Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
Texto Completo: | https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511 |
Resumo: | Teacher education has been a major challenge for governments and policy of our country, especially in recent decades. Economic globalization, new technologies and the development of alternative sources of information, collaborate, among other factors, to some significant changes in society and education.For thar reason, the great demand for teacher with appopiate qualifications has become morevisible on one side,on the other side, the difficulty of improving the conditions of teaching and learning and preparing the professionals for the educational practice challenges. Thus, this research aims at analyzing an interdisciplinary PIBID developed at the University of Franca (SP), with students who attend the graduate coure in science. The project was organized through the problematization methodology and the STS approach and was applied in two public school in the city of Franca. The methodology of this study was bibliographical and ethnographic survery to increase the knowledge of the sudy. After that, a survey of descriptive field with questionnaires and interviews with participants was carried out. The results were compared to other PIBIDs studies, considering positive features of the programme. |
id |
CUB_ab3a0a4f4b5fd6a6b8e10dda9df87cfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/511 |
network_acronym_str |
CUB |
network_name_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTSThe study of na interdisciplinar PIBID organized through the problematization methodology and the STS ( Science, tecnology and society) approachCiências - Formação de professoresCiência, tecnologia e sociedade (CTS)InterdisciplinaridadeMetodologia da problematizaçãoPrograma Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICATeacher education has been a major challenge for governments and policy of our country, especially in recent decades. Economic globalization, new technologies and the development of alternative sources of information, collaborate, among other factors, to some significant changes in society and education.For thar reason, the great demand for teacher with appopiate qualifications has become morevisible on one side,on the other side, the difficulty of improving the conditions of teaching and learning and preparing the professionals for the educational practice challenges. Thus, this research aims at analyzing an interdisciplinary PIBID developed at the University of Franca (SP), with students who attend the graduate coure in science. The project was organized through the problematization methodology and the STS approach and was applied in two public school in the city of Franca. The methodology of this study was bibliographical and ethnographic survery to increase the knowledge of the sudy. After that, a survey of descriptive field with questionnaires and interviews with participants was carried out. The results were compared to other PIBIDs studies, considering positive features of the programme.A formação de professores tem sido um grande desafio para os governos e para as políticas do nosso país, em especial nas últimas décadas. A globalização da economia, as novas tecnologias e o desenvolvimento de fontes alternativas de informação colaboram, entre outros fatores, para algumas mudanças significativas na sociedade e educação. Por isso tem se tornado mais visível, de um lado, a grande demanda por professores com qualificação adequada; de outro, a dificuldade do aprimoramento das condições de ensino e aprendizagem e da preparação de profissionais para os desafios da prática educativa. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de analisar um PIBID interdisciplinar desenvolvido na Universidade Franca (Unifran) com os alunos que cursam licenciatura em Ciências . O projeto, organizado a partir da metodologia de problematização e abordagem CTS, foi aplicado a duas escolas públicas na cidade de Franca. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi levantamento bibliográfico,e etnográfico, para ampliar o conhecimento do estudo, para em um segundo momento, realizar um levantamento de campo descritivo com aplicação de questionários e entrevistas com os participantes. Os resultados foram então comparados aqueles apurados por estudos de outros PIBIDs, concluindo-se pelo predomínio de pontos positivos no programa.Universidade de FrancaBrasilPós-GraduaçãoPrograma de Mestrado em CiênciasUNIFRANReis, Márcio José dos3519284490175859http://lattes.cnpq.br/3519284490175859Faria, Emerson Henrique de4544698882981486http://lattes.cnpq.br/4544698882981486Silverio, Fabiano5830010165553820http://lattes.cnpq.br/5830010165553820Santos, Érica de Souza2020-04-13T20:24:34Z2020-04-13T20:24:34Z2015-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Érica de Souza. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. Franca, 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015.https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubasinstname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB)instacron:CUB2020-04-13T20:25:51Zoai:repositorio.cruzeirodosul.edu.br:123456789/511Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.brazcubas.edu.br/oai/requestbibli@brazcubas.edu.bropendoar:2020-04-13T20:25:51Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS The study of na interdisciplinar PIBID organized through the problematization methodology and the STS ( Science, tecnology and society) approach |
title |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS |
spellingShingle |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS Santos, Érica de Souza Ciências - Formação de professores Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Interdisciplinaridade Metodologia da problematização Programa Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS |
title_full |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS |
title_fullStr |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS |
title_full_unstemmed |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS |
title_sort |
Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS |
author |
Santos, Érica de Souza |
author_facet |
Santos, Érica de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Márcio José dos 3519284490175859 http://lattes.cnpq.br/3519284490175859 Faria, Emerson Henrique de 4544698882981486 http://lattes.cnpq.br/4544698882981486 Silverio, Fabiano 5830010165553820 http://lattes.cnpq.br/5830010165553820 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Érica de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências - Formação de professores Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Interdisciplinaridade Metodologia da problematização Programa Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Ciências - Formação de professores Ciência, tecnologia e sociedade (CTS) Interdisciplinaridade Metodologia da problematização Programa Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Teacher education has been a major challenge for governments and policy of our country, especially in recent decades. Economic globalization, new technologies and the development of alternative sources of information, collaborate, among other factors, to some significant changes in society and education.For thar reason, the great demand for teacher with appopiate qualifications has become morevisible on one side,on the other side, the difficulty of improving the conditions of teaching and learning and preparing the professionals for the educational practice challenges. Thus, this research aims at analyzing an interdisciplinary PIBID developed at the University of Franca (SP), with students who attend the graduate coure in science. The project was organized through the problematization methodology and the STS approach and was applied in two public school in the city of Franca. The methodology of this study was bibliographical and ethnographic survery to increase the knowledge of the sudy. After that, a survey of descriptive field with questionnaires and interviews with participants was carried out. The results were compared to other PIBIDs studies, considering positive features of the programme. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-17 2020-04-13T20:24:34Z 2020-04-13T20:24:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Érica de Souza. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. Franca, 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015. https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Érica de Souza. Estudo de um PIBID interdisciplinar organizado a partir da metodologia de problematização e da abordagem CTS. Franca, 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de Franca. 2015. |
url |
https://repositorio.cruzeirodosul.edu.br/handle/123456789/511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Ciências UNIFRAN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Franca Brasil Pós-Graduação Programa de Mestrado em Ciências UNIFRAN |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório do Centro Universitário Braz Cubas instname:Centro Universitário Braz Cubas (CUB) instacron:CUB |
instname_str |
Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
instacron_str |
CUB |
institution |
CUB |
reponame_str |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
collection |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório do Centro Universitário Braz Cubas - Centro Universitário Braz Cubas (CUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibli@brazcubas.edu.br |
_version_ |
1798311351249010688 |