AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE ATUAM NO PROEJA: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA PARA ALÉM DA FORMAÇÃO TÉCNICA

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Autor(a) principal: Raggi, Désirée Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Azevedo, Elizabeth Premoli, Cardoso, Livia Rohr, Vasconcelos, Paula Baião Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1310
Resumo: Estudo realizado no âmbito de dois cursos técnicos do Instituto de Federal Educação do ES: a) Metalurgia e Materiais e b)Construção de Edifícios, modalidade PROEJA. Tem como objetivo analisar as representações sociais que os professores/as das disciplinas profissionalizantes tecem sobre o público jovem e adulto que chega à escola em busca de avanço na sua escolarização. Para tanto investigou por meio de entrevistas a formação básica (graduação) e continuada desses educadores e sua percepção sobre o Proeja e alunos deste programa. A partir desses dados, buscou problematizar os reflexos nas representações sobre esses estudantes. Ainda que os professores reconheçam a importância do programa, constatou-se a necessidade de serem criados fóruns para estudos e reflexões coletivas com a finalidade de repensar a sua práxis. Essas ações são importantes uma vez que persiste uma lacuna na formação básica e continuada desses educadores. Tal fato implica na incompreensão dos fundamentos epistemológicos e filosóficos que teorizam a prática docente para essa modalidade. A pesquisa está apoiada na teoria das representações sociais, na legislação e em estudos específicos do campo da EJA e da Educação Profissional.
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