participants was carried out. The results were compared to other PIBIDs studies, considering positive features of the programme.A formação de professores tem sido um grande desafio para os governos e para as políticas do nosso país, em especial nas últimas décadas. A globalização da economia, as novas tecnologias e o desenvolvimento de fontes alternativas de informação colaboram, entre outros fatores, para algumas mudanças significativas na sociedade e educação. Por isso tem se tornado mais visível, de um lado, a grande demanda por professores com qualificação adequada; de outro, a dificuldade do aprimoramento das condições de ensino e aprendizagem e da preparação de profissionais para os desafios da prática educativa. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de analisar um PIBID interdisciplinar desenvolvido na Universidade Franca (Unifran) com os alunos que cursam licenciatura em Ciências . O projeto, organizado a partir da metodologia de problematização e abordagem CTS, foi aplicado a duas escolas públicas na cidade de Franca. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi levantamento bibliográfico,e etnográfico, para ampliar o conhecimento do estudo, para em um segundo momento, realizar um levantamento de campo descritivo com aplicação de questionários e entrevistas com os participantes. Os resultados foram então comparados aqueles apurados por estudos de outros PIBIDs, concluindo-se pelo predomínio de pontos positivos no programa.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANReis, Márcio José dos3519284490175859http://lattes.cnpq.br/3519284490175859Faria, Emerson Henrique de4544698882981486http://lattes.cnpq.br/4544698882981486Silverio, Fabiano5830010165553820http://lattes.cnpq.br/5830010165553820Santos, Érica de Souza2020-04-13T20:24:34Z2020-04-13T20:24:34Z2015-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Érica de Souza. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. Franca, 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-04-13T20:25:51Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/511Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-04-13T20:25:51Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
The study of na interdisciplinar PIBID organized through the problematization methodology and the STS ( Science, tecnology and society) approach
title Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
spellingShingle Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
Santos, Érica de Souza
Ciências - Formação de professores
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Interdisciplinaridade
Metodologia da problematização
Programa Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
title_full Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
title_fullStr Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
title_full_unstemmed Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
title_sort Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
author Santos, Érica de Souza
author_facet Santos, Érica de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Márcio José dos
3519284490175859
http://lattes.cnpq.br/3519284490175859
Faria, Emerson Henrique de
4544698882981486
http://lattes.cnpq.br/4544698882981486
Silverio, Fabiano
5830010165553820
http://lattes.cnpq.br/5830010165553820
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Érica de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - Formação de professores
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Interdisciplinaridade
Metodologia da problematização
Programa Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Ciências - Formação de professores
Ciência, tecnologia e sociedade (CTS)
Interdisciplinaridade
Metodologia da problematização
Programa Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Teacher education has been a major challenge for governments and policy of our country, especially in recent decades. Economic globalization, new technologies and the development of alternative sources of information, collaborate, among other factors, to some significant changes in society and education.For thar reason, the great demand for teacher with appopiate qualifications has become morevisible on one side,on the other side, the difficulty of improving the conditions of teaching and learning and preparing the professionals for the educational practice challenges. Thus, this research aims at analyzing an interdisciplinary PIBID developed at the University of Franca (SP), with students who attend the graduate coure in science. The project was organized through the problematization methodology and the STS approach and was applied in two public school in the city of Franca. The methodology of this study was bibliographical and ethnographic survery to increase the knowledge of the sudy. After that, a survey of descriptive field with questionnaires and interviews with participants was carried out. The results were compared to other PIBIDs studies, considering positive features of the programme.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-17
2020-04-13T20:24:34Z
2020-04-13T20:24:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Érica de Souza. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. Franca, 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511
identifier_str_mv SANTOS, Érica de Souza. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. Franca, 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.
url https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Franca
Brasil
Pós-Graduação
Programa de Mestrado em Ciências
UNIFRAN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron:CUB
instname_str Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
instacron_str CUB
institution CUB
reponame_str Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
collection Repositório do Centro Universitário Braz Cubas
repository.name.fl_str_mv Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)
repository.mail.fl_str_mv bibli@brazcubas.edu.br
_version_ 1798311351249010688